Aquario para apistos


Limeiras

Recommended Posts

  • Replies 143
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Boas,

 

Realmente sem ajuda do pessoal daqui do fórum, eu não teria conseguido. Em parte porque estive muito tempo sem aquários e não acompanhei a evolução das coisas e descobri que afinal não percebia nada de nada. Por outro lado, porque como estou em França a língua ainda é uma grande dificuldade para mim, por isso pedir informações nas lojas é complicado.

 

Foi muito angustiante no inicio deste projeto porque queria fazer algo diferente do que já tinha feito, algo do qual me orgulhasse. Mas principalmente queria construir um projeto que desse aos habitantes do aquário as melhores condições de vida possíveis.

 

Agora as coisas até são mais fáceis, há a net, os fóruns e uma infinidade de páginas sobre todos os assuntos. No meu tempo, os conhecimentos eram passados de colegas para colegas e os aquários eram montados com as coisas que trocávamos uns com os outros. As lojas contavam-se pelos dedos.

 

Voltando ao assunto principal. O aquário já esta no 3º dia de ciclagem. A agua ainda esta turva e esta situação esta a começar a preocupar-me, é normal?

 

Outra coisa que surgiu foram umas larvas de minhocas, provavelmente oriundas do substrato. Mas isso não me preocupa, apesar de ser inestético, quando o aquário tiver peixes elas desaparecem.

 

Estava a pensar em colocar, nesta altura, dáfnias vivas para procriarem e servirem de alimento aos peixes. É que as dáfnias são ótimas para eliminar bactérias, fungos e microalgas da coluna de água. Agora não sei é se isso tem inconvenientes para o aquário. Alguém tem alguma experiencia com as dáfnias?

 

Um abraço,

Limeiras

 

https://www.facebook.com/#!/Limeiras

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu de dáfnias, infelizmente não percebo nada.

De resto posso dizer-te que é normal a agua ainda não estar totalmente limpa, no entanto podes fazer pequenas tpa's, mas não vejo necessidade para já, tens as plantas a consumirem a amónia o filtro a ciclar agora a palavra chave agora é PACIÊNCIA ;) quanto aos vermes que te referes são mesmo minhocas do substrato? Usaste Humus? é que os troncos por vezes trazem uns vermes pequeninos, na maior parte das vezes não são prejudiciais, os peixes adoram, mas há uns que tem a cabeça triangular que são uma chatice. vê isso bem, pelo sim pelo não.

para iniciares o ciclo põe um bocadito de comida dia sim dia não, daqui a uns dias podes colocar um peixito ou outro. vê isso bem.

 

ah e fico a espera de uma foto de frente do aqua para ter melhor noção do que prai vai, mas pareceu-me muito bem.

__________________________________________________________________________________

 

CristalRio - plantado 300L

- No Name - plantado 30L

Rain florest

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu pensei nas dáfnias para ajudarem a fazer o ciclagem e por ser ótimas para os peixitos. Como o aquário não tem peixes elas poderiam se reproduzir à vontade e também ajundam a eliminar detritos organicos da coluna de agua.

Eu não coloquei húmus. Penso que os tais vermes sejam mesmo minhocas ou qualquer outro tipo de verme. Estive a observa-los à lupa e têm aspeto de minhocas em ponto pequeno e são totalmente brancas. Posso garantir é que não são planárias, nem caracóis. Espero que engordem mais um pouco para servirem de petisco para os peixes.

Desconfio que tenham vindo do substrato que aproveitei do aquário que tinha na outra casa. Ele esteve algum tempo num saco e com humidade e talvez alguma minhoca tenha achado que seria um sítio ideal para deixar a sua prole.

Um abraço,

Limeiras

 

https://www.facebook.com/#!/Limeiras

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

mesmo que a Claire, não tenho experiência com dafnias mas acho que não vas ter nenhum problema!!

Os vermes se não são planarias são muito comuns!! eu tenho em todos os meus aquários e acho que são beneficiais para o aquário: removem o substrato evitando zonas de anaerobiosis, comem detritus e são um alimento para a grande maioria de peixes pequenos.

 

Boa sorte com o aquário!!

 

Ricardo: "vocês (o Ricardo + o Fábio) são os meus mestres" :D:D:D e eu agradeço muito, a dica de baixar mais um grado o pH foi tua e funciono na perfeição!!!

 

cmps

 

Pol

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

 

Ricardo: "vocês (o Ricardo + o Fábio) são os meus mestres" :D:D:D e eu agradeço muito, a dica de baixar mais um grado o pH foi tua e funciono na perfeição!!!

 

 

 

 

isso foi apenas partilha de experiencia! :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Aqui vai mais uma atualização do aquário.

 

Queria atribuir-lhe um nome e então achei por bem chamar a este projeto Paradisum tropicae.

 

Houve uma pequena mexida nos troncos, porque um deles não estava muito seguro e abanava quando se faziam trabalhos de manutenção. Acabei por deixa-lo "caído" dobre os outros e acho que ficou muito melhor.

 

Falta ainda a agua ficar mais limpa e precisa de mais Musgo-de-Java. Os troncos é que ganharam o famoso fungo branco, ficaram com aspeto fantasma, isso por culpa minha! Mas não me preocupa, pois assim que o aquário tiver peixes, isso desaparece.

 

O ciclagem continua, tenho feito análises todos os dias. Já tive de replantar alguns pés de valisnéria, que ainda teimam em boiar.

 

De resto esta tudo a correr bem, fica uma foto.

 

paradisumtropicae1.jpg

Editado por Limeiras

Um abraço,

Limeiras

 

https://www.facebook.com/#!/Limeiras

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Hoje estive a observar o meu aquário, é incrível a quantidade de fauna que ele já tem, isso mesmo, fauna! Não estou a falar de peixes, mas sim de animais aquáticos microscópios.

 

Estive a passar a pente-fino o aquário com uma lupa e descobri que já é habitado por uma infinidade de seres. O que eu pensava que era sujidade é na realidade pequenos animais. Animais esses muito importantes para o bom equilíbrio biológico neste ambiente artificial que nós criamos, o aquário.

 

Muitos de nós nunca damos pela presença destes "micro animais" porque só vemos os peixes, as plantas, as rochas e os troncos, mas não é só disso que é constituído um aquário, na base deste ciclo ecológico estão milhões de outras espécies de seres que contribuem para o bem-estar dos nossos peixes. Provavelmente, muitos dos nossos aquários não atingem este equilíbrio biológico devido à nossa intervenção, ao usarmos produtos e aparelhos que filtram e eliminam estes seres.

 

Até uma pequena planta, que desconheço a o origem, esta a nascer no substrato do aquário.

 

Esta situação é devido ao facto de grande parte do substrato usado neste aquário ter provido de um outro aquário e esteve algum tempo num saco de plástico ao ar livre. Isso proporcionou a que alguns animais se estabelecessem aí, dado as condições de humidade em que se encontrava o substrato, serem ideias para o desenvolvimento da fauna microbiana.

 

Mas também isto só aconteceu porque como eu utilizei água engarrafada, a mesma não pode ser tratada com qualquer processo químico, logo a água encontra-se pura, tal como é extraída dos aquaríferos. Portanto, essa mesma água não eliminou a fauna microbiana existente no substrato, tal como acontece quando usamos água da rede, que apesar de a tratarmos para eliminar o cloro, fica sempre algum, entre outros produtos químicos, que acabam por limitar a propagação destes micro-seres. Esta é a minha teoria.

 

O aquário não tem peixes, mas já tem muita vida!

 

Editado por Limeiras

Um abraço,

Limeiras

 

https://www.facebook.com/#!/Limeiras

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tirar umas fotos é será complicado, pois como eu disse, são animais de tamanhos de cerca de 1 ou 2 milímetros, o que com a máquina que tenho é complicado. Mas talvez tenha uma solução. Mais logo à noite vou tentar.

Um abraço,

Limeiras

 

https://www.facebook.com/#!/Limeiras

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

São poucas as alterações do aqua; apenas acrescentei uma biosfera de Musgo de Java, que era para cortar e colocar nos troncos nus, mas optei por deixa-la tal como veio e assim crescer um pouco mais e depois transplanta-la.

 

 

Coloquei também um casal de Cauda-de-espadas, por estes serem do tipo selvagem e quero ficar com este casal, uma vez o que o outro aquário, onde o casal se encontrava, vai mudar de casa e de dono. Sei que é um pouco arriscado, uma vez que o aquário ainda esta a ciclar, mas estes peixes são resistentes.

 

 

Este casal de Cauda-de-espada vem alterar um pouco a ideia base do aquário, mas como também são peixes de origem sul-americana, mais propriamente da bacia do Amazonas, não foge muito ao tema.

 

dsc01111de.jpg

Um abraço,

Limeiras

 

https://www.facebook.com/#!/Limeiras

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ainda falta colocar as folhas que estão a secar e verificar se o pH desce mais um pouco. Caso isso não aconteça, terei que recorrer à turfa.

 

Em relação à fauna, ainda não decidi qual o casal de apisto principal, aquele que será o tema principal deste aquário. Gosto dos Ramirezi, Trifasciata, Kribensis e Altispinosa, se pudesse teria um casal de cada. Há alguma possibilidade de algum destes apistos poderem conviver no mesmo espaço?

 

Vai ter certamente um cardume de Neons(Paracheirodon innesi) e um cardume de Ottos sul-americanos e corydoras.

 

Depois gostava de ver outros ciclídeos anões a vaguear pelo aquário e então estou a estudar na hipótese de ter Taeniacara candidi e/ou Crenicara filamentosa, mas não sei se são espécies compatíveis de partilharem o mesmo aquário.

 

Outra espécie que gostaria de ter neste aquário seria um casal de Escalares

 

Em relação aos crustáceos, quais as espécies que são compatíveis com os ciclídeos anões? Estou a falar de caracóis, não de camarões.

 

O que é que vocês acham?

Um abraço,

Limeiras

 

https://www.facebook.com/#!/Limeiras

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Limeiras

 

Antes de mais quero dizer te que gosto bastante do teu projecto.

Também estou na Franca, mas mais perto do primo da Claire, habito a cerca de 5 minutos de Evry. Ja tive um aquàrio quando estava em PORTUGAL, ao qual dei inicio aqui com a ajuda das pessoas deste forum.

Mas devido a falta de tempo e a deslocações de umas cidades para outras a procura de trabalho fixo, o que em Portugal està complicado tive que desistir. Agora neste jà estou um pouco mais estabelecido e até ja comprei um aquario aqui na França, que dentro em breve vou dar aqui conhecimento e espero contar com a tua ajuda também. Para informação e talvez te ajude tenho visto material na Truffaut, não me parecem que tenham muito mà qualidade e tenho visto estes sites:http://www.aquaplante.fr/ : http://www.floraquatic.com/. Ambos têm material de decoração bom, aconcelho a dar uma vista de olhos.

 

Abraços

Bruno Rodrigues

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Por acaso já conhecia ambas. Agora o que eu preciso é de saber de lojas online, em França, que tenham peixes de qualidade. Sabes indicar algumas?

Um abraço,

Limeiras

 

https://www.facebook.com/#!/Limeiras

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Limeiras, Ramirezis são Ciclideos anões assim como os Apistos, mas não são Apistogrammas. nem todos os apistos se dão juntos e nem todos tem uma convivencia pacifica com os Ramirezis, os meu Bitaeniatas por exemplo não são la muito amigos dos rams mas também não se matam... só na alturas das posturas é que a coisa fica mais agressiva. para esse assunto deixo para o Ricardo Gomes, Pol e Fábio Silva que tem muita mais experiência que eu.

Quanto ao casal de Cauda-de-espadas não te preocupes com isso, foge bem mais pela flora com as anubias ou os fetos de java por exemplo do que pelos peixes ;)

De resto o aqua parece-me bem.

 

Offtopic - Sapingas, Ris Orangis lol eu vivi até os meus 15 anitos em Corbeil, conheço bem essa zona, felizmente para ti isto ai mudou muito, espero que estejas a gostar de estar por ai ;)

 

Boa continuação

 

Claire M.

__________________________________________________________________________________

 

CristalRio - plantado 300L

- No Name - plantado 30L

Rain florest

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Tardes

 

Por acaso já conhecia ambas. Agora o que eu preciso é de saber de lojas online, em França, que tenham peixes de qualidade. Sabes indicar algumas?

Por enquanto ainda ando a ver de material e com alguma calma, a floraquatic vende camarões, mas peixes ainda nao vi nada! Tenho aqui uma truffaut perto de casa, e parecem me bem os peixes com cores vivas e sempre activos!

Assim que souber de mais alguma coisa eu indico!

 

Abraços

Bruno Rodrigues

 

 

Limeiras, Ramirezis são Ciclideos anões assim como os Apistos, mas não são Apistogrammas. nem todos os apistos se dão juntos e nem todos tem uma convivencia pacifica com os Ramirezis, os meu Bitaeniatas por exemplo não são la muito amigos dos rams mas também não se matam... só na alturas das posturas é que a coisa fica mais agressiva. para esse assunto deixo para o Ricardo Gomes, Pol e Fábio Silva que tem muita mais experiência que eu.

Quanto ao casal de Cauda-de-espadas não te preocupes com isso, foge bem mais pela flora com as anubias ou os fetos de java por exemplo do que pelos peixes ;)

De resto o aqua parece-me bem.

 

Offtopic - Sapingas, Ris Orangis lol eu vivi até os meus 15 anitos em Corbeil, conheço bem essa zona, felizmente para ti isto ai mudou muito, espero que estejas a gostar de estar por ai ;)

 

Boa continuação

 

Claire M.

Boas Claire

 

Antes de mais peço desculpa por esta conversa no topico do Limeiras!

Sim estou cà a dois anos eu e a minha namorada, e estamos a gostar da expriencia. Aqui e uma zona calma muito fixe!

Obrigado.

 

Abraços

Bruno Rodrigues

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu aqui onde estou, St Pierre des Corps - Tours, até que estou bem fornecido de lojas de aquariofilia, entre as quais a Truffaut, o problema são os preços dos ciclídeos e a pouca variedade. Mas existem uma loja online, a http://www.poisson-or.com/ que tem uma grande variedade de espécies e preços muito bons, até têm boas promoções, o problema é que se trata de uma loja na Bélgica e tenho algum receio de fazer a encomenda e depois ter surpresas desagradáveis. Mas em princípio vou arriscar.

 

Um abraço,

Limeiras

 

https://www.facebook.com/#!/Limeiras

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ainda falta colocar as folhas que estão a secar e verificar se o pH desce mais um pouco. Caso isso não aconteça, terei que recorrer à turfa.

 

Em relação à fauna, ainda não decidi qual o casal de apisto principal, aquele que será o tema principal deste aquário. Gosto dos Ramirezi, Trifasciata, Kribensis e Altispinosa, se pudesse teria um casal de cada. Há alguma possibilidade de algum destes apistos poderem conviver no mesmo espaço?

 

Vai ter certamente um cardume de Neons(Paracheirodon innesi) e um cardume de Ottos sul-americanos e corydoras.

 

Depois gostava de ver outros ciclídeos anões a vaguear pelo aquário e então estou a estudar na hipótese de ter Taeniacara candidi e/ou Crenicara filamentosa, mas não sei se são espécies compatíveis de partilharem o mesmo aquário.

 

Outra espécie que gostaria de ter neste aquário seria um casal de Escalares

 

Em relação aos crustáceos, quais as espécies que são compatíveis com os ciclídeos anões? Estou a falar de caracóis, não de camarões.

 

O que é que vocês acham?

 

Boas,

 

Primeiro @ Claire, ñ tenho mais experiencia que ninguém eheheh todos os testemunhos são importantes!

 

Em seguida, Limeiras, tens de ter em conta que os Kribensis que referiste tem requisitos de manutenção diferentes das restantes especíes que mencionaste, e visto que o tema é sul americano nem ficavam ai bem :P

Acho que já tinha mencionado neste tópico que, na minha opinião, 2 casais so para aquas com comp. maior que 1,20m... é certo que o teu layout cria 2 zonas distintas dentro do aqua mas eu nao arriscaria ate para que os peixes possam sentir-se a vontade e exibir um comportamento mais natural possível. Eu apostaria num trio de apistogrammas com cores exuberantes! ;)

 

Neons, ottos e corys parece-me bastante bem!

 

Restantes anoes, n aconselho pelas mesmas razoes que referi antes.

 

Escalares parece-me bem também, tendo em conta que a altura do aqua é bastante razoável, e embora sejam ciclideos e territoriais, ocupam uma zona media/alta no aqua enquanto os apistos ocupam uma zona media baixa, portanto n devem haver assim muitas disputas!

 

ficam as minhas opiniões!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ricardo, muito obrigado pelas tuas observações, ajudaste-me imenso a fazer as escolhas certas para poder proporcionar as melhores condições para os peixes.

Um abraço,

Limeiras

 

https://www.facebook.com/#!/Limeiras

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Neste momento não há mais novidades. O aquário continua a ciclar, o casal de Cauda-de-espada está bem. Estes peixes têm vindo a fazer uma autêntica limpeza do aquário, têm comido toda a microfauna que existe, nem tocam na comida que lhes dou.

 

Por agora é tudo.

 

Um abraço,

Limeiras

 

https://www.facebook.com/#!/Limeiras

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Hoje decidi tirar as pinhas de amieiro porque elas apareceram com um fundo branco, tipo o mofo branco dos queijos Brie. Não sei se haveria algum problema com isso, mas pelo sim, pelo não, retirei-os do aquário.

Outra coisa que queria perguntar é se há algum problema em colocar as folhas no aquário ainda verdes. É que eu tive de apanhar as folhas directamente da árvore porque as secas que estão no chão, como o clima aqui está muito húmido, as folhas estão encharcadas e já se encontram a apodrecer. Neste momento tenho-as numa caixa a ver se secam, mas o tempo esta mais para chover do que para fazer sol.

Um abraço,

Limeiras

 

https://www.facebook.com/#!/Limeiras

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.