Aquario para apistos


Limeiras

Recommended Posts

Boas,

 

Como já referi num outro tópico, fiquei deslumbrado com os ciclídeos, o problema é que para mim este tipo de peixes são novidade, por isso gostaria de contar com a vossa ajuda para não fazer asneira.

 

 

O que para eu preciso de saber é quais os parâmetros corretos da agua para os apistos? Estes peixes preferem águas duras ou moles?

 

 

Outra coisa é em relação ao aquário, o aqua que tenho é um Juwel Rio de 180l com as seguintes medidas: 101x41x50cm e pelo que tenho lido, estes peixes apesar de serem pequenos, necessitam de espaço. Eu não tenho a noção da quantidade de apistos que posso manter em conjunto no aquário em questão.

 

 

Aqui, em França, eu tenho a possibilidade de adquirir quase todos os tipos de apistos que existem no mercado e eu gosto de ver um aquário bem plantado e com bastantes peixes, tipo cardume, por isso não sei se a escolha dos apistos será a melhor.

 

O que é que vocês acham?

 

 

Um abraço,

Limeiras

 

https://www.facebook.com/#!/Limeiras

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 143
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Boas Limeiras,

 

eu vi que estavas conectado no tópico do Ricardo Gomes e na procura dos teus tópicos, vi esta questao.

A minha resposta:

 

eu gostaria agora mais de um aquário sem plantas tipo Claire (ainda nao tem acabado):

 

img2413at.jpg

 

ou tipo:

 

4f61f7ff7f0d8.jpg

 

ou este:

 

asd.jpg

 

ou:

 

dsc05929y.jpg

 

 

E isso sao unicamente alguns exemplos, se procuras na rede há muitos mais,

 

mas é cosa de gostos, para mim, os "plantados" tipo corrente holandesa precisam muito trabalho e dam uma maior importância nas plantas sobre os peixes,

 

a escolha e do Limeiras :drool3::drool3::drool3:

 

Aqui, em França, eu tenho a possibilidade de adquirir quase todos os tipos de apistos que existem no mercado

isso ainda nao sao muitos, hehehehe tens que procurar sempre os mais raros e mais difíceis na apistomania.

 

Se podes escolher: um aquário largo e baixo para eles aproveitar mais o volume de agua,

 

cmps

 

Pol

Editado por polnadal
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Peço desculpa que nao respondi a maioria das questões:

 

aguas acidas e moles, mas se os peixes sao criados em cativeiro, a gran maioria podem estar num comunitário de pH = 6.5-7.5

Aguas moles só precisas para cria e ainda sem isso há posturas que vingam em parâmetros "normais". Só tems que procurar que os peixes nao acabem com condições estremas dum aquário de Malawi/Tanganyka. Podes medir a dureza da tua agua de torneira e decidir se vai ser fácil ou nao!!

 

Eu recomendaria no teu aquário 1 casal de apistos e um casal de ramirezzis ou similar, depois colocas tetras ou Nannostomus ou alguma espécie de cardumen do mesmo tipo de agua. Tenhas 180/300 ou 1000 litros, alguns Apistos sao increíblemente territoriais com outros apistos, podes perguntar a outras pessoas, ou ver que apistos sao mais tranquilos, mas a pesar de isso, cada peixe é uma personalidade distinta, nos meus tópicos já tenho falado que o meu Viejita = macmasteri Fab Form II é um psicópata,

 

cmps

 

Pol

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Outra questão que gostaria de fazer é se posso ter vários apistogrammas juntos sem que estes formem casais, tipo, só machos, para assim poder ter mais peixes no aquario?

Um abraço,

Limeiras

 

https://www.facebook.com/#!/Limeiras

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Começo a compreender os apistogrammas. Não se devem ter muitos misturados e menos ainda se são casais. Então, para o meu aqua quais são os apistos que posso manter juntos e que quantidades?

Um abraço,

Limeiras

 

https://www.facebook.com/#!/Limeiras

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Setup:

 

Aquario Juwel Rio de 180l 101x50x41 (LxAxC)

Sistemas de filtragem: JBL CristalProfi e900 com JBL AquaCristal UV-C 5w

Sistema de iluminação: 2x45w tube High-Lite Day

 

Decoração: rochas de xisto com troncos de madeira, folhas e pinhas de amieiro.

 

Plantas: anubias, musgo de java e pouco mais.

 

Fauna: esse é que é o problema; como o aquario é grande gostava de poder ter uma boa variedade de peixes, dentro dos apistogrammas. A minha prioridade não é fazer criação, é ter um aquario de ciclidios que realce a beleza dos apistogrammas.

Um abraço,

Limeiras

 

https://www.facebook.com/#!/Limeiras

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

se queres mesmo apreciar apistos e dar-lhes boas condições eu aconselharia o seguinte:

 

- trio de apistogrammas, vistosos e com boas cores (1 macho 2 fêmeas)

- peixes de cardume, tetras preferencialmente, são coloridos e activos

- uma boa equipa de impeza, ottos, corys, lda-25... esse tipo de coisas

- com essa altura acho que podias apostar tb em um casal de escalares

 

são apenas sugestões e em relação aos layouts que o Pol te mostrou são também os meus favoritos, no entanto as vezes podem não ser os melhores para providenciar esconderijos e evitar 'pancadaria', no entanto se não abusar nas quantidades de peixes parece-me ser tranquilo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vou seguir as recomendações do Ricardo e continuar a ler mais coisas aqui no forum. Em princípio vou começar a montar o aqua esta semana. Assim que houver novidades vou colocando umas fotos.

Obrigado pelo apoio, já estava a ficar desiludido com o fórum porque não estava a receber apoio e neste assunto dos apistogrammas eu não percebo nada.

Um abraço,

Limeiras

 

https://www.facebook.com/#!/Limeiras

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

No outro dia, estive numa loja de animais, onde tinham varios aquarios dedicados aos ciclidíos anões e num dos aquarios estava um cardume de peixes-gato, pelo menos era assim que os identificavam, mas não eram Ancistrus, eram outros e eu gostei bastante. É que eu não gosto muito dos Ancistrus.

 

É pena este tipo de peixes não poderem ser mantidos em grupos no mesmo aquario. Seria espectacular, era como ter um aquario de recife, mas de agua doce.

Um abraço,

Limeiras

 

https://www.facebook.com/#!/Limeiras

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não, não eram. Se fossem corys eu teria reconhecido. Já as tive em tempos. Era outra espécie de limpa-fundo, mas também não eram ottos. Eles tinha lá o nome em latim, mas não me lembro.

Achei os tais peixes muito divertidos e bonitos, apesar de ser todos pretos.

Um abraço,

Limeiras

 

https://www.facebook.com/#!/Limeiras

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

um dia sem pasar por aqui e gran conversa que vocês tiveram :D:D:D

Concordo 100% com o Ricardo, e os Apistos, a pesar de ser mais pacíficos que outros ciclideos,…ainda sao ciclideos.

Eu tenho no meu comunitario Apistogramma macmasteri Fab Form II e Apistogramma abacaxis sem problemas (algum conflito rápido mas nada serio). Mas o meu melhor conselho é nao misturar. Nao sei se o Ricardo tem abacaxis a venda:

 

Apistogramma_abacaxis.jpg

 

o Fábio tem que ter muito pronto Apistogramma panduro, um peixe que eu adoro:

 

0003636.jpg

 

Acho que o que viste sao Loricarideos (L-): (ha muitas variedades de cor e forma) pergunta o tamanho que eles atingem!!! e compara na net se a informação e certa, normalmente crescem muito como os plecos.

 

l-114-2.jpg

 

Por último, pode ser um peixe que eu nao percebo como a gente tem a venda sem informar do tamanho máximo: o plecostomus:

 

pleco-or-plecostomus.jpeg

 

Os ancistrus sao ideais pelo tamanho máximo: 10-12cm

Outro peixe muito bom para essa funçao mas muito delicado sao os otocinclus:

 

Otocinclus_macrospilus2.jpg

 

boa sorte,

 

Pol

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Fogo a foto do meu aqua no meio das do George Farmer e outros Grandes... agora fiquei de peito cheio ;)

 

assino por baixo do Ricardo e do Pol, se tiveres mais do que um esconderijo com algum espaço penso que possas arriscar em mais do que uma espécie. com alguma alguma pesquisa consegues encontrar alguns espécies do mesmo sitio/lugar onde a compatibilidade seja talvez maior.

Ainda assim eu colocaria exactamente a fauna que o Ricardo citou acima, optando por um trio em vez de varias espécies.

 

Vou acompanhar,

 

Boa continuação.

 

Claire M.

__________________________________________________________________________________

 

CristalRio - plantado 300L

- No Name - plantado 30L

Rain florest

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

 

O teu aqua, Claire, é o que mais me agrada. Como já referi noutro tópico, vou aproveitar a ideia do teu aqua e tentar fazer algo parecido.

 

 

A maior dificuldade é em encontrar a madeira certa. Já andei a ver e só encontro ramos finos e sem piada. Vi numa loja um pedaço que até me agradou; tinha varias ramificações a partir do mesmo ponto. Mas na altura não comprei logo e agora não sei se ainda vou a tempo. Por isso fiquei admirado quando a Claire disse que no aqua dela utilizou apenas 3 ramos. São ramos, ramificados?

 

O aqua vai arrancar em força esta semana. Os peixes é que ainda vão levar algum tempo, uma vez que o aqua vai precisar de ciclar corretamente. Além disso estou a pensar em encomendar os peixes pela net, a uma loja virtual que tem uma enorme variedade de espécies. Nunca o fiz e tenho algum receio do que possa acontecer, até porque a encomenda terá que ter um mínimo de 60€, mais portes de envio, logo será um investimento razoável.

 

Editado por Limeiras

Um abraço,

Limeiras

 

https://www.facebook.com/#!/Limeiras

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=215511

 

Na 6 foto do tópico da Aquaeden podes ver os meus troncos separados, o Rui tirou-lhes uma foto depois de eu os ter escolhido, tinham acabado de chegar.

Como poderas ver uns mais ramificados que outros.

Deves pensar bem na fauna que queres antes de comprar o tronco, pois no caso dos apistos é imprescindível as tocas na zona baixa do aqua, para os escalares por exemplo tens de ter bastante espaço livre para que eles possam desenvolver-se sem atrofiar as barbatanas.

mas ainda antes disso, deves fazer uns testes a agua da tua companhia, pois os seus valores podem condicionar a escolha dos peixes por causa do bem estar deles, se não vais estar dependente de buffers ou porcarias para baixar constantemente valores.

Depois disso com certeza deveras deixar maturar bem este aqua pois a fauna que te interessa é um tanto ou quanto sensível.

 

Bom trabalho

__________________________________________________________________________________

 

CristalRio - plantado 300L

- No Name - plantado 30L

Rain florest

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estive as ver as fotos dos materiais inertes da Aquaeden e não se compara com o que eu encontro por aqui. E muito provavelmente vocês pensavam, tal como eu, que aqui em França encontrar-se-iam melhores materiais, mas não é bem assim. Pelo menos não nas lojas que frequento.

 

Acabei por comprar uns troncos simplórios, mas que em conjunto acabam por dar qualquer coisa. Como já tenho um tronco de um outro aquário, vou juntar esse também e mais tarde vou tentar comprar mais uns quantos.

 

Tenho de ver se encontro uma loja só dedicada à aquariofilia aqui perto.

 

Um abraço,

Limeiras

 

https://www.facebook.com/#!/Limeiras

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Agora estou em Tours, mais propriamente St Pierre des Corps, departamento 37. Aqui até que há bastantes lojas com material para aquariofilia, mas ainda não encontrei nenhuma só dedicada à aquariofilia.

Um abraço,

Limeiras

 

https://www.facebook.com/#!/Limeiras

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Hum, nessa área não te consigo ajudar. Tenho um primo em Evry que também gosta de aquariofilia podia ajudar mas assim... duvido.

Quanto a hipótese de mandares vir os peixes por transportadora, certifica-te de onde vem, em que circunstancia, quanto tempo vão andar a passear para trás para a frente e sobretudo se a loja se responsabiliza até a chegada e/ou pelos primeiros dias pelo menos.

 

ja agora, na tua zona não existe uma floresta, tipo la forêt fontainebleau? sei que essa fica longe de onde vives mas se houvesse algo do genero na tua zona podias ir a procura de uns galhos bacanos por la, pelo menos de folhas ;)

Editado por Claire

__________________________________________________________________________________

 

CristalRio - plantado 300L

- No Name - plantado 30L

Rain florest

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim, por aqui há muitas florestas. No passado sabado andei a fazer umas fotos num parque aqui perto, Le Parc des Bretonnieres, onde havia imensos amieiros com pinhas. O parque tem um enorme lago com peixes, logo juntei duas paixões; peixes e fotografia.

Um abraço,

Limeiras

 

https://www.facebook.com/#!/Limeiras

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acabei agora uma tentativa de layout. Esta longe do que gostaria de fazer, mas foi o que consegui com os materiais que tinha. Para breve penso adicionar mais madeira.

 

Digam da vossa justiça, critiquem à vontade que há tempo para fazer modificações.

 

Vista geral:

dsc0080ryy.jpg

 

Montei as pedras desta forma para criar esconderijos naturalmente.

Um abraço,

Limeiras

 

https://www.facebook.com/#!/Limeiras

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.