Aquecimento exagerado


Recommended Posts

Boas,

 

tenho um aquario de 90L com água doce e nos ultimos dias tem-me acontecido algo estranho.

 

À noite, o termostato parece-me aquecer demasiado a água, ou seja, à noite verifico a temperatura e ronda os 26-27ºC e de manhã já anda nos 30-31ºC. Sendo de noite parece-me estranho a água aquecer tanto...

 

Ontem de manhã, dei com o pleco morto :sad2: e o aquario estava com 32ºC...

 

Sei que a temperatura ambiente influencia a do aquario, mas na ultima vaga de calor isto não aconteceu e também não está aquele caloooorrrr....

 

Só para terminar, a temperatura ambiente na sala é cerca de 22ºC e o termostato é de 100w.

 

(Duvida: tenho um filtro externo da eheim e não sei bem se o termostato deve estar do lado da entrada de água no aquario ou perto da saida....)

 

help needed :unsure:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

2 hipóteses:

- tens o termostato mal regulado, possivelmente para o valor máximo dele que costuma andar nos 32ºC;

- ele está para dar o berro e o melhor é tirá-lo do aqua e substituir por um novo.

 

Podes ter o termostao dentro do aquário onde quiseres. Há é uns que não podes submergir totalmente (elite por exemplo se não me engano).

 

cumps ,David

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Esqueces-te de dizer a que temperatura está regulado o termostato. Se estiver para os 32º é normal que aqueça tanto. Tens que ver a temperatura de regulação e baixar lentamente.

Se estiver regulado para o minimo, só te resta deitar esse fora e arranjar outro, porque pode ter o termostato avariado.

 

O termostato deve estar na flauta, para maximizar o termostato, mas no teu caso nao se adequa porque tens mais de 1w /l.

 

Um à parte, os elites podes submergir.

ass_zps2c377341.jpg

 

Feedback

 

Cumprimentos, Ana Rodrigues

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O termostato está regulado para um pouco abaixo dos 22ºC. Hoje vou já tratar de comprar um novo...

 

Hum... confesso que tive de ir procurar o que era a flauta... :smile2: e sim, o termostato está perto dela!

 

Entretanto e no seguimento da flauta, há alguma recomendação / melhor prática no posicionamento da flauta e do lado da aspiração (deve ter um nome o qual não sei...)??

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

O tubo que aspira é a "bengala", o que introduz a água é a "flauta" ou até um "bico de pato", devem estar sempre do mesmo lado para promoverem uma boa circulação em todo o áqua.

 

Abraço,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se ele tá estragado e se ainda não foste comprar um para substituir, para remediar podes tentar ligar o termostato a um temporizador daqueles de tomada, para que ele ligue de "X" em "X" tempo para que a agua não fique muito fria..

Editado por Andre Correia
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

já tive um problema parecido.

 

só q o meu estava sempre a 28º. depois descobri q era o termostato do termostato q estava marado. ou me tinha a agua a 28º ou a 22º temperaturas entre aquelas duas ñ as fazia! tive mesmo de acabar por comprar um novo. aquele aproveitei-o para aquecer a agua do garrafão das TPA's.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

O tubo que aspira é a "bengala", o que introduz a água é a "flauta" ou até um "bico de pato", devem estar sempre do mesmo lado para promoverem uma boa circulação em todo o áqua.

 

Abraço,

Boas!

Bengala? Acho q não chegava lá! No meu caso estão ambos "colados" ao vidro de trás!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ontem acabei por passar numa loja e comprar um novo da SERA (um pouco caro...).

Mas agora não sei se tem um modo de funcionamento diferente ou se estará qualquer coisa avariada! Meti a temperatura do termostato nos 24º mas parece-me que a temperatura da água está abaixo... com o termostato antigo era ao contrário... Tinha de por o termostato abaixo para a água estar acima :S

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não tens o aquário numa zona susceptível a mudanças de temperaturas? O teu aquário está tapado ou tem tampa?

 

É que isso não faz muito sentido.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

para essa litragem e tendo em conta as temperaturas ambiente mais altas, esse devia chegar na boa.

 

tens o aquario a qts graus agora?

Epá agora não sei... Infelizmente tou no trabalho!

 

 

Não tens o aquário numa zona susceptível a mudanças de temperaturas? O teu aquário está tapado ou tem tampa?

 

É que isso não faz muito sentido.

O aquário está no mesmo sitio à cerca de 2 anos e só agora é que está assim... Está tapado...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

para essa litragem e tendo em conta as temperaturas ambiente mais altas, esse devia chegar na boa.

 

tens o aquario a qts graus agora?

 

De um lado (perto do termostato) agora está com cerca 26º, no lado oposto está com cerca 24º.

 

 

Voces costumam ter o termostato acima da temperatura pretendida, abaixo ou o termostato dá a temperatura exata?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem, isso é um bom indicador de que pelo menos esse lado do aquário está sujeito a temperaturas baixas, ou que está a conseguir transferir calor por lá. Tens algum isolante debaixo do aquário?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

De um lado (perto do termostato) agora está com cerca 26º, no lado oposto está com cerca 24º.

 

 

Voces costumam ter o termostato acima da temperatura pretendida, abaixo ou o termostato dá a temperatura exata?

 

o meu anda um pouco a cima do regulado.

 

acho q tenho aquilo regulado para 23 ou 24º e o aquário está a 26º.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Agora que o termostato novo já está a funcionar à alguns dias parece-me que até é bem preciso... Está regulado para os 26º e do lado do termostato o termometro marca 26º e do lado oposto marca 25º!

 

 

Bem, isso é um bom indicador de que pelo menos esse lado do aquário está sujeito a temperaturas baixas, ou que está a conseguir transferir calor por lá. Tens algum isolante debaixo do aquário?

Hum... isolante?? Era suposto?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Depende de caso para caso. Eu tenho os meus aquas assentes em madeira (coberto com um taipalzito) e estão numa zona que não varia muito a temperatura, pelo que não é preciso grande isolante porque não há grande transferencia de calor.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Depende de caso para caso. Eu tenho os meus aquas assentes em madeira (coberto com um taipalzito) e estão numa zona que não varia muito a temperatura, pelo que não é preciso grande isolante porque não há grande transferencia de calor.

O meu está na sala num sitio que não apanha luz direta do sol, inclusivamente está afastado da parede que "leva" com o sol durante a tarde para não influenciar.

 

O aqua está assente em madeira... basicamente do móvel... :D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.