AJUDA - Novo aqua 250 lt Ciclideos


Recommended Posts

Boas

Apesar de já ter lido e relido vários tópicos acerca de ciclideos continuo com imensas duvidas.

Tenho um aqua com 100x50x50, filtro Eheim 2026, 2 termostatos ( 300w + 150w ) e areia da praia, estando a funcionar à cerca de uma semana.

Duvidas: acham que a nivel de filtragem será suficiente? Que me peixes me aconselham sabendo que tenho um Pseudotropheus crabo que me ofereceram num pequeno aqua (40 lt )e que o quero mudar para este? E por que ordem os colocar na sua nova "casa"?

Desculpem tanta pergunta mas é o meu baptismo nos ciclideos

Cumpts

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Ciclídeos há muitos! :roll::lol:

Na minha opinião, com esse aquário, e também por já teres um Crabro à espera de nova casa, a melhor solução seria apostares num aquário biotopo do Malawi, para peixes do grupo dos Mbunas. Este biotopo normalmente é composto por areia e muita pedra.

A ordem para os colocares normalmente é a seguinte:

1º: As espécie mais pacíficas. ( exemplo: Labidochromis; Iodotropheus )

2º: As espécies mais pequenas. (exemplo: Cynotilapia )

3º: As restantes espécies. ( exemplo: Pseudotropheus ; Maylandia/Metriaclima )

 

Quanto à filtragem, deve ser suficiente, se bem que para os Mbunas quanto mais circulação de água melhor.

 

:(

ruarrr_avt.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas joca,

como speeker disse: peixes não faltam e a escolha és tu que a vais fazer não é mais ninguém...

Agora tens que ter em conta parâmetros de manutenção e compatibilidade entre eles.

Malawi: mbunas/haplos

Tanga: muitas variedades e muitos tamanhos, depende do que queres fazer.

Vitoria: tens os "mbunas" e tens o "haplos" como acontece no malawi, mas estas espécies mais dificeis de encontrar.

Os fluviais...etc...

 

Tens para todos os gostos.

 

cumps

João Magalhães APC #45

 

http://joalmag.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

2 termostatos ( 300w + 150w )

 

Acho que não necessitas de 2 termostatos, basta um que já estás bem servido.

 

Quanto à escolha da população, visto que ja tens um crabo, aconselhava-te a fazer um aqua com mbunas do Malawi. Os exemplos que o speeker deu parecem-me muito bons, agora só tens que investigar melhor as espécies.

 

Boa sorte e vai dando novidades :lol:

 

Abraço,

logo.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Só 1 termostato realmente chega mas se te acontecer o mesmo que a mim no Natal de a 2 anos que o gajo avariou quando estava em França de ferias vais achar que se puderes ter 2 é o ideal

 

outra coisa AREIA DA PRAIA

a areia da praia tem muitas particulas de conchas e etc... o que te vai endurecer a agua e aumentar o ph (verifica os parametros do aqua antes de tomar qualquer decisão) mas sendo este o caso talves ciclideos dos grandes lagos africanos " já agora lavaste bem a areia e fervestea é que alem de sal tens um sem numero de bacterias e microbios "

 

CUMPS Carlos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Só 1 termostato realmente chega mas se te acontecer o mesmo que a mim no Natal de a 2 anos que o gajo avariou quando estava em França de ferias vais achar que se puderes ter 2 é o ideal

Bem...visto por esse prisma, eu colocaria um terceiro :wink:

 

outra coisa AREIA DA PRAIA  

a areia da praia tem muitas particulas de conchas e etc... o que te vai endurecer a agua e aumentar o ph (verifica os parametros do aqua antes de tomar qualquer decisão) mas sendo este o caso talves ciclideos dos grandes lagos africanos " já agora lavaste bem a areia e fervestea é que alem de sal tens um sem numero de bacterias e microbios "

CUMPS Carlos

A areia da praia não sobe o ph (antes subisse), e as particulas de conchas que trás apenas poderão evitar que ele desça.

Eu uso areia da praia em todos os aquários e apenas a lavo com o chuveiro para tirar o pó ou algum lixo que traga.

Todas essas disinfecções são desnecessárias e servem apenas para dar trabalho, existem outros cuidados que devemos ter com o aquário e que nos acupam algum tempo e não é preciso arranjar motivos para "matar" esse tempo que temos disponível. :wink:

 

cumps

João Magalhães APC #45

 

http://joalmag.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem...visto por esse prisma, eu colocaria um terceiro  

 

:wink::roll: joalmag....tu não perdes uma :?: :D :lol:

 

 

Carlos....

Quanto á areia da praia, tambem não a fervo, não há necessidade disso, ao contrario da areia do rio.

Tudo o que for bacterias e outros organismos ao serem lavados com á gua doce, devido á diferença de pressão osmótica da água salgada e da água doce, não vão sobreviver.

Devido a esta diferença, é que utiliza-mos tantas vezes, os chamados banhos de água salgada ou de água doce, nos nossos peixes para os curar de algumas maleitas :wink:

 

cumps, Rui Correia

Rui Correia

Pic_243_19.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem...visto por esse prisma, eu colocaria um terceiro  

 

:wink::roll: joalmag....tu não perdes uma :?: :D :lol:

 

 

Carlos....

Quanto á areia da praia, tambem não a fervo, não há necessidade disso, ao contrario da areia do rio.

Tudo o que for bacterias e outros organismos ao serem lavados com á gua doce, devido á diferença de pressão osmótica da água salgada e da água doce, não vão sobreviver.

Devido a esta diferença, é que utiliza-mos tantas vezes, os chamados banhos de água salgada ou de água doce, nos nossos peixes para os curar de algumas maleitas :wink:

 

cumps, Rui Correia

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva Carlos, para citares carregas no butão Quote, vair aparecer assim no ecrã:

..citação..
,........ e depois continuas a escrever.

 

Aprender e tentar ajudar, é razão pela qual tambem frequento os forums.

 

So mais uma coizita, em relação ao que disse anteriormente, sobre a diferença de pressão osmotica. Existem organismos muito resistentes que podem sobreviver a esta mudança de água, são normalmente protozoários, mas nunca chegarão a ser um problema, se tal como o joalmag disse, mantivermos uma rotina de limpeza do nosso aquário: TPA´s, limpeza dos filtros mecânicos, etc.

 

cumps, Rui Correia

Rui Correia

Pic_243_19.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tá decidido : Malawi

Mais uma duvida, este fim de semana faz duas semanas que o aqua ta em funcionamento, os valores da água tao dentro do "normal" para este tipo de peixes pelo que tenho lido aqui no forum, será que já posso começar a povoar o aqua?

E já agora, alguem tem mbunas do malawi para venda?

Obrigado pela vossa ajuda

Cumps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Atenção ao pseudotropheus crabo!

 

Ele não é propriamente um peixe muito sociável e vai ficar grandito (+- 15cm).

Deves evitar os muito pacificos com o crabo, senão os desgraçados vão andar constantemente a levar e deves apostar em rocha no teu aquário. Sendo mais agressivos entre eles os peixes vão precisar de mais sitios onde se esconderem.

 

Se já tens o crabo, ou o trocas por outro malawi, ou então arranjas-lhe companhia da mesma espécie. Se for um macho deverias arranjar 2 fêmeas crabo pelo menos, se for uma fêmea deverias arranjar mais outra e um macho. Toma atenção aos tamanhos de cada peixe e não metas peixes à balda! Se o fizeres vais-te arrepender depois.

 

Em relação ao teu aquário, já fizeste o ciclo? Parece-me que ao fim de 2 semanas és capaz de não ter ainda a colónia de bactérias totalmente formada.

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois é, parece que vou ter que me "livrar" do Crabo

Como já disse tenho o aqua a funcionar apenas com agua e areia, e tenho posto alguns bocados de comida como ja vi aconselharem em varios sitios.

Mas será isto suficiente? O que posso fazer para acelerar o processo e como vou ter a certeza de q esta completo? :wink:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mas será isto suficiente? O que posso fazer para acelerar o processo e como vou ter a certeza de que (palavra corrigida) esta completo?

 

Viva joca1967.....

Podes acelarar o processo, pondo comida, utlizando um peixe cobaia, ou introduzindo bacterias benéficas, este ultimo é o mais eficaz, e podes encontra-las á venda em practicamente qualquer loja, a mais comum é o Cycle da marca Nutrafin.

Para teres a certeza de que o ciclo esta completo, tens de usar um teste medidor de amónia e um de Nitritos. Estes dois compostos irão agora acumular-se na água do aquário, mas serão decompostos por bactérias aérobias, em nitratos, composto este muito mais inofensivo.

 

cumps, Rui Correia

Rui Correia

Pic_243_19.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais