Recommended Posts

Publicado:

Peço desculpa Joao e espero que alguém tenha respondido por pm.

Vou responder rápido e depois já vou ver o teu tópico.

Acho que a postura tem sido feita num comunitário com outros peixes, isso nao é muito prometedor: os outros peixes vao comer os ovos ou alevinos.

Há três possibilidades que posso recomendar:

 

1- Deixas a Natureza fazer o seu e ver quantos peixinhos conseguem safar-se

2 - Retiras os peixes tudos e deixas só a fêmea e os ovos (tenho o presentimento que isso nao vai ser possível).

3- Tentas apanhar a fêmea e o coco com a postura e mover tudo a um novo aquário (é complicado e há muitas possibilidades de que nao sobrevivam ou que a mae nao reconheça os seus ovos = podes tentar fazer isso a noite com a luz apagada e apanhas ovos e fêmea tudo junto). Seria um bom conselho que o aquário onde trasladasses a fêmea e os ovos tivesse 100% agua do aquário onde foi feita a postura (pode ser um aquário pequeno como o meu de 30 litros).

 

Peço desculpa por nao ter visto este tópico antes e aconselho que faças estas questões num tópico como já tens feito mas também num post a malta que tem experiência com Apistogrammas como o Fabio Silva e o Ricardo Gomes (entre outros que eu nao conheço).

 

abraço e sorte,

 

Pol

Publicado:

Boas Joao,

 

se perdiste os ovos, lamento a situação!! mas uma coisa: eu tenho perdido os ovos durante 3 dias duas vezes e apareceram depois num sitio diferente, estou a falar dum aquário de 30 litros e a fêmea tem conseguido esconder-os muito bem duas vezes. É um comportamento normal dos apistos mudar/esconder os ovos e alevinos muitas vezes.

 

Se estiveras interessado em reproduzir os teus Apistogramma e safar muitas crias, o ideal seria que tivesses 3 aquários: um aquário pequeno (30-40 litros) para o casal, um aquário maior (60-70 litros) para mais tarde crescer os alevinos, e um tercer aquário para colocar o macho depois da postura e mais tarde a fêmea. Mas já explicou que isso seria o ideal, acho que há outras combinações possíveis.

 

cmps e boa sorte,

 

P.

Publicado:

Boas Joao,

 

esse é precisamente o motivo pelo que a maioria de criadores nao separam os ovos, a fêmea limpa os ovos nao fertilizados, quebrados,...

Nao estou a dizer que seja impossível separar os ovos mas precisas de uma qualidade da agua muito boa, há pessoas que usam uma bomba de ar no mínimo caudal para que as borbulhas mantenham os ovos com ar e limpos, e há pessoas que usam produtos anti fungos para evitar isso. Eu nuca fiz nada de isso, o melhor se quiseras ter sucesso com a postura é (como comentei no post anterior) ter o casal num aquário de 30-40 litros e sacar o macho depois da postura e a fêmea depois d e3 semanas de natação livre dos alevinos.

O membro jacjac surprendiou-me o outro dia pos conseguiu uma postura de M. altispinosa no comunitário e ele utiliza uma luz de noite para que os pais protejam os ovos, nao fiquem estressados e decidam comer-os. Eu tinha lido este método mas nunca experimentei.

 

Boa sorte e nao te esqueças de explicar o que acontece!!

 

Pol

Publicado:

Peço desculpa que não estava a seguir o tópico e não vi as respostas (obrigado Ricardo pelo "backup"). Uma maternidade de 10l pode dar.

Outra opção e comprar ou fazer um divisor para o aquário,

eu estou a tentar fazer um mas ainda não tenho finalizado!!!:

 

 

cmps e boa sorte,

 

Pol

Publicado:

Penso que a divisão não iria ficar muito bem no comunitário, para já vou experimentar a maternidade (continuo à espera da 3ª postura...)

 

Tenho uma duvida... comprar uma 2ª femea e ficar assim com um trio será bom para incentivar a reprodução ou pode afecta-la?

 

Cumprimentos