Dúvidas na medição do caudal do filtro externo - necessito de esclarecimento


Recommended Posts

Boa tarde,

 

adquiri recentemente um filtro externo (Magic filter 1 da Prodac com UV) que dizia debitar 1000l/h. Quando o liguei achei que o caudal não devia corresponder ao que estava descrito. No dia seguinte fiz a medição (com e sem materias filtrantes) e demorou quase 19 segundos a encher uma garrafa de 1,5llitros, o que traduzindo dava cerca de 300l/h (menos de 1/3 do que o esperado). Falei com o vendedor que disse para levar o filtro, fez a mesma mediçao e deu a mesma coisa. Mandou o filtro para a fabrica. Troquei então para um da SUNSUN que tambem dizia fazer 1000l/h (mas sem UV). Dava mais caudal que o outro, mas mesmo assim parecia-me que ainda não era os 1000l/h. Medi e demora 12segundos a encher a garrafa de 1,5l o que traduzindo dava quase 500l/h. Já falei novamente com o vendedor e ele acha estranho, pois ja vendeu dezenas de ambos os filtros e nunca ninguém se queixou.

Alguém me sabe dizer se estas diferenças de caudal é normal?

O que acham que deva fazer?

Estou um bocado às aranhas nesta situação.

Obrigado.

Cumprimentos

Tiago F. Reis

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite.

 

Não é que eu seja muito experiente em filtros, mas tenho alguns conhecimento sobre bombas de água, o se pode passar é o seguinte os filtros principalmente com as meterias filtrantes introduzem muita perda de carga(causando perda de caudal). A indicação que tens nos filtros é a indicação da bomba, o que podes tentar fazer é tirares a tampa do filtro e ligares o filtro com a tampa a projectar para a tal garrafa para veres o resultado. As bombas normalmente já não debitam o que prometem porque nunca tens rendimentos 100% com as perdas de carga que adicionas com matérias filtrantes, e mesmo só os cesto já causa uma perda de carga grande.

 

Tenta fazer o teste também ao contrario, tenta esvaziar a garrafa de 1,5 l e vê o tempo.

 

Quanto ao facto de ninguém reclamar, isso não tem significado porque a maioria das pessoas não se dá ao trabalho, ou nem sonha o que é um caudal de 1000l/h, outras não têm coragem de reclamar.

 

Mais uma vez digo não tenho experiência em filtros externos, não sei quais são os valores médios de perdas dos filtros, etc.

 

Tenta e diz alguma coisa dos resultados.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois, os resultados que apresentei foi sem materias filtrantes. Mas posso tentar fazer essa experiencia e ver.

Eu sei que é normal haver perda de caudal com as materias, mas tanta diferença acho que é demais.

Nao sei se isso acontece em todas as marcas ou so nestas que sao chinocas (SunSun e Prodac).

Tiago F. Reis

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois quanto a isso não te posso esclarecer, mas olha que só a esponja ou lã de vidro provoca muita perda de carga.

 

Mas espera por pessoal que tenha mais experiência para ouvir a opinião deles

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Alguem tem um JBL dos novos (e701 ou e901 greenline) ou um da eheim em que tenha medido o caudal e de aproximadamente o que promete?

Obrigado

Tiago F. Reis

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Entao é estranho... Os valores por eles apresentados sao sempre sem materias filtrantes mas no teu caso sao valores muito baixos. Tenho um Eheim 2013 qd o tiver a funcionar tb vou fazer o teste para comparar resultados.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.