Iluminaçao


Recommended Posts

Boa noite a todos,

 

Gostava de saber qual a vossa opinião em relação ás lâmpadas T8 Aqua - glow 18000k

 

Segundo a as indicações referenciadas na embalagem, é indicada para plantados.. Será que esta isolada é uma boa opção para plantados!? A loja possui outras lâmpadas de 4000k.. Qual será a melhor?

 

Será seguro fazer compra online de lâmpadas?Porque desta forma teria mais opções e a preço mais competitivo. A minha preocupação é o transporte.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se puderes optar por T5, o rendimento é muito superior (lumen/watt) e a perda de desempenho ao longo do tempo é muito menor.

 

Qualquer lâmpada dá para plantados desde que a potência luminosa necessária seja disponibilizada às plantas.

 

Eu tenho 6500K + 8000K e gosto bastante do aspecto do aquário com essa combinação.

 

Por outro lado, as minhas plantas pouco se importam se as lâmpadas são gro-lux ou outra coisa qualquer...

 

Compra numa loja normal que venda lâmpadas... e troca quando fundirem...

 

Um abraço.

::EndorFeena::Projecto Discus 300L
aquário 150L comunitário (Ago.2009-Mai.2013 - invertebrados desde Junho 2013)
nano 28L invertebrados com calha LED DIY(2010-2012, reactivado em 2013)
calhas LED DIY (2010)
CO2 DIY Tudo o que sei sobre CO2 caseiro
o meu blog

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se puderes optar por T5, o rendimento é muito superior (lumen/watt) e a perda de desempenho ao longo do tempo é muito menor.

 

Qualquer lâmpada dá para plantados desde que a potência luminosa necessária seja disponibilizada às plantas.

 

Eu tenho 6500K + 8000K e gosto bastante do aspecto do aquário com essa combinação.

 

Por outro lado, as minhas plantas pouco se importam se as lâmpadas são gro-lux ou outra coisa qualquer...

 

Compra numa loja normal que venda lâmpadas... e troca quando fundirem...

 

Um abraço.

Julgo que mais importante que a potência (w) da lâmpada é o fluxo energético (Lm) e a temperatura de cor... Tb já pensei em comprar uma lâmpada normal, mas nem todas têm informação da temperatura de cor... Já pensei em fazer uma prateleira e depois fixar lá umas lâmpadas normais de led de 4/5 w branco frio... Para 50L brutos talvez 2 lâmpadas fossem suficientes...

 

A calha que possuo tinha uma lâmpada t8, será que aguenta com a t5 sem alterar o balastro!?

 

580 lumens tb me parece insuficiente, da-me uma razão de 11,6 lumens/ litro.. O ideal seria ter pelo menos 30 lm/L..

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Por watt consumido, as T5 dão mais lumen que as T8.

 

A temperatura de cor é ao gosto do proprietário do aquário, as plantas utilizam toda a luz visível e adaptam-se.

 

Essas lâmpadas de led não devem dar luz nenhuma... tenho 8W de leds a sério no nano de 28L, mas é preciso ter noção de que depende da profundidade da coluna de água.

 

Balastros T8 adaptados para T5 duvido que dê para fazer, mas não tenho certeza.

 

Abraço.

::EndorFeena::Projecto Discus 300L
aquário 150L comunitário (Ago.2009-Mai.2013 - invertebrados desde Junho 2013)
nano 28L invertebrados com calha LED DIY(2010-2012, reactivado em 2013)
calhas LED DIY (2010)
CO2 DIY Tudo o que sei sobre CO2 caseiro
o meu blog

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Por watt consumido, as T5 dão mais lumen que as T8.

 

A temperatura de cor é ao gosto do proprietário do aquário, as plantas utilizam toda a luz visível e adaptam-se.

 

Essas lâmpadas de led não devem dar luz nenhuma... tenho 8W de leds a sério no nano de 28L, mas é preciso ter noção de que depende da profundidade da coluna de água.

 

Balastros T8 adaptados para T5 duvido que dê para fazer, mas não tenho certeza.

 

Abraço.

Já estive ver e de facto não dá!! São balastros diferentes, logo se mantiver esta calha vou ter de optar pela T8...

 

Tenho mesmo de pensar num upgrade da iluminação, bem que estou a precisar... Alias todo o meu Aqua esta a precisar de mudanças lol

 

Se fizer um update talvez opte pela iluminação led... Falta investigar e perceber se sou capaz de fazer alguma coisa lol

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Existe outro senão... A velhinha calha tem uma tampa acrílica que vai certamente diminuir a luminosidade!! Ainda por cima é baça.. Será que dantes ninguém pensava nestas coisas!? A aquariofilia também é algo relativamente recente em Portugal...

 

Deixar sem essa tampa também é arriscado por causa da humidade... Quase de certeza que faz estragos... Ainda por cima a um escassos 10cm da água... Julgo que a única solução seria colocar vidro, contudo o dinheiro que se investe a "tapar buraco" pode ser utilizado na compra de algum material melhor.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.