1º Aquario "Verdadeiramente" Plantado


Miguel-Silva

Recommended Posts

Ja ando algum tempo nisto da aquariofilia mas só agora considero que montei um aquario a serio e como tal decidi partilhar, espero que gostem:

 

Data da Montagem - 19/04/2013

Aquario 100C x 50L x 60A (300 Litros)
Filtro JBL Cristalprofi E901 Greenline
Termostato 500w

Hardscape
10Kg - Terra Vegetal
30Kg - AREIA BRANCA SILICA 1MM
Varios troncos Madeira

Flora:
2 - HYGROPHILA POLYSPERMA
4 - VALISNERIA ASIATICA
4 - CRYPTOCORYNE WENDTII GREEN
2 - CHLOROPHYTUM BICHETTII
1 - HEMIANTHUS CALLITRICHOIDES
2 - CABOMBA CAROLINIANA
2 - ALTERNANTHERA CARDINALIS
2 - ALTERNANTHERA LILACINA
2 - NOMAPHILA STRICTA
2 - ALTERNANTHERA ROSAEFOLIA

Fauna:
Ainda por definir, mas muito provavelmente será constituido por viviparos.

 

Niveis de PH GH KH NO2 e NO3 tudo dentro dos parametros regulares sem qualquer utilização de quimicos

Peço desculpa pela qualidade das fotos mas foi o que consegui arranjar de qualquer forma com a evolução do mesmo prometo colocar algumas melhores.

20130420123837.jpg

 

20130420124647.jpg

20130420125219.jpg

20130420142840.jpg

Foto tirada a 23/04/2013

20130422133942.jpg

 

Foto tirada a 28/04/2013

20130428213532.jpg

Editado por Miguel-Silva
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

o aqua está fixe mas tens aí algumas plantas que sem co2 vais ter muita dificuldade em manter.

 

Abraço

 

GM

Boas GMMartins

 

Relativamente ao Co2 estava a pensar em usar um sitema caseiro ou pastilhas, se bem que não sei muito bem qual deles compensara mais

Editado por Miguel-Silva
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

esse solo de areia fina é a pior coisa que podes oferecer à rosiafolia e à lilaciana.

E entao sem CO2... ainda vao gostar menos.

 

No layout, falta a tipica planta de tapete.

www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=212080#entry1222525

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

esquece as pastilhas... usa o caseiro (se não puderes optar por um pressurizado)

Ok

 

esse solo de areia fina é a pior coisa que podes oferecer à rosiafolia e à lilaciana.

E entao sem CO2... ainda vao gostar menos.

 

No layout, falta a tipica planta de tapete.

 

Boas Lucky

Realmente essas 2 plantas tem as folhas assim com um "ar murcho" mas ao mesmo tempo parecem estar a desenvolver bem as "raizes\ramificações", achas que isso tera a ver com a areia.

 

Quanto a questão do tapete eu tenho uma planta embora nas fotos não se veja muito dela HEMIANTHUS CALLITRICHOIDES

 

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ok

 

 

Boas Lucky

Realmente essas 2 plantas tem as folhas assim com um "ar murcho" mas ao mesmo tempo parecem estar a desenvolver bem as "raizes\ramificações", achas que isso tera a ver com a areia.

 

Quanto a questão do tapete eu tenho uma planta embora nas fotos não se veja muito dela HEMIANTHUS CALLITRICHOIDES

 

Cumprimentos

A areia de praia pela sua baixíssima granulometria não é grande pistola para as plantas aquáticas. Aparentemente, dificulta em muito o processo de ventilação das raízes das plantas. Sei que não é uma boa escolha e a maioria dos experts aconcelha antes uma granulometria de 3-5 mmm.

 

A hemianthus callitrichoides "cuba" não consigo ver. Mas, sem querer estar a ser dramático, prepara-te para teres uma frustração com a cuba.

 

Psso-te a explicar porquê:

 

Na aquáriofilia, a fase mais importante da montagem é a PLANIFICAÇÂO!!!! É na planificação de uma montagem que vamos obter um aquário conseguido ou não. E na planificação, deve-se ter em conta tudo o que vai existir no aquário.

Por exemplo: tens um 300L ( o que é uma bela litragem), mas com apenas 100cm's de comprimento e 60cm's de altura, na minha opinião, não vão haver T5 que te valham. É que as T5 a partir dos 50cm's perdem enorme eficácia de penetração. O mesmo é dizer que a tua cuba vai apanhar pouca luz, mesmo a contar com 5-10 cm's a menos por causa do substracto. Ou escolheste mal o aquário, ou a iluminação. Essas dimensões são típicas de um aquário marinho, quase sempre iluminados com recurso a HQI.

 

As dimensões de 100x50x60 pedem SEM DUVIDA HQI e aí sim... com HQI nesse aquário podes ter o que quiseres. Com T5, rapidamente vais perceber as limitações. A cuba, em particular já a acho exigente a todos os níveis. Com areia de sílica e com T5 para 60cm's... dou-te os meus parabéns se conseguires que ela cresça.

 

Sei que aprendemos com os erros e eu também já cometi muitos na aquáriofilia. Expus aqui basicamente os erros que cometes-te. Talvez consigas remediar alguns deles. Mas assim já sabes quais são as causas, no caso de as coisas não correrem como queres.

www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=212080#entry1222525

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A areia de praia pela sua baixíssima granulometria não é grande pistola para as plantas aquáticas. Aparentemente, dificulta em muito o processo de ventilação das raízes das plantas. Sei que não é uma boa escolha e a maioria dos experts aconcelha antes uma granulometria de 3-5 mmm.

 

A hemianthus callitrichoides "cuba" não consigo ver. Mas, sem querer estar a ser dramático, prepara-te para teres uma frustração com a cuba.

 

Psso-te a explicar porquê:

 

Na aquáriofilia, a fase mais importante da montagem é a PLANIFICAÇÂO!!!! É na planificação de uma montagem que vamos obter um aquário conseguido ou não. E na planificação, deve-se ter em conta tudo o que vai existir no aquário.

Por exemplo: tens um 300L ( o que é uma bela litragem), mas com apenas 100cm's de comprimento e 60cm's de altura, na minha opinião, não vão haver T5 que te valham. É que as T5 a partir dos 50cm's perdem enorme eficácia de penetração. O mesmo é dizer que a tua cuba vai apanhar pouca luz, mesmo a contar com 5-10 cm's a menos por causa do substracto. Ou escolheste mal o aquário, ou a iluminação. Essas dimensões são típicas de um aquário marinho, quase sempre iluminados com recurso a HQI.

 

As dimensões de 100x50x60 pedem SEM DUVIDA HQI e aí sim... com HQI nesse aquário podes ter o que quiseres. Com T5, rapidamente vais perceber as limitações. A cuba, em particular já a acho exigente a todos os níveis. Com areia de sílica e com T5 para 60cm's... dou-te os meus parabéns se conseguires que ela cresça.

 

Sei que aprendemos com os erros e eu também já cometi muitos na aquáriofilia. Expus aqui basicamente os erros que cometes-te. Talvez consigas remediar alguns deles. Mas assim já sabes quais são as causas, no caso de as coisas não correrem como queres.

 

Boas de Novo

 

Mais uma vez obrigado pelo comentario sem duvida que me ajuda muito, vou ver o que posso ainda fazer no aquario se bem que optar por uma iluminação HQI na conjunctura monetaria actual não é uma opção viavel pelo menos pra mim, quanto a hemianthus callitrichoides para ja esta-se a aguentar vamos ver o que dá, se bem que mesmo que morra como é uma planta praticamente visivel apenas na zona frontal, posso sempre optar por colocar outra com o mesmo fim, de qualquer no que toca a desilusões posso dizer que ja tive algumas a Bichetii "desintegrou-se" mas pelo que estive a ler aparentemente esta não é uma planta para estar totalmente submersa, ou seja fiz mal o trabalho de casa, só tenho pena que muitos dos vendedores se preocupem apenas em vender quando as vezes bastava uma palavra para ajudar um pouco.

 

Tens razão quando dizes que aprendemos com os erros, eu como digo no titulo do aquario é o 1º que faço plantado e apenas com semana e meia de aquario ja aprendi mais algumas coisas, quem sabe num proximo ja consiga fazer algo em que possa dizer que esta 5* e que não comenti nenhum erro

 

cumps e obrigado pelas ajudas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ora não ha muito a dizer ja te referiram os principais erros no aqua.. Mas se nao usas Co2 isto vai descambar.. ja agora nao falas em fertilizaçao?!nem em iluminaçao?! tens fertilizado? que iluminaçao usas?

Na minha opinião esse fundo do aquario era para saltar fora :)

 

Cumprimentos

 

 

 

Tiago Cadete

 

Valentines 96L (Descontinuado) || A Better Day 96L

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ee se te dissesse todos os erros que cometi ate te rias.

Foi desde a mistura do CO2 caseiro a entrar no aquário, até 18h de luz por dia na esperança de um super crescimento.

 

Pelo meio muitos golpes de sorte. Por exemplo ainda hoje comentava com a minha micas a respeito das lampadas:

 

comprei 3 tubos de 24w da juwel a 20€ cada e honestamente não valem um chavelho. 9000k de temp de cor e crescimento tá quieta. E há uns meses comprei no carrefour uma T5 de 24w da philips (4500k) e coloquei-a na parte de trás da calha. Dá um tom amarelado ao aquário que até aprecio (em conjugação com as outras lâmpadas) mas o notável é que as plantas que estão por baixo da philips crescem de forma espétacular. Para te dar uma ideia: a minha rotalla macandra cresce à volta de 1cm/dia e tá com um vermelho brutal.

 

Já o pé de macandra que está na parte da frente sob a iluminação de 9000k está verdinho e com metade do tamanho das restantes. A philips custou-me 6€. Uma juwel custou-me 20€.

 

A partir de agora só compro philips como T5.

 

Já derreti um Drop checker em água quente.

Já comprei um difusor mini fliper inútil. Enfim...

 

Vai-se aprendendo com os erros.

 

ou seguir o teu tópico. Mantém-no actualizado. Sempre que precisares de ajuda não hesites.

 

E antes de comprares seja o que for... pesquisa primeiro. E cuidado com os vendedores.

www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=212080#entry1222525

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ee se te dissesse todos os erros que cometi ate te rias.

Foi desde a mistura do CO2 caseiro a entrar no aquário, até 18h de luz por dia na esperança de um super crescimento.

 

Pelo meio muitos golpes de sorte. Por exemplo ainda hoje comentava com a minha micas a respeito das lampadas:

 

comprei 3 tubos de 24w da juwel a 20€ cada e honestamente não valem um chavelho. 9000k de temp de cor e crescimento tá quieta. E há uns meses comprei no carrefour uma T5 de 24w da philips (4500k) e coloquei-a na parte de trás da calha. Dá um tom amarelado ao aquário que até aprecio (em conjugação com as outras lâmpadas) mas o notável é que as plantas que estão por baixo da philips crescem de forma espétacular. Para te dar uma ideia: a minha rotalla macandra cresce à volta de 1cm/dia e tá com um vermelho brutal.

 

Já o pé de macandra que está na parte da frente sob a iluminação de 9000k está verdinho e com metade do tamanho das restantes. A philips custou-me 6€. Uma juwel custou-me 20€.

 

A partir de agora só compro philips como T5.

 

Já derreti um Drop checker em água quente.

Já comprei um difusor mini fliper inútil. Enfim...

 

Vai-se aprendendo com os erros.

 

ou seguir o teu tópico. Mantém-no actualizado. Sempre que precisares de ajuda não hesites.

 

E antes de comprares seja o que for... pesquisa primeiro. E cuidado com os vendedores.

 

Mais um vez obrigado, acabei de adicionar uma foto, embora a cor e qualidade não seja a melhor ja da para ver o desenvolvimento de algumas plantas nomeadamente as Cabomba e a Polysperma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Essa da areia e das raízes é que não me entra. Quem oxigena o substrato são as raízes. Não é o substrato que oxigena as raízes... Plantados com areia são perfeitamente possíveis. Não só é possível como era a norma há uns 20-30 anos. Tem é que se compensar com uma boa fertilização líquida.

Gustavo Martins

 

My nano Litopótamus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Essa da areia e das raízes é que não me entra. Quem oxigena o substrato são as raízes. Não é o substrato que oxigena as raízes... Plantados com areia são perfeitamente possíveis. Não só é possível como era a norma há uns 20-30 anos. Tem é que se compensar com uma boa fertilização líquida.

 

Concordo totalmente e adiciono uma boa doce de paciência, pois as plantas custam a enraizar :)

 

Também não concordo com problemas das t5 a 60cm, olha que penetra bem a iluminação (tenho 75cm de profundidade, claro que não tentaria cuba a essa profundidade).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

Concordo totalmente e adiciono uma boa doce de paciência, pois as plantas custam a enraizar :)

 

Também não concordo com problemas das t5 a 60cm, olha que penetra bem a iluminação (tenho 75cm de profundidade, claro que não tentaria cuba a essa profundidade).

Essa da areia até aceito que seja discutivel. Ainda que muito boa gente por muito bons forums internacionais continue a dizer que a areia é para estar nas praias e que não é de todo o melhos substracto inerte para aquários.

Para não falar que há certas plantas que não se dão bem com granulometrias muito pequenas... digamos, como a areia.

Mas adiante...

 

Quanto ao problema das T5... contradizes-te a ti próprio. Dizes que não tens problemas, mas depois dizes que n tentarias cuba nessas condições... Ha bom??? porque será????

Se calhar é porque a luz das T5 não chega lá bem ao fundinho com a intensidade que gostariamos.

para isso é que existem as HQI... cuja penetração da luz é objectivamente melhor.

 

Se calhar é por isso que é rarissimo ver aquários de 60cm's de profundidade com T5.

Mas... podes-te defender e dizer que é raro ver aquários de água doce com 60cm's de profundidade. E até é.

 

Se calhar também porque deixam de ser viáveis para as T5.

 

Os T5 são como se diz na gíria, grandes lãmpadas... mas como tudo, têm as suas limitações. É o que eu uso, com bons resultados...

Podem-se obter fabulosos resultados até com as antigas T8.

Mas uma coisa é certa: se as HQI não fossem absurdamente tão caras, toda a gente as escolheria em relação ás T5. Agora com lampadas HQI a 50€ e com um tubo T5 a 9€... vai lá vai.

 

deixo-vos aqui um link com o poder das HQI e acrescento que só uma iluminação poderosa, pode originar tamanha densidade vegetacional. http://showcase.aquatic-gardeners.org/2012/show132.html

www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=212080#entry1222525

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quanto ao problema das T5... contradizes-te a ti próprio. Dizes que não tens problemas, mas depois dizes que n tentarias cuba nessas condições... Ha bom??? porque será????

Se calhar é porque a luz das T5 não chega lá bem ao fundinho com a intensidade que gostariamos.

para isso é que existem as HQI... cuja penetração da luz é objectivamente melhor.

 

Não me contradigo, é o problema não seria a luz, ms por ter de mergulhar para podar a cuba biggrin.png' alt=':biggn:'>

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

Não me contradigo, é o problema não seria a luz, ms por ter de mergulhar para podar a cuba biggrin.png' alt=':biggn:'>

 

há tesouras de 25cm's... nomeadamente umas que se utilizam em cirurgias, com pontas curvas... para cortar certas estruturas anatómicas de difícil acesso. E por acaso também são utilizadas em aquariofilia.

daí que... 60cm's menos 25 cm's = 35cm's... ou seja, molhavas a mão e metade do teu antebraço.

 

Nem isso... porque a essa profundidade com T5, a cuba não crescia. :naughty:

 

:alberteinstein:

www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=212080#entry1222525

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

há tesouras de 25cm's... nomeadamente umas que se utilizam em cirurgias, com pontas curvas... para cortar certas estruturas anatómicas de difícil acesso. E por acaso também são utilizadas em aquariofilia.

daí que... 60cm's menos 25 cm's = 35cm's... ou seja, molhavas a mão e metade do teu antebraço.

 

Nem isso... porque a essa profundidade com T5, a cuba não crescia. :naughty:

 

:alberteinstein:

Falava de 75cm. T5 VHO

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu não disse que a areia era o melhor substrato inerte, se é que isso existe. Não era essa a questão. O que eu disse é que é mito dizer que não podemos ter plantados em areia. Ainda no ano passado tivemos belos exemplos nas competições internacionais... A areia não é toda da praia. Há rios, desertos e terra com muita areia.

 

Dantes pensava-se que havia plantas que necessitavam de muita luz. Depois percebeu-se que afinal eram plantas que precisavam de muito co2. O truque não está na luz mas sim no CO2. Duvido que não tenha luz para crescer lá em baixo. Para mais que o CO2 baixa o Ponto de Compensação Luminosa das plantas...

Gustavo Martins

 

My nano Litopótamus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.