IsaGanhão Publicado Abril 6, 2005 Publicado Abril 6, 2005 OI pessoal Mais umas questõezinhas aquários. Dividi o meu aquário com um vidro para isolar as mães que vão ter as suas crias. Ontem a minha mollie reproduziu-se e vi um monte de peixinhos, tirei de lá quando supuz que tivesse acabdo a postura, pois tbem não estou interessada em toneladas de peixes, depois não tenho onde os por. A minha questão parece-me que durantre a noite alguns peixes desapareceram e apareceram-me dois pequeninos do outro lado do aqua, não sei se foram resistentes, se filhos de outra mollie grávida ou se se escaparam da maternidade improvisada??? Se for esta ultima questão, como isolar o vidro para eles não passarem de um lado para o outro???? Já sei que me vão dizer para por outro aquário a servir de maternidade mas neste momento não é viável.... Alguém me dá uma ajudinha????e palpites???? Isa Citar
Vlad Publicado: Abril 6, 2005 Publicado: Abril 6, 2005 Boas O meu palpite é que o parto não tinha terminado. Não entendo são os desaparecimentos. O único desaparecimento que tive desse género foi directo para o filtro, vi mais tarde. Não sei se é boa ideia isolar o vidro porque isso íria impedir a filtragem de parte da água. Talvez possas melhorar esse isolamento com esponja, mas como não estou a visualizar bem como dividiste o aquário, não sei se é viavel. Consegues explicar melhor? Vlad! Citar Se xcreves axim e eu respondi é pk tivxt sorte.
IsaGanhão Publicado: Abril 6, 2005 Autor Publicado: Abril 6, 2005 Oi POis espero que tenhas razão quanto ao parto ainda não ter acabado, que é o mais certo. Quanto À divisoria do aqua só te posso tentar explicar, pois não sei como fazer para te mandar uma foto, que neste moneto tbem não tenho. O aquário é comprido, e tem uma largura, eu puz um vidro digamos a 30 ou 40cm da beira do aquário, de baixo acima, ou seja do fundo até ao cimo do aquário e enconstei-o aos lados, por dentro claro, imagina um rectangulo de 10 cm, fazes uma linha na vertical a dividir o rectangulo. O que suporta o vidro é o areão, embora ele esteja mesmo enconstado aos outros vidros sempre deve ter 1 ou 2 milimetros e por ai os peixes podem sempre passar. Tá compliada a explicação???? Espero que me entendas. Isabel Citar
Vlad Publicado: Abril 6, 2005 Publicado: Abril 6, 2005 Entendi perfeitamente. Vejo aí dois problemas, primeiro, não me espanta que os alevins passem pela passagem lateral, mesmo assim pequena. Segundo, podes estar a comprometer a filtragem por não have passagem de água suficiente. Existem umas criadeiras que se montam em plástico e rede fina que servem exactamente para teres os alevins contidos, embora se tornem rápidamente pequenas. No entanto promovem um ambiente idêntico ao restante aquário. São baratinhas e podem ser uma solução melhor do que esse vidro. Vlad! Citar Se xcreves axim e eu respondi é pk tivxt sorte.
IsaGanhão Publicado: Abril 6, 2005 Autor Publicado: Abril 6, 2005 Olá de Novo Nesse compartimento que fiz no aqua puz um filtro de menor intensidade e ainda um aquecedor, por isso penso que nem a filtragem nem a temperatura da água estejam comprometidas, tem ainda plantas e areão, só não tem plecostomos para me comerem as algas dos vidros que já começam a ficar sujos. De resto os mollies estão ao cimo da água por tras do filtro muito quietinhos em grupo de talvez 20, pois já devem ter visto que se passarem para o lado de cá do vidro são logo deglutidos por uma boca enorme que os espera, uma viúva comilona que parece quase uma piranha mas da qual eu não me vou desfazer pois já a tenho desde o inicio do aquário e tem resistido a tudo, mas come que nem uma leoa, principalmente alevins. Obrigada pelo conselho, já experimentei as tais de maternidaes mas não fiquei fã. Isabel Citar
Vlad Publicado: Abril 6, 2005 Publicado: Abril 6, 2005 Ah Ok, desculpa não tinha entendido que tinhas espelhado condições no outro lado do aquário. Eu tenho uma dessas criadeiras e só usei para tratar peixes que íam comer medicamento misturado na comida ou algo do género. Também não sou fã, mas não tinha entendido que tinhas filtragem em ambos os lados, etc. Assim sendo não tenho grandes ideias para te ajudar. Já conseguiste entender por onde passam afinal os alevins? Vlad! Citar Se xcreves axim e eu respondi é pk tivxt sorte.
IsaGanhão Publicado: Abril 6, 2005 Autor Publicado: Abril 6, 2005 Oi Vlad POis bem, eu não sei qual foi o numero de alevins que a mollie postou, contando com o facto de que eu a meti no lado grande do aqua ainda ela estava a tê-los, não sei bem se eles se passaram ou não.Neste momento tenho cerca de 16 a 20 peixinhos, muito encostadinhos ao lado contrário do separador, pelo que creio não irão haver mais fugas, se é que existiram, embora eu tenha visto um entalado entre os vidros mas ele lá conseguiu voltar para a parte da maternidade, devia ser assustador o outro lado com aquelas bocas enormes à espera deles. E agora que irão crescer (espero MUUUUIIIITOOO) mais dificil será escaparem. No entanto gostava de resolver a questão pois tenho uma espada grávida e dentro de duas a tres semanas tenho de pensar o que vou fazer. Enfim, obrigada pelo apoio a ajuda, lá iremos vendo o que vai dar. Isabel Citar
Recommended Posts