Podas... o que aproveitar !?


vibe

Recommended Posts

Boas...

Tenho uma duvida já a algum tempo...

Se eu podar uma planta... retirar por exemplo uma folha e enterrar no areao, ela erá crescer e ganhar raizes ? Ou só acontece ser retirar mesmo uma parte com raizes ?

Como é que voces fazem para multiplicar as plantas ?

Pic_4246_29_thumb.jpg

 

Troco Guppys; Procuro comida viva!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tudo depende da planta...

se não especificares que planta queres podar ninguem te pode dar nenhuma ajuda.

O musgo de java vai crescendo por si mesmo, que eu saiba não ha nenhuma maneira especial de propagar... talvez espalhando para maior esposição a luz...

Um Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Zé!

 

Tava a pensar nas Echinodorus por exemplo, mas tb as bocopas as Anubias ...

Pic_4246_29_thumb.jpg

 

Troco Guppys; Procuro comida viva!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ora bem... embora não seja a pessoa mais indicada para abordar este assunto vou tentar :wink:

se alguem discordar esteja a vontade para me corrigir que tanto eu como o vibe agradecemos.

 

As bacopas penso que as podes cortar e plantar ao lado que criam raizes.

 

As echinodorus ja não, vais ter que esperar que saiam uns estames da planta mãe de onde vão sair os filhoes, tu vais ter que fixar o estame junto ao solo e quando os filhotes criarem raizes e ja terem um tamanho razoavel, ai sim podes cortar o estame e se quiseres replantar.

 

As anubias vão crescendo e a parte de baixo (que não se deve enterrar), logo acima das raizes vai ficando maior, mais comprida, podes cortar que em principio novas folhas vão brotar do pedaço separado. Agora não cortes tudo em bocadinhos para ter muitas anubias pois arriscas-te a ficar sem nenhuma :)

Um Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

zefish, certissimo! Vou sou acrescentar dois promenores :lol:

Quanto cortas uma planta de estame, Bacopa por exemplo, a parte de baixo não cresce "normalmente" a partir do ponto onde cortaste. Ela lança novos rebentos que se estabelecem a partir daquele ponto, ou a partir do "anel" de folhas seguinte, depende das plantas. A parte cortada de cima continua a crescer normalmente e eventualmente lança raizes na parte baixo, que colocas no solo.

 

O rizoma das anubias nana, fica muitas vezes ramificado. Basta dividires, com a mão, pela zona onde bifurcam. Agarras com cuidado e puxas, que ele separa-se sem danos de maior. Penso que é mais saúdavel para planta do que cortar.

 

Como falaste em folhas, posso dizer-te que no caso das Hygrophila polysperma normal e 'Rosanervig', é possível faze-lo...

Curte lá:

PICT0794.JPG

PICT0797.JPG

PICT0802.JPG

 

Isto foi uma folha que descobri quando estava a fazer umas mudanças no aqua.

~*~ Green Shark ~*~

Finalmente, de volta a este maravilhoso mundo...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

mto obrigado... gostei das fotos... é uma boa forma de fazeres + plantas...

Pic_4246_29_thumb.jpg

 

Troco Guppys; Procuro comida viva!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ah granda Tubarão!!! :lol:

Eu farto-me deitar folhas dessas fora e nunca reparei se tinham essa cena ou não, penso que não, senão tinha reparado.

Ao tentar ajudar fiquei a saber um pouco mais... :lol:

é assim... vai-se dando e recebendo.

Um Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais