Infestação de Black Hair Algae


barrel_stuf

Recommended Posts

Boas,

 

A infestação dá-se no tapete de eleocharis, de uma aquário densamente plantado, com camarões, injecção de CO2 caseiro, fertilização EI, e 0,8 W por litro. O aquário tem 140 litros reais.

 

Isto é quase pedir um milagre ou uma solução que me passou ao lado, porque já pesquisei e sei as soluções mais comuns, como comedores de algas, já estou à procura de amanos, remoção manual, que é impossível pois leva as plantas atrás, injecção de Excel, fornecer nutrientes suficientes às plantas...

 

 

Cumprimentos

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O teu problema é só um. Tens muita luz e pouco CO2. Até podias ter essa quantidade de luz... mas tinhas que ter um sistema pressurizado. O caseiro é bom para nanos. No teu caso é insuficiente e, para além disso, inconstante o que por si só causa BBA.

 

Se não estás para a investir num sistema pressurizado aconselho-te a reduzir a quantidade de luz e compensar a falta/instabilidade de CO2 com fertilização diária com carbono líquido (excel, easycarbo, gluteraldeído).

 

Com camarões não vais lá.

Gustavo Martins

 

My nano Litopótamus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas gmmartins, ;)

 

O que queres dizer com os camarões, que os camarões não se darão bem e que não me permitirão manter o ritmo de fertilização? Tenho-os há quase um mês e neste momento vou com três das cinco fêmeas white pearl ovadas, com mudas constantes de exosqueleto, não pode estar mau :), isto dado o facto de eu fertilizar EI e ter altas concentrações de CO2.

 

A alga que eu tenho é sempre nesta forma:

algae002.jpg

 

 

E NUNCA nesta forma:

bbaco2ko9.jpg

 

A malta mete-as no mesmo saco mas começo a achar que são distintas.

 

 

É provavel que seja do CO2, mas não da sua concentração que está sempre próxima dos 25 ppm (com camarões sim), mas das variações, que nem são significativas, mas pronto.

 

Vou tentar manter a concentração sempre em cima e vou arranjar Amanos, para mais não seja que dar conta de outras filamentosas. Ainda há quem diga que lhe comeram as bba, mas não confundir, que há umas bba que parecem mantos fofinho e há as minhas que mais parecem ramos em miniatura e individuais.

Editado por barrel_stuf

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O que eu queria dizer é que os camarões não te vão tratar dessas algas. Que se aguentam em high-tech sei eu... sempre o disse.

 

Tens razão quando dizes que a alga que tens não é BBA. A mim parece-me staghorn que também é problema de CO2.

 

Até podes ter o drop-checker verde ou amarelo. Mas se tens a alga ou não tens CO2 suficiente ou os seus níveis são inconstantes. Se baixares a quantidade de luz ficas com menor necessidade de CO2 e por isso é mais fácil controlar. É só isto.

Gustavo Martins

 

My nano Litopótamus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Agora que vejo isto é staghorn quase de certeza absoluta, é uma treta a malta meter fotos da staghorn como se fosse BBA, vais ver disto pela net fora a toda a hora.

 

O excel está quase a chegar, paro a circulação e injecto com seringa e em 2 dias já deve estar tudo tratado.

 

Mudei a saída do filtro, e até ficou esteticamente muito bonito, coloquei uma spray bar ao longo de quase toda a traseira apontada ao vidro da frente para ter a melhor circulação possível e pus o termostato alinhado na horizontal imediatamente por baixo, fica muito bonito e melhor circulação não pode haver.

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 meses depois...

Olá pessoal!

Andei por aqui a pesquisar porque me apareceram nas plantas umas algas que parecem "pelinhos" pretos. Não são compridos como os da primeira foto e suspeito que são mesmo as BBA! Pelo que li, é das mais difíceis de eliminar e não sei o que fazer.

 

O conselho é então o Flourish Excel não é? Será que verei resultados mesmo sem ter co2?? E as 9h de luz devo manter ou alterar alguma coisa?

Desculpem estar a melgar, mas tenho o aquário desde Março e é a primeira vez que me surge um problema de algas! :(

Cumpts, Andreia Caetano

"My piece of nature"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Num low-tech as razões são outras... Se for uma zona muito pequena mais vale eliminares as plantas afectadas de vez. Depois tens que rever a manutenção do aquário.

 

Vê também este site:

http://www.theplantedtank.co.uk/algae.htm

Editado por gmmartins

Gustavo Martins

 

My nano Litopótamus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais