Ciclo incompleto


kallong

Recommended Posts

Bom dia a todos, este é o meu 1º post neste forum. Estou a iniciar a minha actividade neste mundo.

 

Material
Aquário aquatlantis 60 cm * 30 cm * 40 cm - 60 L
Filtro Biobox 2
Termostato - 24º
Iluminação - 12 horas/dia

Hardscape
Substrato fértil

Substrato não fértil
Raiz

Parâmetros
Amónia (NH4) -
Nitratos (NO3) -
Nitritos (NO2) - 5,0 mg/L
pH - 7,5
Kh - 10
Gh - 5


Plantas
Egeria Densa "nana"


Peixes

Fertilização
TPA - 20 Litros uma vez por semana

Nas 2 primeiras semanas andei a adicionar Sera Aquatan e Sera Nitrivec recomendado pelo vendedor da minha loja.

Na 3ª semana estava com os nitritos no máximo e sugundo o que li até aqui tudo bem. O ciclo estava a decorrer com normalidade, agora os nitritos deviam descer e começar a passar a nitratos. Ora bem, por falta de conhecimento lavei as camadas do meu filtro biobox e já vou na 4ª semana e os nitritos continuam a 5,0.

O que devo fazer?

Para além disso estão-se a formar uma "espécie de teias de aranha" algo parecido com algodão no fundo do aquário, e também umas "manchas castanhas aveludadas" na raiz.

Alguém sabe o que será isso?

 

aqua4w.jpg

 

Obrigado

Editado por kallong

Thanks, Tiago Bastos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

só a parte mecânica é que pode ser lavada com agua corrente, a parte biológica deve de ser lavada com agua do aqua.

as manutenções do aqua com filtro desligado devem ser rápidas se não a colonia morre, se por algum motivo demorares algum tempo convêm que estejam a seco...

Acontece, e é com essas asneiras que se aprende. por sorte fizeste-a no inicio, sem peixes no aqua.

 

neste momento para ajudar eu aconselho-te a colocar bactérias...

 

Claire M.

__________________________________________________________________________________

 

CristalRio - plantado 300L

- No Name - plantado 30L

Rain florest

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ou seja dizes-me que devo adicionar mais Sera Aquatan e Sera Nitrivec certo?

Já agora o que se entende por parte mecênica num filto do tipo do meu? também não percebi o que queres dizer com deixar as colónias a seco.

 

Adicionei a foto com os problemas que descrevo acima.

Editado por kallong

Thanks, Tiago Bastos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Aquatan não, só Nitrivec.

 

qué que tas a usar no filtro? de que marca? para te poder ajudar.

 

A parte mecânica do filtro são as esponjas... tudo o que retem a porcaria do aqua.

A parte Biológica são as matérias porosas que tens dentro do filtro, onde se alojam as bactérias.

 

quando o filtro esta desligado muito tempo a colonia de bactéria morre pois esta precisa de oxigênio para se manter viva... e é uma chatice. para evitar isso, quando a limpeza demora deixam-se as matérias biológicas a seco (sem agua)

se não for demorada não ha problema.

 

 

o que te esta a aparecer no tronco é normal, no inicio o tronco larga esses fungos. não são prejudiciais, ha peixes que os comem... neste caso podes remove-los a mão.

Editado por Claire

__________________________________________________________________________________

 

CristalRio - plantado 300L

- No Name - plantado 30L

Rain florest

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

o filtro é da Aquatlantis o biobox 2 com termostato incluido do lado esquerdo e quatro camadas de filtragem + bomba de água do lado direit.

 

e a "espécie de de algodão" algo viscoso até, que se formou é normal? são colónias de bactérias?

Thanks, Tiago Bastos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não... são fungos. é normal e não são prejudiciais, podes retira-los a mão.

 

eu queria saber que tipo de pedras/cerâmicas tens no filtro, la dentro, a marca...

__________________________________________________________________________________

 

CristalRio - plantado 300L

- No Name - plantado 30L

Rain florest

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

http://www.zen91.comyr.com/web_images/zen91_-_biobox_1_-_rw.jpg é isto não é?

 

portanto a camada de baixo é que contem a parte biológica.

__________________________________________________________________________________

 

CristalRio - plantado 300L

- No Name - plantado 30L

Rain florest

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

sim é igual a isso.

então devo lavar com àgua corrida as 3 de cima e essa 4ª de baixo apenas com àgua do aqua, certo?

 

desde já obrigado pelos conselhos

Editado por kallong

Thanks, Tiago Bastos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ja agora a terceira gaveta a contar de baixo contem o que? se for carvão ativo tens de retirá-lo...

__________________________________________________________________________________

 

CristalRio - plantado 300L

- No Name - plantado 30L

Rain florest

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

não me encontro junto do aquário para ver as descrições do filtro mas sim pelo que me lembro parece que a 3ª a contar de baixo é isso.

Tenho de retirar essa camada? podes ser mais específica durante quanto tempo e porquê?

Thanks, Tiago Bastos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

o carvão tem de ser retirado, retira propriedades a agua e quando atinge o seu limite deita porcaria para a agua. só deve ser utilizado depois de tratamentos por exemplo.

 

Como ja expliquei as bactérias precisam de oxigênio para sobreviver.

o tempo depende de muitos factores... no teu caso e com essa quantidade reduzida de matérias biológicas eu não ariscaria muito...15 minutos maximo, o tempo da tpa...

__________________________________________________________________________________

 

CristalRio - plantado 300L

- No Name - plantado 30L

Rain florest

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

hum estou a ver... só se deve usar o carvão no final de tratamentos para retirar o resto dos remédios pelo que pesquisei.

já agora a esponja grossa, fina e a última (parte biológica) têm de ser mudadas/lavadas de quanto em quanto tempo?

Thanks, Tiago Bastos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

depende dos peixes que vais colocar... se forem sujões ou não... normalmente eu vejo pela perca de caudal +/-

experimenta de dois em dois meses, se achares que esta bom da mais tempo ou menos, conforme...

__________________________________________________________________________________

 

CristalRio - plantado 300L

- No Name - plantado 30L

Rain florest

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ontem estive a limpar os tais fungos, que grande trabalheira... desfazia-se tudo e cheirava mesmo mal ;p

Hoje vou voltar a medir os níveis de NO2 para ver se já estão a baixar.

É verdade, encontrei 2 caracóis minúscolos a passear no vidro mas não encontrei mais nada.

Deixo uma foto do aquário para partilhar, quando o construí tirei ideias de um já feito aqui neste forúm (plágio) :tongue:

 

aqua6.jpg

Editado por kallong

Thanks, Tiago Bastos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olha ta muito porreiro, espero no entanto ver mais verde ;)

e não é plagio, é inspiração!

acredita que é a melhor maneira de começar para aprender.

 

No entanto... cuidado, essa 'porra' é viciante ;)

 

 

Boa continuação.

Editado por Claire

__________________________________________________________________________________

 

CristalRio - plantado 300L

- No Name - plantado 30L

Rain florest

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

isso do verde está-me a preocupar um pouco, a ideia era meter plantas que não crescessem tanto no centro da raiz mas é muito difícil segurar ai qualquer coisa porque tem pouco manado + outra camada que me recomendaram a meter por cima.

depois de estar montado e com água torna-se difícil adicionar mas "terra" lá para dentro, ou não tem problema?

estava a pensar algum tipo de musgo nas pedras, que dizes da ideia?

Thanks, Tiago Bastos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

não tem problema, tas a usar JBL manado não é? basta o lavares bem, com cuidado pousas mais uma camadinha por cima.

tens algumas plantas de fácil manutenção que não crescem muito em altura, a sagitaria sebulata por exemplo.

__________________________________________________________________________________

 

CristalRio - plantado 300L

- No Name - plantado 30L

Rain florest

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Boas.

Após a minha primeira semana com peixes já tive a primeira morte (1 fêmea) e o macho está a caminho do caixão também (pelo que parece).

Passo a explicar. Comprei 4 guppys, 3 fêmeas (2 bem grávidas) e 1 macho.

Ao fim de uma semana uma das fêmeas começou a andar sozinha, até deixar de comer e passado pouco tempo apareceu morta..

Agora o meu macho que era o mais activo, aterra no fundo do aquário quase sem se mexer e só vai lá cima praticamente para comer.

Noto algumas pintas brancas, guelras vermelhas, na que morreu parecia que tinha perdido algumas escamas e um pouco de uma barbatana.

Os níveis da água estão bem, medi PH, GH, KH, nitritos e amónia.

Segue algumas imagens do macho

20130422153043.jpg

20130422201037.jpg

Editado por kallong

Thanks, Tiago Bastos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 meses depois...

Boas pessoal!

Ao fim de 4 meses de iniciação a este fantástico mundo e já com mais experiência a situação é a seguinte.

- O aquário está bastante estável com TPA's de 15 em 15 dias normalmente

- deixei de comprar peixes já à algum tempo e os 5 que tenho já duram á cerca de 2 meses

- Tenho uma maternidade com cerca de 20 Alevins

- Perdi completamente as plantas que tentei plantar (vários rancos de Eleodea e outra que agora nao me lembro do nome), acabavam por ficar sempre castantas e caíam aparecendo a flutuar na água

- Não tenho nenhum sistema de CO2

- De 15 em 15 dias fico com o vidro completamente sujo com espécie de terra acastanhada

- As pedras e o filtro ficam constantemente com manchas verdes

- Estou a usar na Biobox uma camada de JBL silicatos porque tinha filamentos nas pedras

 

Resumindo:

- vou querer reformular o aqua de modo a facilitar os locais para plantar

- vou comprar algum sistema de CO2 que já agora pedia ajuda visto que não estou dentro da matéria

- adquiri tembém o teste de fosfato para conseguir vingar no plantado

- qual a melhor forma para mudar o layout do aqua? devo criar espécie de um aquário numa bacia com a água do meu aqua, filtro, termostato etc?

- posso colocar substrato e areão novo ou tenho de aproveitar o antigo?

 

Obrigado a todos pela ajuda

Thanks, Tiago Bastos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Se continuas com luz a 12h é demasiado. 7/8 é mais que suficiente.

 

Tpa's devias fazer mais com menos quantidade de troca. Não sei a percentagem que fazes. Daí os problemas com o vidro e com as pedras. Muita luz e poucas tpa's frequentes. Deves andar a criar algas e tás a criar as condições ideais para elas. Tipo tpa 1x por semana e menos luz.

 

Se queres alterar o layout aconselho a usar a mesma água e salvaguardar as bactérias do filtro. Assim não vais ter grande perda com a alteração do substrato e não voltas à história do ciclo do azoto. Metes a água em baldes ou assim com os peixes e o filtro desligado se for interno.

 

Podes bem manter um plantado sem c02, tens é de escolher bem as plantas, ou seja as plantas de fácil manutenção. Eu também não uso co2 e tenho uma luz fraca e mantenho um plantado engraçado só com fertilização líquida e nem substrato fértil tenho. Dá uma vista de olhos no meu tópico e pode ser que tenhas algumas ideias.

 

cumps

Cumprimentos, Daniel Cunha

Aquário 60l

Feedback

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A luz está ligada já à alguns meses das 14h até ás 19 nada mais... durante a manha apenas entra a luz natural pelos buraquinhos da perciana mas nada de especial.

 

 

Se queres alterar o layout aconselho a usar a mesma água e salvaguardar as bactérias do filtro. Assim não vais ter grande perda com a alteração do substrato e não voltas à história do ciclo do azoto. Metes a água em baldes ou assim com os peixes e o filtro desligado se for interno.

Devo deixar o filtro (biobox 2) desligado? podes-me explicar isso?

 

O JBL silicatos deve ser usado durante quanto tempo? usei um pouco durante cerca de 1 mês e substitui por outro bocado á cerca de 1 mês também.

Thanks, Tiago Bastos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O filtro tem que estar ligado 24 horas por dia.

Como estão os peixes?

Tiveste baixas?

Cumprimentos

Ainda não fiz a mudança do layout, o colega em cima é que dizia que quando passa-se os peixes para um balde para desligar o filtro.

Ainda ando a tentar controlar os fosfatos na água e deixá-la impecável para as plantas no novo layout

Thanks, Tiago Bastos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.