Diogo Inácio Publicado Abril 5, 2013 Publicado Abril 5, 2013 (editado) Boa noite, já tenho aquário à cerca de 3 anos mas agora queria passar ao próximo nível. Comprei um aquário 150 x 40 x 50 e gostava muito de conseguir criar condições nele para ter discus. Até este momento consegui ter todo o tipo de peixes dentro do seu tempo médio de vida excepto os Discus. Sei que é um bocado chato mas gostaria de pedir ajuda a pessoas mais experientes para me ajudarem nesta nova aventura. -É essencial ter um sump? -Posso ter red cherrys neste Aquário? -Pretendo plantar o aquário mas só com plantas relativamente fáceis de cuidar. (Provavelmente vão me surgir mais duvidas) Obrigado a todos. Editado Abril 5, 2013 por Diogo Inácio Citar
PST Publicado: Abril 6, 2013 Publicado: Abril 6, 2013 (editado) Boas, a resposta às duas primeiras perguntas, salvo melhor opinião, é não. Deves, sim, investir num bom filtro externo. Quanto aos red cherrys serão apenas um alimento vivo caro. Os discus são peixes surpreendentemente resistentes desde que lhes sejam dadas condições básicas: boa qualidade de água, boa filtragem, temperatura a puxar para o alto (nunca abaixo dos 26/27 graus, mais uma vez na minha opinião) e água ligeiramente ácida. Devido a estas duas últimas condições, a escolha de plantas fica limitada a um grupo que inclui as valisnérias, os fetos de java, as anúbias e pouco mais. Em qualquer dos casos, também não gostam da iluminação forte necessária para plantas mais exigentes. A outra preocupação são os companheiros de tanque, que não podem ser agressivos e causadores de stress (do género dos escalares) nem propensos a serem portadores de doenças (como guppies e mollies). Eu tenho os meus discus com corydoras, nariz de bêbado, cardinais e um ancistrus que não cresce muito. E, claro, boa alimentação. Editado Abril 6, 2013 por PST Citar "A vida é aquilo que acontece enquanto fazemos planos para o futuro" John Lennon
Diogo Inácio Publicado: Abril 6, 2013 Autor Publicado: Abril 6, 2013 (editado) Muito obrigado pela sua resposta! Que cuidados considera essenciais no que toca a amonia e nitratos? A alimentação dos Discus pode passar só por flocos? Musgos java e Limnophila sessiliflora podem estar neste aquário? Qual a filtragem recomendada? Que trocas de água seriam aconselháveis? O que são TPA´s? lol Desculpem a minha ignorância Editado Abril 6, 2013 por Diogo Inácio Citar
almartin Publicado: Abril 6, 2013 Publicado: Abril 6, 2013 Boas, TPAs sao trocas parciais de agua. Cumps Citar
Diogo Inácio Publicado: Abril 6, 2013 Autor Publicado: Abril 6, 2013 almartin obrigado , sabes responder às outras perguntas? Citar
almartin Publicado: Abril 6, 2013 Publicado: Abril 6, 2013 Muito obrigado pela sua resposta! Que cuidados considera essenciais no que toca a amonia e nitratos? A alimentação dos Discus pode passar só por flocos? Musgos java e Limnophila sessiliflora podem estar neste aquário? Qual a filtragem recomendada? Que trocas de água seriam aconselháveis? O que são TPA´s? lol Desculpem a minha ignorância Boas, não tenho experiencia com discus, mas pelo que tenho lido são muito sensiveis e precisam de aquas estáveis sem muitas oscilacoes. Quanto á filtagem esta deve de ser no minimo 1500 l/h para o teu aqua de 300l. As plantas que referiste são de manutenção facil por isso não serão problema. As TPAs devem de ser semanais e de 20 a 30%. Espero ter ajudado a esclarecer. Cumps. Citar
Diogo Inácio Publicado: Abril 6, 2013 Autor Publicado: Abril 6, 2013 Ajudaste sem dúvida , mais uma vez obrigado. Cumps Citar
Recommended Posts