Eleocharis a não crescer só no meio do aquário, com FOTOS


barrel_stuf

Recommended Posts

Boas,

 

Eu já tinha reparado neste problema mas não lhe dei muita atenção.

 

No substrato frontal tenho um tapete contituído por parvula e acicularis. Quando o plantei era quase 80% acicularis e 20% parvula.

 

Não consigo distinguir as duas porque o tapete estagnou em altura, mas para crescer sem ser altura suponho que aquela que está a progredir é a parvula. Ora eu já não tenho de aparar o tapete há mais de um mês e meio, porque ele não cresce em altura, portanto suponho que alguma coisa não esteja bem, pelo menos com a acicularis.

 

A questão é que, apesar de não ter ainda os testes de nitrato e fosfato, tenho a certeza que nutrientes não faltam, porque fertilizo com nitratos, fosfatos, micro e potássio segundo as recomendações. Quanto muito fertilizo por cima, porque as algas de todos os tipos estão lá (é bom para os camarões e os ottos, a minha fauna é só feita de comedores de algas).

 

No entanto, junto do difusor de CO2, na área em volta, que é um dos cantos onde a luz não incide com tanta força, uma das duas está a crescer que nem uma maluca e já tapou completamente, e como não cresce em altura suponho que seja a parvula.

 

O medidor de CO2 está do lado oposto ao do difusor e indica valores constantes de 15-20 ppm.

 

Eu tenho 2x55W e já tirei o reflector à frente pois podia ser da luz intensa, não sei mais que diga. 15-20ppm mais que chega para acicularis e parvula portanto não pode ser do C02. Só me resta mesmo a luz, que acho estranho...

 

 

Fotos:

310320132325.jpg

310320132326.jpg310320132327.jpg310320132328.jpg310320132329.jpg310320132330.jpg310320132331.jpg

Editado por barrel_stuf
  • Votar + 1

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi!

 

Qual é o tamanho/litragem do teu aquário? A fertilização é EI? Fazes uma TPA de semana a semana? Se sim quanto?

De qq forma se tens algas, tens falta de fertilização, ou melhor, terá falta de fertilização pq está desiquilibrada (talvez alguns nutrientes a menos).

Quanto à localização é estranho... mas pf responde.

 

Pedro.

Pedro.

 

Atuais: Risa (60l)

Descontinuados: Dutch by the book (300l) Dark Land (300l)  Lost Nature (60l)  Wabi-kuza II (38 cm)  Utopia (60l) The Forsaken World (300l) by the Forest Shore (60l) Green&Grey" (300l) Beach Cliff (60l) Valley Roots (300l) Throught the Distance (300l) Utopia (60l)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

80 por 40 por 50.

 

Não te consigo dizer com certeza a fertilização, já mandei vir os medidores mas até agora só tenho seguido as instruções básicas de doseamento. Ao início dava a dose por metade, nada de algas, subi um pouco e começaram a aparecer, o que me leva a suspeitar que o erro vai por cima e não por défice.

 

Faço TPA uma vez por semana 50-60%.

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

As lâmpadas já têm um ano e dois meses, mas são muito intensas, perder uns WATT de potência não afectava nada, só se a cor alterou, não sei. Ou se calhar a planta prefere menios luz, não sei.

Vou tentar subir o CO2.

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Podes por uma foto do aquario inteiro?

O CO2 é caseiro? (pergunto pelo "difusor" que utilizas - nunca vi, o que é?).

É estranho o desenvolvimento da planta, por isso pergunto-te pela circulação no aquário. Consegues ver boa circulação por todo o lado?

 

De qq forma isso é falta de algum nutriente... ou vários.

Pedro.

 

Atuais: Risa (60l)

Descontinuados: Dutch by the book (300l) Dark Land (300l)  Lost Nature (60l)  Wabi-kuza II (38 cm)  Utopia (60l) The Forsaken World (300l) by the Forest Shore (60l) Green&Grey" (300l) Beach Cliff (60l) Valley Roots (300l) Throught the Distance (300l) Utopia (60l)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

E uma tira de bambu cortada, está a substituir o difusor que se partiu enquanto não chega o novo. A circulação é suficiente, pois as bolhas de CO2 andam de lado pelo aquário todo antes de chegarem à superfície.

 

Neste momento não tenho comigo a máquina para tirar boas fotos. Sai tudo torto com o telemóvel...

 

O CO2 é caseiro, mas tem potência suficiente para manter em 20 ppm do outro lado do aquário e não é a pequena variação nocturna que arruma as plantas só de um lado, e não do outro...

Ainda assim acho muito estranho as plantas estarem a crescer densamente exactamente na região que circunda o difusor, muito estranho.

 

De qualquer modo espero que não seja da iluminação, acho que a luz está forte, mas não será por causa disso. Já tem 1 ano e dois meses, mas de intensidade perdeu pouco, só se a temperatura de cor se alterou... O que continua a não explicar o crescimento na zona em redor do difusor que por acaso também é aquela que leva com menos luz...

 

 

Cumprimentos

 

Rafa

Editado por barrel_stuf

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

E a circulação? (não respondeste) ... é que tudo aparenta ser isso (aliás, tu próprio dizes que nessa zona está a crescer).

Atenção que se tiveres algas (em alguma quantidade!) é sinônimo que há algum desequilibro na fertilização (falta de...). Esse é o sinal que tens que olhar para veres o que se passa.

 

Pedro.

Pedro.

 

Atuais: Risa (60l)

Descontinuados: Dutch by the book (300l) Dark Land (300l)  Lost Nature (60l)  Wabi-kuza II (38 cm)  Utopia (60l) The Forsaken World (300l) by the Forest Shore (60l) Green&Grey" (300l) Beach Cliff (60l) Valley Roots (300l) Throught the Distance (300l) Utopia (60l)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Formulei aqui uma teoria que a meu ver parece muito plausível. A verdade é que apesar de estarem expostas à mesma concentração de CO2, o factor que varia entre amboas as parcelas é a intensidade luminosa.

O racio a que uma consome CO2 (e porque não nutrientes) é desigual e mais elevado no centro do aquário. Daí o tapete estar a crescer onde está menos exposto à luz.

 

Portanto aumentei a concentração de CO2 e não quero apressar-me mas parece que a coloração já está a melhorar.

 

Cumprimentos

 

Rafa

Editado por barrel_stuf

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Rafael,

 

Não creio que essa lógica de faltar CO2 esteja bem justificada :) mas pode muito bem ser falta de CO2.

Desde o primeiro post que te digo que é fertilização a menos (o quê não te consigo ajudar com os dados que deste).

Se é caseiro como é que aumentaste o CO2?

 

Pedro.

Pedro.

 

Atuais: Risa (60l)

Descontinuados: Dutch by the book (300l) Dark Land (300l)  Lost Nature (60l)  Wabi-kuza II (38 cm)  Utopia (60l) The Forsaken World (300l) by the Forest Shore (60l) Green&Grey" (300l) Beach Cliff (60l) Valley Roots (300l) Throught the Distance (300l) Utopia (60l)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pensa assim: tens um gajo gordo que come muito no meio do aquário a receber a mesmo comida de um outro magro na ponta do aquário. Achas que o gordo tende para ficar mais magro do que o outro ou com o mesmo peso? :tongue:

Alem disso, se pensares assim tb podes ter o raciocinio contrário em relação ao CO2 (o que está no meio recebe mais luz mas o outro mais CO2).

 

Naaahhh... :)

 

Pedro.

Pedro.

 

Atuais: Risa (60l)

Descontinuados: Dutch by the book (300l) Dark Land (300l)  Lost Nature (60l)  Wabi-kuza II (38 cm)  Utopia (60l) The Forsaken World (300l) by the Forest Shore (60l) Green&Grey" (300l) Beach Cliff (60l) Valley Roots (300l) Throught the Distance (300l) Utopia (60l)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Exacto, o que falta aí é que, tal como na realidade, o gordo vai sentir-se deprivado se não comer em grande quantidade, não podia ter sido melhor exemplo. ;)

Acho que o ponto chave está em eu achar que a planta consome mais, inconscientemente (a consciência da planta) haha, por estar exposta a uma luz muito forte. A meu ver, a planta da berma consome x CO2 por x de iluminação e a planta do meio tem x+y de iluminação logo consome x+y de CO2.

Acho que se aumentarmos a intensidade da luz ao ponto em que as exigências fotossinteticas por carbono ultrapassam aquele disponível no aquário pode levar a danos nas folhas de plantas mais frágeis, para além da infestação de algas claro.

 

Ou muito provavelmente estou errado. xD Veremos para a semana como as coisas estão.

 

Rafa

Editado por barrel_stuf

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nota-se perfeitamente que a planta cresce menos (menos compacta) à medida que se afasta da fonte de CO2. Por esta razão penso que será um problema de falta de CO2 ou má circulação (responsável por levar o CO2 até à planta). A zona central, com o hardscape é de mais difícil circulação junto ao substrato onde está a planta.

 

O facto de ter mais luz na zona central faz com que a planta requeira mais co2 sim. Nas pontas, por ter menos luz, a necessidade de CO2 é menor e provavelmente tens que chegue (a circulação é melhor).

Gustavo Martins

 

My nano Litopótamus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais