Projecto LETHRINOPS


Tiago Ralha

Recommended Posts

Há largos anos que tenho mantido Ciclídeos Africanos, nomeadamente mbunas...decidi então, pelo facto de ter a casa sempre desarrumada (montes de areias por todo o lado, plantas a boiar,...), explorar os não mbunas e a experiência tem sido agradável.

 

Neste preciso momento estou a iniciar uma nova aventura...um aquário destinado apenas aos Lethrinops.

 

Aqua:

120x40x60

 

Iluminação:

Calha de LED (120cm) DIY c/ 240LED/m

 

Filtro:

JBL CristalProfi 1501e greenline (20W - 1400L/H)

 

FAUNA:

O projecto ainda está em fase de transformação e os actuais habitantes de saída. A entrada será dentro de 1 mês com as seguintes espécies:

 

  • Lethrinops Albus, Kande Island
  • Lethrinops sp. Yellow Collar, Masimbwe

 

Se existir alguém com experiência em Lethrinops agradecia umas dicas, sugestões e alguma orientação :)

Vou actualizando quando surgirem novidades!

Editado por TTiago
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Aqui vão 2 exemplos para ilustrar melhor as espécies.

Não me importava nada que os meus exemplares ficassem assim :smile2:

 

Lethrinops Albus, Kande Island

2i1ib1j.jpg

 

Lethrinops sp. Yellow Collar, Masimbwe

 

Foto e vídeo retirado da net

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Aproximando-se a chegada das novas espécies, vou falar um pouco melhor de cada uma delas:

 

LETHRINOPS sp. "YELLOW COLLAR", MASIMBWE

 

Espécie inserida nos pequenos Lethrinops (máx.11/12cm) e que pode ser encontrada (Lethrinops sp. "Yellow Collar") na ilha de Thumbi West, na ilha de Masimbwe, a sul de Likoma (os meus exemplares), em Masinje e em Chiloelo, tudo no Lago Malawi.

 

Parte do Lago Malawi

35kpilf.jpg

 

Ilha de Masimbwe (sul de Likoma)

4ks0.jpg

 

É uma espécie que habita em águas profundas (35-53 metros) e prefere habitats com pouca rocha e substrato arenoso. Constrói uma espécie de cratera, afastando a areia do centro para as laterais, para a reprodução (incubadores bucais).

Apesar de ser uma espécie carnívora é um ciclídeo bastante pacífico, sendo facilmente dominado por outras espécies.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vou agora falar um pouco da espécie que resta:

 

LETHRINOPS ALBUS, KANDE ISLAND

 

Esta espécie pertence igualmente aos exemplares de pequenas dimensões (máx. 13cm) e pode encontrar-se na Ilha de Kande, precisamente na margem oposta onde se encontra a espécie anteriormente referida (L. sp. "Yellow Collar", Masimbwe).

 

Parte do Lago Malawi

30ud1t4.jpg

 

Ilha de Kande

2vto40n.jpg

 

Esta espécie caracteriza-se bem pelo formato arredondado da cabeça, sendo igualmente carnívora.

Estes exemplares são regularmente apanhados pelas redes de arrasto nas praias arenosas, em baías tranquilas, contudo, a reprodução ocorre preferencialmente na proximidade de uma rocha. Apesar de serem incubadores bucais, não constroem, à semelhança da espécie anterior, as ditas crateras.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Afinal a entrada dos tipos vai demorar mais um mês :(

 

Entretanto seguem umas fotos de um dos habitantes que ainda nada por cá...

 

Aulonocara Jacobfreibergi, Cape Maclear (Macho)

10pausz.jpg
eog7o.jpg
2u7wr6d.jpg
33e1mwo.jpg

Editado por TTiago
Link to comment
Partilhar nas redes sociais