Pontos de Alerta

Recommended Posts

Publicado:

Obrigado a todos por me deixarem ler esta discussão bastante interessante, realmente existem pessoas e opiniões!

Falando na área dos tópicos deixo uma sugestão, uma área mais forte para o AquaScaping pois acho que entopem um pouco a área do Comunitário. Penso até ver uma área mas pouco usada, penso que um moderador activo e experiente que controle essa área boa e passar tópicos de outras zonas para essa área compensaria. (apenas uma sugestão porque mencionaram o tema).

Quanto aos classificados:

Já agora, podiam era considerar a expiração dos warning points algures no tempo... Tenho dois pontos atribuidos há montes de tempo atrás. Ou seja, serei punido quando receber o próximo certo?
O que quero dizer com isto é que, se me enganar a preencher um post de venda, poderei ficar banido por algum tempo, sem que o mereça, por assim dizer.
isto na perspectiva de que se deve punir quem insiste em violar as regras, o que não é o meu caso :)

concordo com o que o Paulo acabou de dizer. Mas penso que em relação ao formato, a ideia de só preencher parece ser muito boa.

Também acho que se algumas regras fossem um bocado mais fáceis poucas pessoas cometeriam tantos erros, mas por outro lado também é bom filtrar algumas vendas.

Geralmente penso ser um tópico muito aberto a discussão e que cada membro tem a sua opinião.

Apenas gostava que um moderador que visse um erro num tópico meu mandasse uma MP e eu corrigia logo.. Mas isto era o que eu gostava..

Já agora aproveito também para perguntar o que é aquilo no perfil de um user verde com uma classificação? Relaciona se com o que o Paulo estava a perguntar?

Cumprimentos,

Antonio Mendes de Almeida

MonsterFish --> Slim Shady <-- Exotic Fish

Publicado:

Gostava se então algum moderador podia verificar se este tópico está correct e apto para ser publicado:

1

-Tipo de negócio:

Venda

2- Descrição do produto:

a) 10 Apistogrammas Cacatuoides Triple Red (machos só)

b) 1 Heros Efasciatus (17-20cm)

c) 14 Dollars (por volta dos 15-16cm)

d) Geophagus Steindachneri (macho com cerca de 6cm, aconselho a só quem

tiver um aquário maior de 200L)

3-Preço:

a) 10 Apistogrammas Cacatuoides Triple Red: 5€ por peixe

b) 1 Heros Efasciatus 5€

c) 14 Dollars (só vendo juntos) 175€

d) 1 Geophagus Steindachneri 5€

4-Fotos:

Pais dos

Apistogrammas

Video deles

Heros

(imagens antigas , está mais bonito)

IMG_1580_zpsa80988c4.jpg

IMG_1579_zps3237b438.jpg

Geophagus

IMG_1629_zps8463f2f0.jpg

IMG_1624_zps0302914f.jpg

Dollars

IMG_0793.jpg

6- Modo de pagamento: Em mão ou transferência bancária

7-Outros contactos: peixe98@gmail.com

8–Observações/Comentários:

Entrego em mão desde Oeiras até Cascais, talvez tenha a

possibilidade de fazer envios dos Apistogrammas com portes a cargo docomprador.

Cumprimentos,

Publicado:

*Fotografias do Imageshack.us e videos do youtube não funcionaram, só funcionam quando querem... Mas tenho a certeza que no tópico de vendas funcionariam.

Cumprimentos,

Publicado:

Aqui não se trata de ter razão mas sim de uma preferência, logo algo de subjectivo.

Eu prefiro assim mas entendo os argumentos de quem prefere de outra forma.

Já agora, podiam era considerar a expiração dos warning points algures no tempo... Tenho dois pontos atribuidos há montes de tempo atrás. Ou seja, serei punido quando receber o próximo certo?

O que quero dizer com isto é que, se me enganar a preencher um post de venda, poderei ficar banido por algum tempo, sem que o mereça, por assim dizer.

isto na perspectiva de que se deve punir quem insiste em violar as regras, o que não é o meu caso :)

Exacto, tens razão, é completamente subjetivo e pessoal. Daí que quando houver essa possibilidade, tem de se ver as várias opções que permitir (por exemplo ter diferentes perfis pré-definidos e cada user escolhe o seu).

Sim, os pontos expiram automaticamente ao fim de 365 dias. Os dados antes de 2012 é que não tinham essa questão dos 365 dias (era numa fase ainda de definição de como se iria usar os pontos). No teu caso já está tratado. E é só ao 5º que há 1 dia de suspensão ;)

Já agora, posso aproveitar para perguntar se as setas verdes nos posts dos outros users servem para alguma coisa?

Tenho clicado nelas em posts cujo conteúdo me tenha agradado mas julgo que são cliques inconsequentes. Ou não?

Ob!

As setas verdes é algo que estamos a testar. É para os membros clicarem lá nos posts que lhes foram úteis, para também assim promover os bons posts e de alguma forma identificar a boa informação.

Obrigado a todos por me deixarem ler esta discussão bastante interessante, realmente existem pessoas e opiniões!

Falando na área dos tópicos deixo uma sugestão, uma área mais forte para o AquaScaping pois acho que entopem um pouco a área do Comunitário. Penso até ver uma área mas pouco usada, penso que um moderador activo e experiente que controle essa área boa e passar tópicos de outras zonas para essa área compensaria. (apenas uma sugestão porque mencionaram o tema).

Quanto aos classificados:

concordo com o que o Paulo acabou de dizer. Mas penso que em relação ao formato, a ideia de só preencher parece ser muito boa.

Também acho que se algumas regras fossem um bocado mais fáceis poucas pessoas cometeriam tantos erros, mas por outro lado também é bom filtrar algumas vendas.

Geralmente penso ser um tópico muito aberto a discussão e que cada membro tem a sua opinião.

Apenas gostava que um moderador que visse um erro num tópico meu mandasse uma MP e eu corrigia logo.. Mas isto era o que eu gostava..

Já agora aproveito também para perguntar o que é aquilo no perfil de um user verde com uma classificação? Relaciona se com o que o Paulo estava a perguntar?

Não percebi a sugestão para o Aquascaping. Um moderador mais ativo, é isso? Desculpa, não percebi mesmo :(

A questão de mandar MP simplesmente para corrigir, não funciona (infelizmente para nós). Já dei exemplos neste tópico. Mas talvez eu um dia destes tente novamente e depois vos venha aqui dizer como correu.

Sim, isso verde no perfil tem a ver com isso que o Paulo indicou.

Publicado:

Gostava se então algum moderador podia verificar se este tópico está correct e apto para ser publicado:

Se todos começarem a pedir publicamente essa informação, começa-se a ter tópicos de vendas por todo o lado, tipo "e este, está bem assim?", pelo que por questões de ordem, peço-te que respeites o facto de eu não ir comentar esse tópico.

Se tiver mal, alguém tira. Se fizeres questão de saber se está bem antes de postar publicamente, envia por MP para um moderador para ver.

Publicado:

Exacto, tens razão, é completamente subjetivo e pessoal. Daí que quando houver essa possibilidade, tem de se ver as várias opções que permitir (por exemplo ter diferentes perfis pré-definidos e cada user escolhe o seu).

Sim, os pontos expiram automaticamente ao fim de 365 dias. Os dados antes de 2012 é que não tinham essa questão dos 365 dias (era numa fase ainda de definição de como se iria usar os pontos). No teu caso já está tratado. E é só ao 5º que há 1 dia de suspensão ;)

As setas verdes é algo que estamos a testar. É para os membros clicarem lá nos posts que lhes foram úteis, para também assim promover os bons posts e de alguma forma identificar a boa informação.

Não percebi a sugestão para o Aquascaping. Um moderador mais ativo, é isso? Desculpa, não percebi mesmo :(

A questão de mandar MP simplesmente para corrigir, não funciona (infelizmente para nós). Já dei exemplos neste tópico. Mas talvez eu um dia destes tente novamente e depois vos venha aqui dizer como correu.

Sim, isso verde no perfil tem a ver com isso que o Paulo indicou.

Isso das setas verdes será estilo "likes"?

Há outros Foruns onde já se utiliza isso (e pode-se ver quem fez likes a cada post) e até se vai "ganhando status" conforme o numero de likes. Alguem com muitos likes certamente coloca informação interessante, ajuda muito os outros, etc.

O numero de posts não diz nada disso (objetivamente).

É interessante :)

Pedro.

Atuais: Risa (60l)

Descontinuados: Dutch by the book (300l) Dark Land (300l)  Lost Nature (60l)  Wabi-kuza II (38 cm)  Utopia (60l) The Forsaken World (300l) by the Forest Shore (60l) Green&Grey" (300l) Beach Cliff (60l) Valley Roots (300l) Throught the Distance (300l) Utopia (60l)

Publicado:

É isso mesmo.

Parece-me apenas justo que os membros que mais ajudam e que coloquem frequentemente mais informação válida tenham esse "reconhecimento virtual".

Publicado:

Boas, aproveitando o tópico queria ver isto esclarecido, é automático ou depende de se pedir para limpar os wp? No meu caso os wp já são de 2011 e continuam lá... :tapfoot: E no meu caso quando recebi o 2º ponto fiquei banido da área dos classificados durante 15 dias. Voltando à discussão sobre colocar ou não os posts de classificados no new content ainda bem que se pode filtrar, pessoalmente também desconhecia essa possibilidade. E sou a favor de que cada um escolha se quer ou não ver, no entanto bom, bom era ser possível um new content para classificados e outro para o resto do forum. :doofywave:

Publicado:

Ok, percebo perfeitamente.

A minha sugestão é uma área mais dedicada ao AquarioScaping, com um moderador que limpe a área dos Comunitários e mantenha uma área para os Aquascapes e não a mistura que se tem agora, um que seja activo e paciençia para fazer isso.

Apenas uma sugestão.

Cumprimentos,

Publicado:

Faltam de facto moderadores activos neste Forum, neste momento... moderadores activos são, para mim, aqueles que dinamizam e organizam os espaços dos quais são organizados responsáveis.
Agora tu dizeres isso aqui em publico arriscas-te a dizer que quem se quiser candidatar, que se chegue à frente :tongue:

Pedro.

Pedro.

Atuais: Risa (60l)

Descontinuados: Dutch by the book (300l) Dark Land (300l)  Lost Nature (60l)  Wabi-kuza II (38 cm)  Utopia (60l) The Forsaken World (300l) by the Forest Shore (60l) Green&Grey" (300l) Beach Cliff (60l) Valley Roots (300l) Throught the Distance (300l) Utopia (60l)

Publicado:

Primeiro a moderação teria de aceitar a sugestão, depois quem quiser pode se candidatar ou eles escolhem...

Infelizmente não sou eu que escolho se quiseres fala com eles hehe

Cumprimentos,

Publicado:

Se me permitem vou afastar-me um pouco do tema inicial e partilhar algo que me vai na alma...

Frequento este forum há já muitos anos e posso, com orgulho, dizer que se contam pelos dedos das mão o números de pessoas com quem não me dou bem, sejam eles dos plantados, onde já andei, ou nos camarões, onde ando actualmente.

Mais, dou-me bem com quase todos aqui, sou inclusivamente Amigo de alguns mods, e dou-me bem com quase todos no peixefauna, onde andam alguns dos que já aqui estiveram.

E é aqui que eu julgo que está a questão.
Hoje não há neste forum a riqueza de gurus que em tempos houve.
Seja nos plantados, em termos técnicos de manutenção de flora, quer em termos estéticos, na idealização, concepção e realização de hardscapes. Ainda por cá andam alguns, poucos, mas claramente fartos de responder sempre às mesmas perguntas, salvo raras excepções.

O mesmo sucede no que diz respeito aos camarões. Algumas pessoas começaram a atingir determinados níveis de conhecimento que sentiram que estavam a estagnar aqui (neste caso, a situação tem paralelo nos outros foruns nacionais).

Em suma, julgo que são vários os factores que levam a que se veja cada vez menos 'vida' nos plantados e, até mesmo nos camarões, por onde andam algumas ideias novas com pernas para andar (veja-se o caso do 'Rio' e a sua bateria) e mais uns quantos teimosos, nos quais eu me incluo, que acham que hão de conseguir atingir os níveis onde andam Fábio Silva, Ricardo Fonseca, Rio (Mauro), João Costa e Cláudio Cabral, Labuttes, Lithean (e os seus fabulosos dennerli), já para não falar no Cristóvão Margarido, no Miguel Guerreiro ou no Hugo Silva, este último afastado dos inverts...

As questões financeiras afastaram uns, mas as questões pessoais (leia-se 'conflitos' com os mods) afastaram outros.
Sei disso porque falo com todos, de um lado e do outro, mas prefiro nem sequer tomar conhecimento dos detalhes, pois são questões paralelas que não me dizem respeito.

O que me diz respeito, e é isso que me deixa algo triste, é ver que o nível de qualidade baixou porque ocorreram determinados mal entendidos que não foram bem resolvidos e resultaram no 'afastamento das partes' por assim dizer.
Com isto ficámos todos a perder.

Porque, salvo raras excepções, não vejo a água salgada a mexer, não vejo plantados de referência, daqueles que um gajo inscreve num concurso, não vejo evolução efectiva nos inverts... onde os bons estão, literalmente, a anos-luz dos 'curiosos', como eu.

É preciso lutar contra isto.
Há muita mais oferta na web, cá e no estrangeiro, há uma cada vez maior concorrência do facebook, onde o forum está presente mas precisa de ser mais viral, mais incisivo.

Para contrariar a tendência!

Basicamente é isto que sinto.
Se não concordarem com nada ou só com alguma parte, estejam à vontade para criticar e/ou contrariar :)

Pela minha parte é simples. Gosto disto! Tenho cá Amigos e vou continuar por aqui. :)

Publicado:
Boas. Fixe, este tópic até se tornou interessante :)

brancaman

na altura que foste "castigado" ao 2º aviso era porque as regras na altura assim o ditavam. Primeiro era um aviso e a seguir 15 dias de "acesso limitado". Agora são 4 avisos e a seguir suspensão. Não tinha a ver com os pontos.

Quanto aos teus warns, sim, é a mesma situação (antigos) e já foram tratados.

warman98

À muito que andamos a ver isso, e estamos totalmente de acordo contigo.

pmgsr

Também todos nós na equipa concordamos que faltam moderadores (específicos e gerais) mais ativos, e estamos a tratar disso.

Mas não tenho a mesma visão que tu quando indicas os moderadores é que dinamizam. Ajudam a dinamizar, mas os membros é que dinamizam o fórum e entristece-me ver que quando organizamos algo a adesão é baixa (tivémos o concurso de aquascaping com prémios em dinheiro com tantos concorrentes portugueses como internacionais, e tivémos o concurso de plantados da Fil, já para não falar dos aniversários anteriores que tiveram muito pouca adesão).

Num jantar recente com vários membros (organizado pelo Machado de Sousa) fizeram-me essa questão, e a minha resposta foi a mesma: "não cabe aos moderadores servirem de 'palhaços/animadores', compete-nos criar condições para. E quando as criamos, a adesão é muito aquém do esperado". Não podemos estar sempre a remar contra a maré, cabe à comunidade ajudar-nos e ajudar-se a dinamizar o nosso hobbie.

Isto é a minha visão, atenção, não é necessáriamente a da equipa.

Paulo, subscrevo o que indicas totalmente, não como sendo a causa da situação, mas apenas uma parte.

O que acontecia antigamente era simples. Como uma andorinha não faz a primavera, um "guru" afastava-se, surgiam outros. Não era por aí que os fóruns paravam (já na altura haviam mais fóruns e todos mexiam bem). E o tempo sempre soube separar bem quem abre fóruns para auto-promoção e venda e quem cá está unicamente para promover o hobbie. Mas nem é por aí, porque conheço montes de pessoal em vários fóruns que nem sequer querem saber dessas "guerras", participam em todos, dão-se bem com todos, e não estão nem querem estar a par do que tenha motivado separações.

Daí que diga que é parte da situação, e não a totalidade.

Se olharmos à volta, vêmos que não é uma questão deste ou daquele fórum, mas sim de todos.

Antes dos fóruns tinhamos o mIRC. Era adesão total. Depois morreu, porque surgiu o messenger. Depois vieram os fóruns. Depois Youtubes, facebooks, etc etc etc. Os fóruns já tiveram o seu auge, neste momento estabilizaram. Eu não acho que se consiga voltar a ter membros tão participativos como antigamente (e antigamente não eram os moderadores que dinamizavam, mas sim os membros e esses depois é que se tornavam moderadores como reconhecimento do bom trabalho como membros).

A informação está extremamente completa na net neste momento e o pessoal cada vez pesquisa mais e encontra mais facilmente a informação que procuram, sem ter de criar novos tópicos. E antigamente existiam mais membros a procurar novos métodos (por tentativa/erro) e a colocar online essas suas experiências (e esses sim se tornaram 'gurus'), hoje em dia já muito pouca gente arrisca.

Já o sucesso dos eventos era outro porque simplesmente não haviam. E quando passámos a fazê-los a adesão era massiva. Hoje em dia qualquer um expõe peixes em aquários e diz que isso é um evento e a oferta é muita.

É um conjunto destas e outras várias situações que eu considero que tornou os fóruns (todos) um pouco parados (mas apenas se compararmos com o passado que tu e eu e muitos outro felizmente presenciámos).

Mas podíamos estar aqui a falar horas sobre o tema, pois é algo que a equipa fala à anos e nunca se encontrou nem uma causa única (encontraram-se várias) nem a fórmula mágica ;)

Publicado:

Sem dúvida que tudo parte de bom senso.

Tendo em conta tudo o que já se passou nos classificados do fórum nos seus 10 anos de existência, quem sofre com um anúncio pouco claro não é o vendedor mas sim quem compra, pois interpreta de uma forma diferente aquilo que se vende. E nos últimos anos, felizmente, temos recebido cada vez menos queixas de compradores defraudados.

A título pessoal digo que a experiência que tenho é de quanto mais rígida for a venda, mais confiança se dá na compra. Se forem a outros fóruns de tecnologia e afins onde é extremamente complicado vender qualquer coisa, irão ver que é extremamente fácil o comprador sentir-se confiante e comprar algo.

Quanto a essa última hipótese, estamos à procura disso à uns anos, desde que usamos o IP-Board. Se algum membro do fórum se quiser voluntariar para programar esse módulo para nós, é muito bem vindo :)

Ip board usa mysql, existem dezenas de variedades de classificados opensource, é só usar um desses com a tabela de users do forum. Quando carregas em classificados abre uma nova janela com essa aplicação, obviamente isto implica separar os classificados e a sua interligação direta com o forum, deixa de aparecer nos ultimos posts... São opções.

Outra é criar um template para introdução "direta" do post nos classificados.

Publicado:

Acredita que já vimos (e testámos) vários ;)

Ok pronto.

Eu tb tento ha varios anos saber jogar a bola, e nunca consegui... mas ha quem consiga ;)

Publicado:

Concordo totalmente com o Paulo é no que está a dizer.

Apesar de ter 15 anos antigamente passava horas aqui! Hoje em dia não passo mais do que 40 minutos..

O que mais me chateia é que alguns percebidos ainda tentam postar mas sem reconhecimento. Vou dar o exemplo dos Centro Americanos, que é mais ao menos a minha praia. Já vi lá uns posts de amigos meus de outros forums que tem peixes Centro Americanos únicos em Portugal e na Europa mas além de não haver interessados nos peixes, os tópicos são sempre os mesmos. Ninguém quer saber por exemplo de um casal de Parachromis Friedrichsthalii ou Petenias splendida apenas se interessam se podem manter um Oscar com um Ciclideo Papagaio em 200L, apesar de haver milhões de tópicos abaixo onde eu repito a mesma coisa "NÃO".

Penso que ainda existem algumas áreas com alguns intendidos como é o exemplo do plantados, mas penso que parte do fórum morreu e só os classificados são usados..

Mas também percebo tudo o que disseste Miguel.. Embora discordo na parte dos "gurus", eu sou um aquáriofilista recente (15 anos) e esforço me ao máximo para aprender e penso que já sei um bom montante para os anos que aqui ando, acho que falta o querer e a paixão ás pessoas, mas isso infelizmente não posso fazer nada.

De qualquer maneira concordo, este tópico até ficou bastante interessante.

Um Abraço a todos

Antonio MA

Cumprimentos,

Arquivado

Este tópico está arquivado por ser já antigo. Para falar sobre o mesmo assunto, por favor cria um novo tópico.