André Antunes Posted March 15, 2013 Share Posted March 15, 2013 Bons dias caros colegas =) hoje estou bastante contente e satisfeito, sou recente aqui e é a primeira vez que escrevo, ganhei este bichinho por aquariofilia à uns meses, já tinha à muito tempo pequenos aquários com redfish's mas pronto apenas isso... Tenho vindo a evoluir bastante graças a este forum e aos demais sítios e livros de informações sobre este vasto mundo; e claro, com os meus erros. Mas este tópico não é para falar disso =) mas sim sobre uma aventura que começou ontem ás 18h e terminou hoje á 1 da manhã para fazer o meu primeiro background 3D =) vou colocar fotos de tudo e da confusão que havia na cozinha dos petiscos XD Para começar os meus aquários: O meu aquário muito simples, que irá ser todo alterado, só aproveitando mesmo a água, as medidas são 60*30*30 Com os tais erros que cometi no início XD de querer tudo muito barato e rápido, não coloquei nem substrato fértil nem substrato inerte, e como agora vou comprar tudo entretanto decidi aventurar-me na ideia de fazer o background 3D. Para começar irei colocar os materiais e custos do material: Placa de 1m*1m de isopor de 1cm - 1.5€ Placa de 1m*1m de isopor de 3cm - 2.5€ Cimento (saco de 2kg) - 2.6€ Corante próprio para cimento 1KG - 5.55€ (só precisava de umas gramas, mas só vendiam assim) Impermeabilizante liquido para o cimento - 1.75€ saquetas de 125g (cada um coloca consoante a sua vontade e opinião =) ) Silicone neutro sem fungicida - 3.75€ Depois foi material para construir que temos por casa: X-acto, faca, recipiente para fazer a pintura, régua, marcador, pistola para o silicone (arranjam-se por 4€ já das boas). Primeiro passo, cortei duas placas(uma de 1cm para ficar junto ao vidro, e outr de 3cm para fazer as formas) para o meu aquário com as medidas 58cm*27cm, mais estreito porque depois das várias de mão de cimento, irá ficar com 59cm aproximadamente, e 27cm a contar com o nível da água. Aqui tentei vezes sem conta criar um desenho, um padrão, mas sem sucesso, e decidi começar a cortar e deixar a imaginação fazer o resto. Aqui já com algumas formas meio cortadas =) a placa inferior azul é só mesmo para plano de trabalho e medidas. Comecei a criar um padrão e deu nisto... Passo seguinte, colocar com o auxilio da pistola, um pouco de silicone ou bastante, depende da peça, e colar na placa de isopor de 1cm já cortada com a medida que desejamos. Depois de colado com silicone (neutro sem fungicida, outras colas fariam mal à fauna\água e iriam estragar o esferovite) Agora vinha a parte da pintura, aqui existem várias opiniões, eu vou explicar como fiz. 1º Colocar água desejada para pincelar o Background. 2º Ir misturando e mexendo o cimento, tem que ser bem mexido, e não necessitam de fazer uma mistura muito forte, ou seja, pode ser algo aguada, por depois iremos dar várias de mão (no mínimo 4 com cimento e depois juntar o corante se assim desejarem). Depois das primeiras pinceladas =) Confesso que quando comecei esta aventura não estava nada confiante, e quando vi isto não ajudou, mas pronto, foi o primeiro, e além disso a minha Maria (que já estava a dar-me na cabeça por causa de tanto lixo espalhado =)) disse-me "Espera até amanhã e vais ver que o resultado vai ser bom" e isto já era 1h da matina. Entretanto tive que me levantar para ir trabalhar, ás 5:50 da manhã e fui logo ver o projecto à cozinha dos petiscos XD E o aspecto era este, até porque para secar totalmente pode demorar até 24h entre outra de mão. Já no trabalho e a pensar no projecto =) pedi a minha Maria para ela ir ver como estava e ela mandou a foto... e é assim que ainda se encontra =) Hoje mais para o fim da tarde irei dar outra mão de cimento mas já com o Impermeabilizante, e as próximas mãos até ao fim do projecto iram ser apenas com cimento e Impermeabilizante, e só nas ultimas irei acrescentar o corante em pó (amarelo) para dar o aspecto que penso ser o melhor. De realçar que depois de pronto terei que tratar o Background agum tempo, terá que ferver com sal grosso e água em movimento e fazer várias mudas durante mais de um mês até o PH da água estabilizar. Depois irei dar continuidade ao tópico com novas fotos com o desenrolar do trabalho =) Podem dar dicas e fazer criticas assim como perguntas =) são bem vindas, mas como disse no início nunca tinha feito nada parecido. Para resumir, estou a adorar fazer tudo isto. =) Este foi o segundo projecto que fiz, o primeiro foi um aquário de 40*30*30 para os peixes de água fria da minha Maria =) Para ela não me ralhar quando sujo tudo com a manutenção e alteração do aquário e afins =) Obrigados a todos, parabéns a todos os membros e a este Forum =) que é muito bom, cheio de informações e soluções.. Link to comment Share on other sites More sharing options...
Carlos Pacheco Posted March 15, 2013 Share Posted March 15, 2013 Muito bom sim senhor. Vou aguardar o final da coisa. Cumps Link to comment Share on other sites More sharing options...
André Antunes Posted March 15, 2013 Author Share Posted March 15, 2013 Estará para breve =) .png' alt=':biggn:'> Link to comment Share on other sites More sharing options...
André Antunes Posted March 15, 2013 Author Share Posted March 15, 2013 Bom, mais daqui a pouco já vou dar a segunda de mão =) tenho uma duvida, será que o corante em pó, sendo o cimento cinzento irá ganhar cor?=s ou terei que utilizar cimento branco? Abraço... Link to comment Share on other sites More sharing options...
André Antunes Posted March 16, 2013 Author Share Posted March 16, 2013 já dei mais uma de mão e fiz um pequeno teste com o corante só para ver o efeito, amanha já coloco =) ou logo à noite... opinem rapaziada =) Link to comment Share on other sites More sharing options...
André Antunes Posted March 16, 2013 Author Share Posted March 16, 2013 Aqui esta o efeito já com o cimento+impermeabilizante e mais um pouco de corante só para ver o efeito Ainda não estava completamente seco.. Agora depois de seco, voltei a borrifar com água (muito importante para as camadas aderirem) e dei uma passagem só com cimento e impermeabilizante um pouco mais forte, e foi este o aspecto ao acabar de pinçelar XD A qualidade não é muito boa porque é do móvel.. Vamos ver como fica =) Estou a adorar fazer o projecto, agora queria fazer um canister externo mas não sei bem como fazer visto o aquário ser so de 60*30*30 (54L) =s mas certamente que entre tantos e tantos bons tópicos que leio algum se há-de enquadrar com a minha situação =) Abraço... Link to comment Share on other sites More sharing options...
André Antunes Posted March 22, 2013 Author Share Posted March 22, 2013 Aqui foi só um ensaio para ver como ficava =) ainda não decidi se quero escuro com tons de amarelo , ou amarelo com um pouco de escuro. Abraço. 1 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Carlos Pacheco Posted March 23, 2013 Share Posted March 23, 2013 Não sou grande adepto desse tipo de fundos mas a que reconhecer que ficou bem feito. Parabéns Link to comment Share on other sites More sharing options...
André Antunes Posted March 23, 2013 Author Share Posted March 23, 2013 Obrigado Carlos, sinceramente também foi mais pela motivação de fazer e aprender, pois também não vou usar, aliás, agora ando num projecto a longo prazo para um áqua e móvel de 120cm*50cm(larg)*60cm(alt) =) Mas seja como for, se alguma vez alguém precisar de ajuda ou assim em relação aos backgrounds já posso dar a minha ajuda =) cumps. Link to comment Share on other sites More sharing options...
Ricardo Araújo Posted September 8, 2015 Share Posted September 8, 2015 Estou a fazer um fundo em esferovite e também vou pintar com cimento. Quando tempo demorou até que o cimento deixasse de fazer subir o pH? Obrigado Link to comment Share on other sites More sharing options...
Recommended Posts