Jardim de musgos


polnadal

Recommended Posts

Viva,

A culpa é minha pós não quis (ainda) revelar a identidade dos animais que vou tentar neste aquário,… até que não tenha certeza de que tudo corre bem.
No "jardim de musgos", se morrem ous Red cherries vou desistir desto e criar pardais ou ir cantar no metro :music_singguitar: .

:D:D:D

cmps

Pol

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ahahah, há uns tempos atrás até te aconselhava lol, mas agora não sei se ias ter muita sorte nem mesmo com os pardais, nem pulgas amestradas lol

Editado por Paulo SS Conceição
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

hehheh

 

certo, é engraçado ver como mudamos de profissionais a principiantes.

Eu pensei que tinha isto tudo controlado mas agora já não apostaria nada pela minha jogada :D:D:D

 

as minhas pobres tylos são os meus ratos de laboratório,… se morrem… mau, se sobrevivem ...inconclusivo

 

cmps

 

P.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Wow,

 

acabo de encontrar uma lista com os 10 melhores criadores de camarões de Europa na revista Breeders'n'Keepers e o nome do Fábio Silva aparece lá.

 

- Roland Lück

- Monika Pöhler

- Stev Kolditz

- Markus Kriegel

- Fabio Silva

- Andy Deppeler

- Gennaro Lamba

- Michal Botden

- Janne Johansson

- István Szentgyörgyi

- Tobias Giesert

- Astrid Weber

Parabéns Fábio!!! eu nao sabia que tínhamos alguém no fórum com esse nível!!!!

cmps

P.

Editado por polnadal
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

dos melhores da Europa eu tenho a revista

e tu quando fores buscar os teus ninos, lá tens a revista só há duas se quiseres é melhor falares para lá a reservar

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

obrigado pela informação Paulo,

 

já vi que o Paulo tem que ter alguma coisa que ver com a GAD, se nao fosse assim, nao acredito que ele conheça quantas revista do nº1 há biggrin.png' alt=':biggn:'> biggrin.png' alt=':biggn:'> biggrin.png' alt=':biggn:'> biggrin.png' alt=':biggn:'>

 

cmps

 

P.

Editado por polnadal
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Wow,

 

acabo de encontrar uma lista com os 10 melhores criadores de camarões de Europa na revista Breeders'n'Keepers e o nome do Fábio Silva aparece lá.

 

 

- Roland Lück

- Monika Pöhler

- Stev Kolditz

- Markus Kriegel

- Fabio Silva

- Andy Deppeler

- Gennaro Lamba

- Michal Botden

- Janne Johansson

- István Szentgyörgyi

- Tobias Giesert

- Astrid Weber

 

Parabéns Fábio!!! eu nao sabia que tínhamos alguém no fórum com esse nível!!!!

 

cmps

 

P.

 

Muito Obrigado Pol.

 

Foi bom ter sido convidado pelo Chris Lukhaup a participar, é muito bom ver que lá fora reconhecem o meu trabalho e dedicação a estes seres ;).

 

Passa pelo meu tópico que está lá algum material sobre a revista.

 

Cumpts

Editado por Fábio Silva
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Em relação á tua afirmação, não, não trabalho para a GAD nem Aquastudio, sei porque costumo falar com o escritor o Chris Lukhaup e perguntei se havia possibilidade de mandar vir mais revistas do vol 1 é que havia pessoal aqui para os meus lados que estavam interessados , mas mais lá para a frente e compravam logo a 1 e a 2 e ele disse que sim então contactei o dono da gad porque foi o unico que mandou vir a revista e perguntei se ele tinha muitas e ele disse que só tinha duas daí eu te ter dito para aproveitares e mais digo-te também que a ultima foi comprada por um moderador daqui do forum também e não foi o dono da gad que me disse lol, foi o moderador lol ahahahah

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Fez ele muito bem em ter comprado, aquela revista tem lá muito boas dicas.

 

Foi bom e um orgulho para mim!

 

Foi sim é muito triste ver que poucos foram aqueles que foram capazes de ir lá ao tópico para dar simplesmente os parabéns, assim que soube da noticia.. enfim na tugalandia é assim...

Editado por Fábio Silva
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Paulo: já tinhas respondido sobre o tema da GAD por MP mas acho que a resposta aqui foi para não deixar a dúvida no tópico :D

 

Fábio: pós tinha seguido os tópicos do Fábio mas não sabia que estaba tan metido nesto. Normalmente no fórum vi muito pessoal que esta a fazer apuramentos de CRS e CBS mas as fotos dos teus pandas, king kongs e tibees (e o facebook da Monika Pohler) quase fazem que venda os peixes todos e dedique o meu tempo completamente aos camarões :drool3: . Felizmente para mim tenho tido um grande número de respostas no meu tópico de venda de Apistogrammas e acho que vou continuar a criar estos peixes mais algum tempo e experimentar (mais uma vez) com os Sulawesi em paralelo.

Fábio, quem foi que fiz as fotos?? esse é outro hobby que estou tentar aprender e a qualidade das fotos e o detalhe é incrível.

 

A revista tem muitas dicas que eu agradeço muito pós não tinha encontrado em nenhum sitio online sobre selecção, manutenção e doenças dos camarões. Deixo umas dicas que recebi da "familia Blankenhaus = os fundadores e antigos proprietários de wirbellose.de" sobre os camarões de Sulawesi que deixaram-me com a boca aberta pós alguma já tinha pensado que era o motivo das minhas mortes mas outras nunca imaginei (passo o mensagem deles, não tenho ainda experimentado):

 

- O primeiro e o MAIS importante (o que já tinha pensado) é que as mortes que acontecem (a tantas pessoas no mundo inteiro = não é um problema só em Portugal :D) que tentam sem sorte manter estes camarões é devido a contaminações da agua e níveis altos de bactérias. Já tive uma vez uma resposta neste mesmo tópico que explicava que os aquários de camarões não são limpados = aspirados. Concordo com essa resposta mas pelo menos não se aplica com os Sulawesi que precisam de um número de bactérias muito reduzido. É bastante lógico e concorda com os resultados que aconteceram no meu aquário onde consegui criar C. dennerli e depois de 6 meses as mortes começaram, e acabaram com os meus camarões em 2 semanas. A dica que recebi dos Blankenhaus (que tem criado, mantido e vendido estes camarões muitos anos) foi: usa uma areia muito, muito fina e coloca uma quantidade mínima para reduzir o número de bactérias no substrato. Aspira e limpa o fundo do aquário cada 2-3 semanas.

 

- A segunda dica foi o que eu nunca tivera pensado: algas = 0,… estes camarões NAO comem algas. Aqui mandou-me a fazer tijolos e tive que mudar completamente a minha ideia no aquário (estava a crescer algas na minha varanda para ficar com o aquário cheio). Todos os artigos. blogs e webs que eu tinha lido apontavam a que estes camarões comem algas, agora eles dizem que não,… é importante recordar que os dennerl não vão a procura da comida pelo que esta tem que estar perto da zona que eles frequentam!!! ou vá ficar podre, aumentar as bactérias e volta as mortes.

 

- A minha "CURTA" experiência com estes camarões faz-me pensar que o primeiro ponto é sinceramente o mais importante!! os meus dennerli "made in Labutes77" estiveram num aquário a pH=6.8-7, 6 meses, sem problemas e até reproduziram, mas acho que os 4-5 cm de substrato Fluval granulado no fundo e a presencia de plantas e musgos não ajudaram muito a ter o nivel de bacterias baixo e a história tantas vezes contada repitiou-se no meu aquário.

 

Quando tenha os camarões, já contaré mais, até agora é só manter os dedos cruzados para que a importação corra bem.

 

Um abraço e deixo uma foto do aquário que esta a espera dos camarões, e que tem mudado muito do conceito inicial:

 

_A286628_zps538adbb1.jpg

 

As rochas estao a cobrir um filtro de esponja enorme para este aquário: Boyu SF-104 que coloquei de maneira que fosse fácil retirar para limpar. Ainda estou a espera dum segundo filtro: Dennerle Nano corner filter de-5925 para colocar na parte esquerda, pós o filtro de esponja detrás das rochas não vá fazer muito com a sujidade da parte delantera… Vá ser muito difícil ter o aquário bonito. mas mais uma vez o propósito é outro e a imaginação não e muita :D:D:D

A areia é só uma capa fina que permite não ver o vidrio do fundo. Vamos ver se há sorte!!!

 

abraço,

 

Pol

Editado por polnadal
  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

aqui ficam 2 fotos frontal e lateral do meu nano.

Eu sei que o aquascapping não é o meu ponto forte mas tampoco é o objetivo :D:D e gosto que os animais tenham muitos escondites para jogar. Paresce mais um aquário para killies que para a minha fauna, mas camarões e peixes gostam muito da anubia e os alevinos usam o musgo quando a mãe fica chata :D:D

Fauna: 8-10 Tylomelanias sp yellow (4 adultos); 8-10 Planorbis corneus vermelhos, 15-20 Red cherries e 20-25 tiger teddies (5 adultos) e alguns caracois e copépodos que não convidei mas sao bem-vindos na "nano-house".

 

 

Nanotankfront-1-2_zpsc06e0ce6.jpg

 

Nanotankside-1_zps6f1d52aa.jpg

Editado por polnadal
  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

mmmm tenho que descobrir que lente uso o Chris.

vou encomendar uma 50mm f1.8 para experimentar antes de fazer o grande desembolso duma macro. :D

 

Um "update" em tanto que sigo a espera dos camarões: o aquário para eles tem crescido de 30l a 80l :D:D:D. A ver se consigo que os parámetros todos sejam mais controlados.

 

cmps

 

Pol.

 

P.S. Tenho certeza que com a minha sorte os camarões finalmente vao chegar quando nao estou em casa (quarta-sexta).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu sei mas tinha a "esperança" de que tiveram mais uma semana de demora :D:D:D

heheheh,

 

vamos ver se há sorte e chegam os 60 em perfeitas condições,

 

então acho que tem uma das macros mais caras do mercado, um dia vou mandar-lhe um email para perguntar isso :D:D, mas deveria vender muitos camarões para fazer esse gasto, lol

 

cmps

 

Pol

Editado por polnadal
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Lol ele não faz criação ,ele às vezes até os dá, Ah pois é, no caso desta Revista foram os criadores que lhes enviaram os camarões, para ele fotografar.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Então já sei o que quero ser quando fora grande: fotografo de camarões (para receber grátis os melhores camarões de cada criador :D:D:D)

 

cmps e obrigado pelo MP

 

Pol

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite,

 

os amigos dos Sulawesi nao tiveramos muita sorte na ultima importação (mais sorte na próxima e muito agradecido ao Ricardo por ter tentado conseguir os meninos e pelo trabalho e dinheiro que isto tem custado!!!), mas deixo um camarão dum lote que foi oferecido hoje pelo Antonio Violante (recomendo uma visita ao Antonio, merece a pena ver isso que tem lá!!!)

 

Cooloneigot-1-2_zpsa111db59.jpg

 

Paulo, e quase um Mo's crazy shrimp :D:D:D

 

cmps

 

Pol

Editado por polnadal
Link to comment
Partilhar nas redes sociais