Custo Total do meu aquário de 60L


Recommended Posts

Boas pessoal,

 

Acabei de montar o meu aquário de 60L e decidi fazer um levantamento de todo o dinheiro que gastei no aquário durante a sua montagem...

Acho que será um guia útil para quem quer iniciar neste campo maravilhoso da aquariofilia…

Ora vejamos então:

 

 

(Artigo) Euros

 

Filtro Interno Duetto Dj100 (350L/H) 30,50€

Termóstato de 75 Watts da Tetra :lol: 13€

Lã de vidro 3€

Termómetro 1,50€

Papel de fundo 60cm (Azul, idêntico ao fundo do oceano) 3,50€

Areão Preto 11€

 

Lâmpadas:

1 Gro-Lux da Sylvania 15W 8,50€

1 Daylight 15W 7,50€

2 Lampadas Compactas de 15W e 6500K :wink: 3€

 

Custos da calha (feita manualmente)

4 Suportes para lampadas florescentes 4€

2 Casquilhos E-27 4€

Interruptor 1€

Balastro 3,50€ Fio eléctrico (4m de fio branco para o interior da calha) 0,50€

Fio eléctrico (2m de fio duplo) 2€

Ficha para ligar á corrente 2€

Vidro 3mm (para proteger as lâmpadas da água) 1€

Calha de alumínio para suster o vidro 3€

Parafusos com porca (para prender a calha) 1€

Lata de spray prateado para pintar a calha 2€

 

Reactor Caseiro de CO2 (ainda não utilizado por insuficiência de plantas no aqua)

 

Válvula anti-retorno 3€

Tubo 2m (para ligar reactor com entrada de ar do filtro) 1€

Pacote de Bicarbonato de sódio 1€

Fermento 1€

Açúcar (epa, penso ser escusado colocar isto)

 

Outros

 

2 Neons Azuis 10cm (moonlight…simplesmente lindo) 12€

Transformador (para ligar os neons á corrente) 4€

Testes de Ph 8€

Comida para peixes 5€

Fertilizante para as plantas 6,50€

 

 

TOTAL 147.50€

 

Como podem ver, esta brincadeira não me saiu muito barata não…:?

Se repararem com atenção, eu nem coloquei substrato no aqua, o que me diminuiu os custos e ainda nem comprei os testes de amónia e nitratos...

È claro que existem algumas coisas desnecessárias naquilo que comprei, como por exemplo os Neos azuis (k fica lindo no aqua :roll: ) a título de exemplo…

Encotrei alguns materiais mais baratos do que os que comprei, mas a diferença não era muito grande….e acreditem que tentei sempre jogar com a melhor qualidade e o melhor preço…e corri muito da minha cidade para encontrar os melhores preços…por exemplo, o que me surpreendeu mais foi o termóstato, encontrei numa superfície comercial por 13€ e noutra superfície, o mesmo termóstato (exactamente igual) custava 25€:?... tenham muito cuidado com o que compram…na loja da especialidade, apesar de a marca ser diferente e melhor, ficava-me por 24€.

Já comprei algumas plantas que ficaram-me por cerca de 6€, mas decidi não contar com elas no orçamento.

Para um aquário de 60L, este hobby saiu-me um bocado caro e ainda sem peixes…muitos de vocês provavelmente conseguiriam fazer o mesmo por um preço mais razoável, mas nas condições em que me encontro isto foi quanto eu gastei…

Haaa, já me ia esquecendo…o aquário não foi comprado agora pois tinha-o á 4 anos e estava inactivo…se quiserem acrescentar o preço do aqua…por aquilo que vi, podem comprar 1 de 60L por 25-30€….

Não se esqueçam que ainda podem adicionar, dependedo das circunstancias de cada um, um movél para suportar o aquário, o aspirador de fundos, limpador magnético e por ai além..............................

Os preços que coloquei estão arredondados, mas o valor exacto foge por cerca de 1€ do valor apresentado…

Conclusão…apesar de o material comprado ser de qualidade, o meu bolso ainda chorou um bocado. Contudo, se quiserem optar por uma solução mais barata…podem recorrer aos aquários em Kit, talvez vos sai mais barato, apesar de não acreditar que a qualidade seja melhor ou similar…para além disso, um aquário em kit não permite personalizar o setup do nosso aqua ao máximo desejável….mas como em tudo na vida, são opiniões e cada um faz o que bem entender da sua vida…

 

Espero que este tópico tenha sido útil a tds vós…

 

Cumps e obrigado por tudo

 

PS - Desculpem la o desalinhamento dos preços, mas n sabia como alinha-los aki, ja k ao copiar do word isto saiu uma salada de letras e numeros.... :oops:

Fábio Martins

Faro - Algarve

 

www.fabiomartins.org/blog

A minha galeria fotográfica

 

"Never Never Never Give Up" - Winston Churchill

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

LOL. A mim, para um aquário de 54 litros, só a iluminação ( 2 x 36 W da Lifetech ) custaram € 111 e o areão € 54...

"Is is possible to learn this power? - Not... From a Jedi."

 

|==|================ ================|==|

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

N tenho camara por enkanto...mas assim k tiver ponho umas fotos...talvez daki a 2 dias ja tenha ela de volta :D

 

Fikem bem

Fábio Martins

Faro - Algarve

 

www.fabiomartins.org/blog

A minha galeria fotográfica

 

"Never Never Never Give Up" - Winston Churchill

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu tb gastei muito mais que isso. Bastou adicionar um tronco de jeito, uma boa iluminação e co2. depois, inevitavelmente vieram as plantas e foi o disparate total: fertilizante, livros, testes, etc... já me fartei de gastar dinheiro. Mas está a valer a pena. :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois, só me falta mesmo os 3 troncos arredondados e bem castanhos k kero meter no aqua...pelo menos para fazer o que tinha em mente...mas ta dificil de encontrar os malditos troncos...na loja nao vendem akilo que quero...por isso, vou aguardando ate que a sorte me bata a porta...

Vendo bem, ate nem gastei assim tanto dinheiro, visto a quantidade de material que comprei...mas para um estudante, sem a ajudinha da mama :) ,custa sempre mais! :)

Mas tb, ate agora ta a valer mt a pena...isto começa a tornar-se num vicio desgraçado... :):?:) ...ja eu ando a pensar em fazer um de 200L no verao, vamos ver se o ministro das finanças me da uma ajudinha :)

 

Fikem bem

Fábio Martins

Faro - Algarve

 

www.fabiomartins.org/blog

A minha galeria fotográfica

 

"Never Never Never Give Up" - Winston Churchill

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não, mandei vir pela net..na verdade, os neons custaram 9€, mas paguei mais 3€ de portes...mandei-te uma MP para a dizer k site utilizei, para n andar a fazer publicidade gratuita...

 

Fika bem...

Fábio Martins

Faro - Algarve

 

www.fabiomartins.org/blog

A minha galeria fotográfica

 

"Never Never Never Give Up" - Winston Churchill

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.