Aquário Plantado - O meu primeiro projecto


caesarsousa

Recommended Posts

Boas pessoal!

Depois de ter visitado o vosso fórum, e de ter passado em algumas lojas da especialidade, lá me decidi e comprei o meu primeiro Aqua à um mês atrás, gostava de pedir a vossa opinião e saber se estou a fazer alguma coisa errada ou em que posso melhorar!

 

Aquário: Kit Coccon 7 (45x32x30cm): 43Lts

 

Flora: Hydrocotyle tripartia, Pogostemon erectus, Vesicularia ferriel "weeping"

 

Fauna: 5 X red Cherry, 3 X caridina japónica, 2 X Beaufortia, 2 Neritinas (ainda só comprei a equipa de limpeza)

 

Materiais decorativos: Tronco com duas pedras, não sei a qualidade nem de uma coisa nem de outra....

 

 

Ficam aqui as fotos para saber a vossa opinião!

 

http://s1275.beta.photobucket.com/user/caesarsousa/media/2013-02-25214937_zpsf0101dce.jpg.html?sort=3&o=12

http://s1275.beta.photobucket.com/user/caesarsousa/media/2013-02-25214707_zpsc49b9446.jpg.html?sort=3&o=19

http://s1275.beta.photobucket.com/user/caesarsousa/media/2013-02-27220545_zpsb72e306c.jpg.html?sort=3&o=9

http://s1275.beta.photobucket.com/user/caesarsousa/media/2013-02-27221619_zps9ea0b977.jpg.html?sort=3&o=0

http://s1275.beta.photobucket.com/user/caesarsousa/media/2013-02-27220508_zps519da268.jpg.html?sort=3&o=11

http://s1275.beta.photobucket.com/user/caesarsousa/media/2013-02-25214822_zps7f374d73.jpg.html?sort=3&o=15

 

 

Abraço

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já me decidi...

5 X Cardinais

5 X Boraras

 

Resultado após 24H morreram 4 boraras, quando cheguei a casa tavam os camarões a comer os restos... e a que sobrou quase nem se mexe!!

Tenho a água dentro dos parâmetros todos!

Alguém sabe o que pode ter acontecido?!

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Fizeste o acondicionamento dos peixes para a água do aquário? Olha que não é apenas tirá-los do saco onde vieram e despejá-los no aquário!

 

cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Em termos de produtos só tenho metido um anti cloro a cada mudança de água como o senhor que me vendeu o aquário disse, tenho mudado 10lts de água todas as semanas e os peixes só foram para a água ao final de ter o aquário há 3 semanas e uma semana depois da equipa de limpeza e tiveram 2 horas no saco antes de entrar dentro de água e fui misturando água do meu aqua tal e qual o senhor da loja recomendou.... Os cardinais estão de perfeita saúde e a borara que sobrou também ainda vive, está um bocado parado mas vai comendo... não sei mesmo o que se passou... agora estou hesitante em meter mais peixes... gosto muito de ramirezis estava a pensar em meter um casal e depois mais 3 ou 4 peixes de cardume pequeninos... Que vocês acham?!

 

Cumps!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Um casal de ramirezis não dá para esse aquário, é muito pequeno... Já um de 60lt é pouco para eles, quanto mais com outros peixes :/

 

Eu ia mais com os rasboras, neons, guppies, etc...

 

cumps, David

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não, os camarões não fazem mal aos peixes... O máximo que podia acontecer era ser os cardinais a limpar os camarões.

 

Não estará esse escondido algures?

 

cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Escondido não está... ja vasculhei tudo e nem para comer aparece e os restantes 4 continuam a sua vidinha em cardume...

Álvaro e se for o que você diz o que devo fazer??! Tiro os restantes peixes que estão lá dentro (4 cardinais e 2 beaufortia) ou deixo estar e pode ser que se safem?!

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

em relação ao ciclo, poderá não ter sido finalizado...mas isso é um processo permanente, devido a estarmos a adicionar novos peixes.

Caso algum dos parametros esteja fora do normal, poderão ser efetuadas mais TPA's, por exemplo 10 litros de 2 em dois dias(cerca de 25%).

não sei se vale a pena retirares os peixes do aquário, tens alternativas onde os colocar?.

Cumps.

Robin

O homem que tirava aos ricos para dar aos pobres( tiro a mim próprio e dou aos peixes).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Subscrevo também :)

 

Mas já agora, não terás um kit de testes para fazer umas medições?

 

cumps

Editado por dg12
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas novamente pessoal, até agora ainda não tive mais infelicidade nenhuma com o resto dos peixes... Agora surge outra preocupação, tenho 3 red cherrys pranhas... Que peixe sugerem que eu compre para controlar o excesso de camarões??! Que predadores temos para aquários plantados??!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

tens kribensis, ramirezis e apistogramas, que são peixes já com um tamanho razoável para o aquário.

o caso dos botias não deve ser considerado por causa das plantas....mas limpavam de certeza os camarões.

Robin

O homem que tirava aos ricos para dar aos pobres( tiro a mim próprio e dou aos peixes).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Boas pessoal, desde os meus ultimos posts, comprei um ramirezi macho porque adoro o peixe, o problema foi que já papou os meus 5 red cherrys e uma caridina japónica no entanto não tem demonstrado agressividade nenhuma para os outros peixes... Por isso pergunto que peixes de limpeza posso eu comprar que possam fazer o mesmo trabalho das caridinas japónicas??!

Abraço!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, para peixes que podem comer algas ou restos de comida de fundo,

Pois não conheço peixes de limpeza.... ainda não vi um com uma vassoura nem esfregona :sorry:

 

Bem continuando:

 

Fundo, as Típicas corydoras : recomendo as pygmeus ou habrouse máx, size 2 cm

Fundo/vidros: Ancistrus (adoro este peixe)

Vidros: Otocinclus (peixe algo delicado no início, mas autênticos tanques depois de bem alimentados e habituados)

 

Bem agora é só escolher.

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Boas!!! caro amigo, parabéns o teu aqua está muito bem, agora em

relação as corydoras, não era melhor esperar que as plantas se agarrem melhor?

é que elas vão fuçar isso tudo.

Cumps!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Alguém te devia ter avisado que qualquer dos peixes que aí tens, ainda para mais com o aquário pouco plantado, ia-te arrasar a prol toda de camarões.. isso de serem uma praga é grande treta, se não for um matagal desgraçado os peixes dão conta das crias todinhas.

 

Quanto mais um predador como o ramirezi, claro que te papou tudo.

 

Ficas-te limitado quando o colocaste, e a meu ver em nanos como o teu fica bem são peixes pequenos, de cardume, para dar vida ao aquário e cor.

 

Agora com o ramirezi há pouco para te dizer... Crustáceos esquece (só caracolada), e uns peixitos amazónicos para ele e pronto, nada mais a fazer.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu tenho ramirezis com caridinas japónicas e red cherries e nunca tive problemas, eles nem lhes ligam, e comem todos do mesmo... biggrin.png' alt=':biggn:'> biggrin.png' alt=':biggn:'> biggrin.png' alt=':biggn:'>

Se calhar ele veio foi com fome e apetecia-lhe marisco...ou então pode ter sido de não ter fêmea para correr atrás...

O aquário está muito bonito.

 

cumps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.