Projeto - Cubo da Vodafone! (AJUDA!!)


LuanaP.

Recommended Posts

Olá, bom dia.

 

Sou nova aqui no forúm e no mundo da aquariofilia.

 

Estou a começar um projeto com tipo uma caixa da Vodafone, mas maior!

 

Futuramente a casa de um Betta!

 

As minhas dúvidas, são:

 

- Os Bettas não gostam de águas muito "mexidas", por isso qual o filtro que recomendam?

 

- Termóstato, quantos Wt's seram precisos? (O aquário terá mais ou menos 15L brutos)

 

- Qual o melhor "produto" para ciclar o aquário?

 

- Quanto tempo terá de ficar a ciclar, 1 mês, certo?

 

- Quantos Wt's terá de ter a iluminação?

 

Desde já, obrigado!

 

Por Favor respondam!!

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia,

 

O ideal seria um filtro externo de cascata próprio para nano-aquários, para rentabilizares bem o espaço. Um termostato de 25w é o ideal para um aquário desse tamanho. Para ciclar um aquário o melhor é começares por por um pouco de comida todos os dias para que se decomponha e produza carga biológica, não compres produtos. Depois colocas o betta e fazes tpa´s, não precisas esperar um mês, é só não exagerares na comida quando o peixe já lá estiver e fazeres as tpa's. A iluminação depende, se quiseres colocar lá plantas muito exigentes precisas de 1 watt por litro pelo menos, se for para plantas menos exigentes, praticamente qualquer luz dá desde que seja flourescente.

Mais qualquer dúvida pergunta aqui no fórum.

Editado por David de Jesus

Cumprimentos,

 

David de Jesus

 

http://peixedourado.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu estava a pensar em meter umas plantas de plástico, mas que parecessem plantas mesmo, mas têm de ser aquelas feitas de seda ou outra coisa, para não rasgarem/cortarem a cauda do Betta, certo?

 

Sabes onde encontrar aqui na zona de Setúbal, filtros de cascata com preços acessíveis?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu estava a pensar em meter umas plantas de plástico, mas que parecessem plantas mesmo, mas têm de ser aquelas feitas de seda ou outra coisa, para não rasgarem/cortarem a cauda do Betta, certo?

 

Sabes onde encontrar aqui na zona de Setúbal, filtros de cascata com preços acessíveis?

 

 

Hm...Fórum Montijo eventualmente. Mas se puderes passa pela KoiPark, junto ao Fórum Almada. São uma boa referência em aquariofilia.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim, já lá fui umas quantas vezes, mas nunca tive muita atenção para os filtros, porque ainda não tinha este projeto em mente!

 

Mas têm preços acessíveis quanto a filtros de cascata e outros equipamentos?

 

Já agora posso usar areia como substrato??

Editado por LuanaP.
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não tenho reparado se essas lojas têm desses filtros ultimamente e nem preços, mas tens uma boa alternativa que é mandar vir, um dos patrocinadores do fórum está a vender este por exemplo, que me parece ideal para o que pretendes:

 

http://www.aquaeden-shop.net/AguaDoce/produto_view.php?id=1619&pageNum_AquarioRS=0&idcat=184&cat=&subcat=&menu=74

 

Quanto às plantas, se puseres de plástico o mais normal é daqui a uns tempos arrependeres-te e quereres por naturais, é o costume :) há pouco exigentes que podes colocar num aquário desse tamanho, uma anubia nana, ou dentro de outro tipo ceratophylum, sei lá, há várias.

Cumprimentos,

 

David de Jesus

 

http://peixedourado.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

E pode-se usar areia como substrato?

 

Eu gosto de plantas naturais, mas não estou mesmo virada para isso, até porque "tenho" outro aquário cá em casa, que tem 2 vallisnérias e 2 anubias nanas, e mais uma que não me lembro o nome, neste aquário queria só plantas artificiais mas em seda, para não rasgar/cortar as barbatanas do Betta.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Isso com ou sem plantas é igual, só que com plantas tens que ter atenção para não as desenraizar, aspirar com sifão e remexer um pouco para a areia não formar crosta.

Cumprimentos,

 

David de Jesus

 

http://peixedourado.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estás a falar com a areia antes de ir para o aquário ou quando já lá estiver dentro e fizeres a manutenção regular?

Cumprimentos,

 

David de Jesus

 

http://peixedourado.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se comprares areia inerte, que é o aconselhável, basta passá-la por água. Areia da praia não aconselho, mas se o fizeres é fervê-la e lavá-la várias vezes até sair o sal.

Cumprimentos,

 

David de Jesus

 

http://peixedourado.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acho que vou optar pela areia sílica do Maxmat, eu queria uma branquinha, e aquela é barata e tenho um Maxmat aqui mesmo ao pé!

 

Então aqui vai o Hardscape(?) do aquário:

 

Equipamento:

 

- Termóstato 25W;

- Filtro Cascata 200L/h;

- Candeeiro;

 

Substrato:

 

- Areia Sílica;

 

Fauna:

 

- Betta Splendens;

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O que é que recomendas quanto ao filtro?

 

Já agora preferias 1 Betta macho ou 2/3 Bettas fêmeas?

 

O que devo fazer à areia antes de a meter no aquário? Algum processo de limpeza?

Editado por LuanaP.
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Um filtro numa resposta que ja te indicaram acima talvez seja o ideal.Quanto aos bettas nao te posso ajudar muito pois não sou muito entendedor deles.

 

Quanto à areia podes passar apenas por agua corrente,em principio nao é preciso mais nada

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.