Recommended Posts

Publicado

Amigos, a foto anexa mostra bem um dos muitos problemas que tenho no meu aquário plantado, tenho algumas especies de plantas que ganham com facilidade uma pelosidade curta (algas???) que me atrofia por completo o crescimento da planta, por vezes rebentam uma ou duas folhas no topo da planta que logo se cobre desta alga impossibilitando o desenvolvimento da especie. Tenho 180W para 160L reais do aquário mas raramente consigo passar além dos 60W isto porque á medida que aumento a intensidade luminosa o problema agrava-se e estende-se a outras espécies.

Não percebo como isto acontece pois faço injecção de CO2 caseiro, tenho a luz de 8-10 horas, faço adubação de macro e micronutrientes e a minha água nunca tem mais de 0.5 PPM de Fosfatos...portanto reunia todas as condições para não ter algas, não vos partece?

Plantas como musgo de java e e fetos de java ganham este filamentos que ás vezes retiro manualmente sob a forma de fios completos que se agarram aos dedos, não percebo o que se passa e porque não posso tirar efeito de todas a capacidade de iluminação que tenho instalada. Será que me poderiam dar uma ajuda...

Pic_4352_3.jpg

Luís Lima

Publicado:

boas

realmente esse filamento de algas sao um problema

tu tens nesse teu aqua as condiçoes optimas para as plantas mas para as algas tb pois elas alimentam se do mm que as plantas, eu aconselhavate a comprares numa catrefada de ottos de caridinas e de LDA25 sem eles o teu aquario vai estar sp minado de algas e mm com eles vai sp ter algumas, pemso que e inevitavel.

abraços e boa sorte

abraços

Publicado:

Mais do que remediar há que resolver o caso.

Parece-me que com essa luminosidade tens de ter atenção extra aos pareametros da água.

Experimenta reduzir as quantidades de adubação. (numa primeira fase o ideal era romper com a adubação durante 2 semanas) e a redução da luz.

Há medida que as algas forem diminuindo a velocidade de crescimento, podes ir experimentando e aumentar a luz e os nutrientes até um ponto de equilibrio.