Duvida de Leigo


Recommended Posts

Olá a todos.

Gostaria que alguém me ajudasse no seguinte assunto.

Estou a montar um aqua de +/- 500 l, no qual gostaria de adicionar uma sump.

A minha duvida esta em relação aos caudais de entrada e saída.

Como faço a relação?

Por ex. para um tubo de saída, por gravidade de 1 ¼ polegada, qual ao volume de saída da bomba? 3500l/h chega?

Existe alguma maneira de equilibrar os caudais? Terá que ser com uma torneira no de saída?

Qual o caudal de um tubo de 1 ¼ polegada?

Pelas minhas contas rondará os 800 l/h. Estou errado?

Existe alguma fórmula matemática (não de medição in loco) para esse cálculo?

 

Muito obrigado :wink:

Rui

RUI36

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva Rui,

 

nao existe nenhuma relaçao entre o caudal de agua de um tubo de escoamento de agua para a sump e o caudal da bomba de retorno! tens e de escolher a largura do tubo de forma a que seja dificil ele entupir e uma bomba com um caudal suficientemente forte de forma a elevar a agua ao teu aquario e deveras respeitar a largura do tubo de saida de agua da bomba (penso que normalmente nas Eheim e nas Ocean Runner o tubo e de 25mm - pelo menos nas minhas e!)

 

nao sei se ja viste alguma sump a funcionar, mas o que acontece e que tu enches o aquario ate cair a 1ª gota d agua na sump, depois e que enches a sump. o que vai acontecer e que quando ligares a bomba de retorno o nivel no aquario vai aumentar, e a agua vai cair, por gravidade, no escoamento, voltando a sump, e assim sucessivamente (ou seja o caudal no escoamento e igual ao caudal da bomba de retorno!)

 

quanto as larguras que mencionas nao sei, pois nao sei qual e o seu equivalente em mm... mas no meu aquario os tubos de escoamento sao de 32mm (tenho 1 normal e outro de emergencia, caso o 1º entupa!)

 

espero ter esclarecido a tua duvida,

abraço,

Miguel Mendes

100 PIXEL DE ALTURA MÁXIMA...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Terá que ser com uma torneira no de saída?

 

Nunca faças isso :!:

Estrangular o caudal das bombas de retorno diminui-lhes drasticamente o tempo de vida.

Segue os conselhos do Miguel e faz mais do que um furo de escoamento (o maior que puderes) para não haver azar

Cumprimentos,

 

Paulo Duarte

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

Obrigado.

Quanto a medida dos tubos, os tais 1 1/4 polegadas são 32mm

A minha bomba é hydor de 3500 l/h e tem um tubo de saida de 25 mm.

Posso tambem utilizar em substituição desta uma dymax, que debita 5000 l/h, no entanto , duvido desta quantidade e da sua fiabilidade, optando pela hydor.

Só Mais uma questão.

Vou optar por uma coluna seco/humido, a que distancia deverá ficar da sup. do aqua?

O aqua terá 65 cm, estou a apontar para os 60.

Estarei correcto?

Mais uma vez obrigado.

Rui

RUI36

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...
Estrangular o caudal das bombas de retorno diminui-lhes drasticamente o tempo de vida.

 

Isso é verdade se estrangulares na saída da bomba, na entrada não tem problema ...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.