Criação de Escalares Contaminada


Jony

Recommended Posts

Boas,

 

Tenho uma pequena criação de escalares mas ultimamente tenho tido n problemas.

 

Comecei a ter problemas desde o dia que sai à pressa para o trabalho depois de alimentar a bicharada e esqueci de uma placa de KG de artenia congelada em cima do aqua, e que este descongelou e caiu cerca de 100gr dentro do aqua começando a matar tudo.

 

Pensei que já tinha tudo resolvido depois de perder perto de 1000 escalares mas pelos vistos ainda ficou algum parasita na Sump depois de uma total limpeza.

 

O sintoma que noto neles é que ficam com as barbatanas caudais coladas e depois acabam por morrer. que doença será esta e qual a forma de a eliminar???

 

Cumprimentos

Cumprimentos

-------------------------------------------------------

Meu Aquario de 240L: http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=53516

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

caiu cerca de 100gr dentro do aqua começando a matar tudo.

Aconteceu à muito tempo? O que fizeste depois disto (para além de limpar a sump)?

 

À partida podem ser 2 coisas: ou ataque bacteriano ou então algum problema com parasitas.

 

Se morrem muito rapidamente e notas algum tipo de ferida/barbatanas "roídas" são bactérias.

Se deixam de comer e andam pelos cantos do aquário meios apáticos são parasitas. Talvez Dactylogyrus. Pode ter havido uma "explosão" de parasitas devido à má qualidade da água (é bastante comum).

 

Para bactérias usa Bactopur Direct. Para parasitas podes utilizar formalina ou Praziquantel.

 

Se usares formalina ou Direct tens de controlar a amônia/nitritos e fazer muitas TPA's (ou juntar Cycle).

Pelo sim pelo não, podes também utilizar os dois combinados (ao mesmo tempo).

Cumprimentos,

Nuno

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Nuno,

 

Foi exactamente tudo isso que fiz, e notei melhorias.

 

Agora passado mais de 1 mes julguei que já estava tudo estavel, mas pelos vistos não pois coloquei lá novas criações e já se foram 50% deles.

 

O que notei é que tinha o PH muito baixo 5 e agora levantei para 6,2 vamos ver se agora noto melhorias, pois ouvi dizer que o PH tb provoca isso.

Cumprimentos

-------------------------------------------------------

Meu Aquario de 240L: http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=53516

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pelo teu texto estou certo que deverás ter um excesso de população no aquario.

Os peixes estão a morrer envenenados porque a carga organica no aquario é bastante grande e com agravante que na presença de um ph tão baixa o filtro biologico quase não existe.

As minhas dicas são:

 

Reduzir o numero de peixes no aquario

Elevar o ph gradualmente

mudanças de aguas normais

e para a cauda fechada colocar sal no aquario

 

Umas plantas dentro de vasos ajudam a reduzir os niveis de toxinas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não não tenho excesso de população, pois em 300L de aqua + 60L de sump tenho +/- 50 escalares com 1 cm.

 

O PH por está tão baixo é mesmo por ser daqui ele costuma sair a 6,4 da torneira e se me discuido vai para os 5 com muita facilidade.

 

Tudo o que disses-te foi o que fiz mas o sal na volta devia experimentar tb. qual a porção que aconselhas???

Cumprimentos

-------------------------------------------------------

Meu Aquario de 240L: http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=53516

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O sal é a olho. Eu costumava dar aos discus recem chegados que não se adaptavam nas melhores condições devido as longas viagens um punho fechado cheio de sal para cada 100l de agua. Ora se tu tens 300 l então tres maos ou punhos fechados de sal. O teu ph desce depressa devido provavelmente a dureza também baixa da agua e tudo isto associado a um sistema de criação onde habitam várias centenas de peixes. De facto 50 peixes para 300 l é pouco mas o importante é saber quantos eram quando tudo começou. Eu pensei que fossem mais pelos factos que ocorreram e pelo número que referiste no inicio. Os 50 peixes de agora não são muitos mas o problema continua dentro do aquario

Link to comment
Partilhar nas redes sociais