Iniciante Reef 90l


daniel91

Recommended Posts

Olá pessoal, sou o Daniel, Valença do Minho, 21anos.
Já ando neste Hobby desde os 12 anos e vim sempre evoluindo, devagar mas sempre com bons resultados, ultimamente ando a fazer pesquisas sobre aquários salgados, e gostava de ter a vossa ajuda para não cometer grandes erros na iniciação do salgado, as minhas duvidas são algumas:

-Tenho aqui em casa um aquário de 90litros, será que posso utilizar como um nano reef?
-Tenho aqui um refletor de 4x24watt, T5, o que me dizem ?
- Que tipo de filtração acham que devo utilizar ?

O que eu pretendo é uma coisa simples para começar, pretendo ir muito devagar para aprender as coisas,
Muito Obrigado. 1.gif1.gif

CMP

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 65
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

  • 2 meses depois...

Após alguns meses de pesquisa dei inicio a minha pequena montagem do nano reef, já tenho algum material, como skimmer, overflow(chega-me esta semana) e calha 4.gif

Setup:

Aquário:80*29*39cm ( Comp*Larg*Alt),
Iluminação: 4x14watt 1000k,
Circulação: Aquael ReefCirculator 2600 L/H
Rocha Morta: Ainda não sei
Substracto: Areia de coral

Sump: Por definir
Escumador: Deltec APF600
Escoamento/Retorno: Magic pump 2200 l/h
Aquecimento: 1 x 200 Prodac
Kh, Ca e Mg: Método de Balling


Que acham?

Ainda tenho umas dúvidas quanto À Sump, como tenho uma mesa de pedra as medidas que eu tenho são 79,50cm altura, 46cm comprimento, 37cm largura.

Cmp

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Após alguns meses de pesquisa dei inicio a minha pequena montagem do nano reef, já tenho algum material, como skimmer, overflow(chega-me esta semana) e calha 4.gif

 

Setup:

 

Aquário:80*29*39cm ( Comp*Larg*Alt),

Iluminação: 4x14watt 1000k,

Circulação: Aquael ReefCirculator 2600 L/H

Rocha Morta: Ainda não sei

Substracto: Areia de coral

 

Sump: Por definir

Escumador: Deltec APF600

Escoamento/Retorno: Magic pump 2200 l/h

Aquecimento: 1 x 200 Prodac

Kh, Ca e Mg: Método de Balling

 

 

Que acham?

 

Ainda tenho umas dúvidas quanto À Sump, como tenho uma mesa de pedra as medidas que eu tenho são 79,50cm altura, 46cm comprimento, 37cm largura.

 

Cmp

sdc14902p.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oá Daniel

boa noite

em relação á iluminação, no seu ultimo post diz que tem 4x14W 10000K.

talvez tenha sido engano seu ao digitar, pois é muito pouca luz para um reef.

a 1ª hipótese 4x24W parece-me bem melhor.

aguardemos por mais opiniões

cumprimentos

Editado por afonso321
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É mesmo uma 4x14, mas futuramente aplico umas 4x24w.

 

O que me acha das medidas da sump?

40cm de altura, 46 comprimento e 35 de largura?

Gostava de aproveitar essa mesa, é que foi oferecida pelo meu pai e custa-me um pouco arranjar outra.

A prateleira do meio é para retirar!

Cmp

Obrigado pela ajuda

 

Fica aqui uma foto

sdc14902p.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Daniel

está esclarecida a situação da calha.

em relação á mesa, é bem bonita acho que deve mantê-la.

as dimensões da sump não tem nenhuma regra, pois a sump foi inventada para esconder o equipamento para que não se veja dentro do aquário, (embora a sump possa tem mais aplicações) mas depende de cada um de nós, portanto, se gosta da mesa, essa sump serve perfeitamente.

cumprimentos

Editado por afonso321
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estou a pensar numa Sump sem qualquer "divisória" de vidro no interior devido as dimensões.

Quando à altura da sump fica pelos 40cm, o nível da agua vai andar pelos 25 cm e fico com uma margem de 15 cm caso aconteça algum imprevisto!!

 

Sexta feira chega-me o overflow :)

 

Muito Obrigado pela ajuda,

 

Cmp desde Valença do Minho

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas de novo Daniel

quando eu for a Melgaço dou-lhe um toque e vou visitá-lo

a altura é boa e o nível de água também, quando montar o overflow, teste o nivel de água quando desligar a bomba de retorno para ficar com a leitura exata até onde vai a água no caso de lhe faltar a energia eléctrica.

eu tenho alguns aquários na garagem e por acaso tenho um overflow, e como sempre tive medo que ele desferrasse montei uma boia de nivel no aquário em série com a bomba de retorno de modo que se o overflow desferrar o aquário enche até á boia e depois desliga a bomba de retorno.

o seu escumador é muito bom eu tenho um igual e trabalha muito bem e está montado num sistema de 700 litros, pois no seu vai fazer um excelente trabalho.

cumprimentos

Editado por afonso321
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá pessoal já tenho mais novidades, finalmente consegui cortar a mesa de pedra e já colei os vidros da Sump.

 

Ficam aqui algumas fotos, aguardo opiniões.

 

 

sdc14916.jpg

 

 

 

sdc14920f.jpg

 

 

 

sdc14917.jpg

 

 

sdc14919v.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa Tarde...

 

Tenho umas pequenas duvidas, alguém sabe onde posso encontrar aquele fundo preto para colocar no vidro? será que aqueles dos chineses serve?

 

Ando louco à procura de uns tubos para a descida e não consigo encontrar em pvc, ainda não fui ao ikea, nem bricoking, é que aqui em Valença é difícil de encontrar, alguém sabe onde posso encontrar esses tubos de pvc ao outra alternativa?

 

Cmp e bom Domingo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá bom dia

conheço uma casa especializada em PVC todo o tipo de tubos , valvulas , curvas e cola etc.

chama-se "asc" eu compro no Tojal perto de Lisboa mas tem uma delegação no norte "maia" é possivel que enviem por transportadora ou ctt ??

a morada é: zona industrial da maia I, sector VII rua b , lote 118

4470-556 moreira maia

telf. 229444344 / 45

telm.962505533

fax 229419724

www.asc.pt

um abraço

Editado por afonso321
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite...

 

Mais uma vez Obrigado Sr Afonso pela sua grande ajuda!!! Tem sido incrível Muito Obrigado,

 

Finalmente encontrei os tubos de descida para ligar do overflow à Sump, confesso que não foi fácil, mas hoje peguei na minha carrinha e foi a Espanha e finalmente encontrei os tubos de 2.5mm.

Tenho um problema no Overflow, infelizmente não ficou muito encostado ao vidro de dentro, fiquei com pouco espaço e nao ia puxar a mesa mais para a frente porque fica mal :( Acham que tem algum problema?

 

Cmp

 

Fica aqui umas fotografias da minha evolução;

 

sdc14931k.jpg


 

 

 

 

sdc14932f.jpg

 

 

sdc14934.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Daniel boa noite

em relação ao funcionamento não tem problema, apenas o aspecto estético.

em vez do overflow há quem fure o vidro por trás monta um cotovelo 90º e use uma pinha para o escoamento (em vez do pente), sempre ocupa menos espaço dentro do aquário, mas , opções há muitas, acho que deve seguir da forma que pretende, faço votos que corra tudo bem, cá estaremos para apreciar esse projecto

cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá novamente,

 

Relativamente ao Overflow nao fica lá muito bem esteticamente, mas pronto :) estava bom de preço e eu aproveitei e optei por anular o furo.

 

Quanto aos tubos de subida.... acham que deveria optar por 2.5 mm ? Igual ao da descida ?

 

 

Cmp

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia Daniel , os membros certos ainda não apareceram mas, hão-de aparecer para uma ajuda.

eu colocava no mínimo igual diâmetro, também com uma valvula igual á que se vê na foto, pois servirá para regular a pressão de acordo com o escoamento do overflow .

cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais