AJUDA URGENTE >>> evolução muito rápida


Lucky strike

Recommended Posts

Boas a todos.

 

Aquário de 96L (80x30x40) com 16neons, 4 gupys e 3 platys e 2 ancystrus.

Plantas: cobomba, alternanthera pink, egeria e eleocharis mini.

filtro fluval 406, iluminação 3x24W com reflectores 12h dia.

injecção de CO2 caseiro com concentração de 20mg/L.

 

Em cerca de 3 dias apareceram-me nas plantas uma espécie de raízes. Aparecem em toda a altura da planta mas com maior incidência na porção inferior. Parecem-se raízes, de aspecto amarelo.

A planta cresce relativamente bem, mas aqueles fios são muito inestéticos. O que me faz duvidas disto, é que os fios desenvolvem-se exclusivamente a partir do caule da planta, como se fossem raízes. Aliás... eu diria que são exactamente iguais ás raízes subterrãneas das plantas, porque retirei um pé de cobomba e não encontrei diferença entre as raízes verdadeiras e estas que se formam a partir do caule.

 

deixo aqui os parâmetros da água:

 

pH: 7.5

kh e gH: 10

NH4: 0.2

NO2: 0

NO3: 10 ppm

PO4: 0

CO2: 10-15 ppm

 

Fertilizo com trópica liquidos premium e specialized e a semana passada, visto que trópica não contém potássio, fertilizei com KCL. foi precisamente a partir dessa altura que notei um aumento maior deste problema, mas nos últimos 3 dias, foi tipo relâmpago.

 

dsc00136cf.jpg

 

dsc00137kol.jpg

 

dsc00138gn.jpg

 

A minha grande dúvida é se isto são as terríveis GREEN HAIR ALGAE??????? honestamente, não me parecem. Vi alguns sites de algas e o mais parecido que encontrei foi isto Staghorn (Compsopogon sp.)??? E a confirmar-se: é simplesmente uma das piores algas que se pode ter.

 

 

deixo aqui fotos. Requisito a vossa ajuda urgente. Como resolver este problema????

 

Preciso de ajuda rápido.

www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=212080#entry1222525

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Isso são mesmo raízes, não são nenhum tipo de algas.

Pois, eu já tinha ouvido falar de problemas de radificação, mas muito por alto.

Não sei a que se deve, nem como tratar.

Sei que começou sobretudo após a fertilização com 3gr de KCl sobre 96L brutos.

 

Que posso fazer?

 

São super fáceis de remover, é verdade, mas implicam que eu tire as plantas todas do aquário que está fora de questão. Elas nascem precisamente a partir dos nós do caule principal.

www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=212080#entry1222525

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

As minhas cambobas tinham os mesmos "sintomas" e penso que sejam mesmo raízes até porque as minhas na zona perto do substrato têm ainda mais raízes que se vão enterrando e acabam por dar rebentos que saem do caule junto ao solo, que se quiseres podes tirar e voltar a plantar.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pela ajuda.

alguém sabe se isto é causado por algum factor em particular, tipo, falta de luz, ou falta de um nutriente em específico?

 

mesmo que cresçam e originem rebentos, são relativamente inesteticas e dão um ar selvagem ao plantado.

 

isto resolve-se aumentando a fertilização?

www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=212080#entry1222525

Link to comment
Partilhar nas redes sociais