Dosear kalk Vs Evaporação


Hugo RSF

Recommended Posts

Boas,

gostaria de saber como é que vocês fizeram/fazem para determinar que quantidade de kalk podem/devem usar.

 

Ou seja, o kalk, para além de todos os benefícios que tem, tem de ser muito bem dosado, isto é, a água de kalk que entra tem de ser igual à água que evapora, correcto?

A minha questão é se existe alguma maneira de saber quanto kalk devemos/podemos injectar no sistema (por dia por exemplo).

 

Vocês fazem medidas no aquário/sump/refúgio, para saber quando a água sobe ou desce deum determinado valor?

 

Obrigado!

Está decidido: 200 x 100 x 65!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi...

Quanto á água evaporada, acabas por determinar por experiencia do dia á dia quanto é que tens de repor diariamente ou semanalmente ou como quiseres...

quanto ao kalk é todo aquele que puderes por desde que não tenhas grandes variaçoes de PH... para isso tens de o pingar se a concentração deste for muito grande...

Abraço...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mas o kalk que se acrescenta deve ser igual, em quantidade, à água evaporada, certo?

 

Vocês não fizeram marcas de valores mínimos e máximos que o aquário/sum/refugio pode ter, para ir controlando isso?

Está decidido: 200 x 100 x 65!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim, sim repor água evaporada com kalk! :P

 

A minha dúvida/preocupação é que o kalk, apesar de ser colocado a pingar, não pode ser em maior quantidade do que a água que evapora, correcto? Se assim não for criará descompensações de PH/H/calcio/etc, para além do facto de poder transbordar por ser mais água que aquela que o sistema comporta, certo?

 

Por exemplo em média o teu(vosso) aquário evapora quanta água por dia? Ou perguntado de outra forma: quanto kalk adicionam por dia?

Está decidido: 200 x 100 x 65!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi...

Mesmo que reponhas mais do que é necessario, nunca destabelizarás valores como calcio, kh etc,.. desde que seja bem doseado...

 

transbordar ??? a tua margem do sump não permiterá isso... a não ser que exageres bastante !!

 

em relação á quantidade de água, vais reparar nisso no dia á dia e facilmente chegaras a um valor diário que precisas... não existe uma regra porque varia em função da evaporaçã de aquario para aquario devido por exemplo á temperatura interior e exterior... existem varias variaveis e logo não dá para formular uma regra... o meu em média tem uma evaporação diária de 3/4 litros... mas de verão por exemplo terá muito mais... talvês o dobro....

Abraço...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Hugo,

 

Se bem entendi, a tua dúvida prende-se com o facto de não colocares kalk em excesso em relação ao que tens na água que evapora!

 

Este problema não existe - nunca poderás saber qual a concentração de kalk que está na água evaporada, uma vez que o kalk dissolve-se na água e os organismos do teu aquário absorvem os seus componentes.

 

No meu sistema a evaporação anda à roda de 1,5 litros dia e o que faço é marcar o nível óptimo e depois adiciono a quantidade de água com kalk suficiente para voltar a esse nível.

 

O kalk é preparado num recipiente de 5 litros, por isso não é todo adicionado de uma vez (coloco 2 colheres de chá mal cheias, para 5 litros de água) - podes preparar a solução de kalk e adicionar ao aqua durante 1 semana, sem que perca as suas propriedades.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

hugo, não sei se percebi bem a tua dúvida mas vou tentar ajudar. Quanto à quantidade de kalk, se é ao pó que te estás a referir, dissolves primeiro em água desmineralizada a quantidade suficiente até não poderes dissolver mais.

Ou seja, podes juntar mais pó (kalk?) mas não vais ter mais quantidade dissolvida. O excesso precipita e assenta no fundo do reservatório.

 

Depois despejas essa solução obtida no aqua gota a gota para compensar a evaporação.

 

Tal como diz o marco, a taxa de evaporação varia muito com os factores exteriores (humidade, temperatura). Se tiveres uma ventoinha a soprar na superficie da água ou um desumidificador na mesma divisão do aqua, a taxa de evaporação aumenta muito. A minha varia entre os 2 e os 5 litros diários.

 

Podes marcar a sump por fora. Eu antigamente tinha um autocolante que me servia de referência e tentava regular o pinga-pinga de forma a que o nível da água se mantivesse na linha do autocolante. A marca estava a 15cm do cimo da sump. Para transbordar tinha que despejar uns 20 litros de kalk muito depressa e com gota a gota isso não é muito provável não achas?

 

Mesmo que despeja-se os tais 20L, o problema não seria certamante a água no tapete mas sim o fim dos habitantes do aqua.

 

Como já deves ter lido noutras mensagens minhas, tive grandes dificuldades em manter o nivel constante e por isso montei o sistema de reposição automatica. Foi a melhor coisa que fiz até agora no aqua. Não consigo ver variações do nivel na minha sump e tenho o pH sempre elevado.

 

 

manklit

Aluga-se este espaço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A minha questão não era tanto em termos de possiveis variações nos parametros, mas unicamente de excesso de água. Se evaporarem 2 litros por dia e eu adicionar 3 litros por dia de kalk, o aquário vai transbordar mais tarde ou mais cedo... :P

 

Por isso o kalk deve ser em quantidade igual à água evaporada...

 

 

Pois Manklit é isso mesmo, terei de colocar uma marca no refugio... o problema é que o meu refúgio é muito pequeno em relação ao aquário, com a bomda a funcionar o nível da água está a +/- 15cm do topo do refugio também, mas se a bomba para o refúgio enche até quase ao topo... faltando pouco para transbordar. Ora se eu adicionar mais água que aquela que evapora e a bomba parar, tenho o chão da sala alagado e uma grande dor de cabeça... Este problema só se coloca em duas situações comulativas:

 

- Não controlar o nível todos os dias

- A bomba parar por longo período

 

É certo que nao seria muito vulgar isto acontecer, mas temos de pensar em tudo, certo? 8)

 

Obrigado eplas respostas!

Está decidido: 200 x 100 x 65!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mas porque razão havias tu de adicionar 3 litros em vez de 2????? Só se fosse por acidente!

 

É óbvio que deves adicionar quantidade igual à que se evapora.

 

Por isso tens que te manter de olho no nivel.

 

 

manklit

Aluga-se este espaço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mas porque razão havias tu de adicionar 3 litros em vez de 2????? Só se fosse por acidente!  
Se lá eu quanto tempo demora a encher o refúgio com pinga-pinga? :P Por isso e mesmo em pinga-pinga poderia adicionar mais do que evapora... Dá para perceber a minha dúvida?!

 

Isto porque eu pretendo ter um recipiente de 5 ou 10 litros com o kalk e não uma garrafa de soro todos os dias... e quanto tempo demora a vazar um garrafão de 5 litros em pinga-pinga? Depende do pinga-pinga, mas se for mais rápido do que evaporar 5 litros do meu sistema, e a bomba parar, então terei problemas...

Está decidido: 200 x 100 x 65!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu tinha um recipiente com 25-30L. A 2L/dia de evaporação durava duasa semanas a pingar uma gota a cada 2 seg/ aprox. Quando saía de casa via como estava o nivel e regulava o pinga. Quando chegava à noite, se o nivel estivesse acima, diminuia a velocidade, caso contrário aumentava.

 

Normalmente a taxa de pinga-pinga andave sempre à volta de uma pinga a cada um ou dois segundos. Quando evaporava 5L/dia, a taxa era superior a isso.

 

A uma gota a cada 1 ou 2 seg, não corres o perigo de transbordar a sump em, digamos 8 ou 10 horas. A não ser que tenhas uma sump muito pequena. A minha tem 85 L.

 

 

manklit

Aluga-se este espaço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ok, boa informação 8) assim já tenho um termos de comparação... :lol: Obrigado!

 

A uma gota a cada 1 ou 2 seg, não corres o perigo de transbordar a sump em, digamos 8 ou 10 horas. A não ser que tenhas uma sump muito pequena.

...e, acrescento eu, a bomba parar.

 

É evidente que é muito improvável, mas pode acontecer e se pode acontecer, preocupa-me... :!:  

 

Porque se a bomba parar a sump ficará com água quase pelo seu limite e pode transbordar. Diria que pode levar mais uns 2/3 litros de água apenas... :P

Está decidido: 200 x 100 x 65!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Em vez de teres uma bomba, arranja duas com metade do caudal, eheim de preferÊncia.

 

Podes também baixar o nivel da sump de maneira a poder levar mais água. Mesmo que fiques sem bomba durante um dia, provavelmente vais-te aperceber da ocorrência não? Se te ausentares durante mais tempo não te preocupes, pois sem bomba de retorno os animais acabam por morrer com ou sem inundação :P8):lol:

 

 

manklit

Aluga-se este espaço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Certo, é evidente que os peixes podem morrer se a luz faltar por mais que 4/5 horas (digo eu), mas isso não está em causa e é algo que todos (que não temos sistemas alternativos) estamos sujeitos...

 

A questão aqui é unicamente do transbordar da sump... Não posso baixar muito mais a sump, senão fico sem altura para colocar areão e macroalgas... :(

Está decidido: 200 x 100 x 65!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...

so uma pergunta, o kalk eh o "reef salt" com os trace elements e zooplancton, o buffer de ph e kh etc, neh? Será entao "Aqua medic Reef Salt" um exemplo desse kalk q voces falam tanto?? se sim axam q eh bom este sal?

We have captured the secret of the sea water and used it for the new formula of Aqua Medic Reef Salt. This new salt is the result of our 15 years of experience in the production of aquarium sea salt and our latest discoveries concerning the needs of corals, invertebrates, plants and fish in the coral reef aquarium.

Aqua Medic Reef Salt consists of chemically pure raw materials and is produced under current quality control by our laboratories. It has got a high calcium content, an additional pH puffer and is free of harmful chelators.

Aqua Medic Reef Salt consists of all positive trace elements and is accumulated with Iodine and Strontium. It is free of nitrate and phosphate and dissolves quickly without residue. Using Aqua Medic Reef Salt you create the best condition for a successful care and reproduction of sensitive corals, fish and reef mussels. Decide in favour of Aqua Medic Reef Salt - You will see the success in your animals.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Yen,

 

Estás a fazer uma grande confusão! :lol:

 

O Kalk é nem mais nem menos que uma abreviatura de Kalkwasser que é um termo implantado pelos aquariofilistas Alemães, consistindo numa solução de hidróxido de cálcio. Esta denominação é também utilizada para descrever o "pó" que adicionamos à água de reposição que nos permite aumentar o nível de cálcio no aquário, bem como estabilizar o KH e consequentemente o PH.

 

Não tem nada a ver com sal!

 

Eu por exemplo utilizo o kalk da Kent.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais