ajuda com led's


Recommended Posts

Boas

estava a pensar fazer uma calha diy de leds para o meu aquario e tive a ver estes leds no ikea,

 

http://www.ikea.com/pt/pt/catalog/products/50192068/

 

a minha duvida é a seguinte, seguindo a teoria que convem ter 1 watt por 1 litro, então com as indicações que tem no site do ikea, em que diz que esta calha é equivalente a uma lampada de 15 watts, teria de ter 12 calhas destas certo?

 

outra coisa é tambem a historia dos lumens e dos kelvin que ainda ñ entendi para que servem, esta calha tem 2700 kelvin e 45 lumens se fossem 12 calhas como tinha dito, seria 540 lumens e 32400 kelvins.

 

isto seria sufeciente para um aquario plantado de 180 litros?

 

desde ja obrigado pela ajuda

abraço

Editado por migas78
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

os lumens é a intensidade que a luz emite ou seja 45lumensx12= 540(muito pouca luz ) uma t8 de 36 wts(120 cm)emite quase 2500lumens.

os kelvins é o espectro ou cor da lampada ,ou seja 2700kelvin x 12 =2700kelvin.

nao sei se estas a perceber ,mas esses leds sao de presença nao emitindo quase luz nenhuma ,seria bom para fazeres uns moolight.

abraços

joao santos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

os lumens é a intensidade que a luz emite ou seja 45lumensx12= 540(muito pouca luz ) uma t8 de 36 wts(120 cm)emite quase 2500lumens.

os kelvins é o espectro ou cor da lampada ,ou seja 2700kelvin x 12 =2700kelvin.

nao sei se estas a perceber ,mas esses leds sao de presença nao emitindo quase luz nenhuma ,seria bom para fazeres uns moolight.

obrigado pelas dicas, mas ja agora só mais uma questão, o que seria ideal a nivel de iluminação (leds) para um aqua plantado de 180 lt com 100 cm de frente?

Editado por migas78
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, já tive leds (diy) num aquário de 28 litros e com 7W as coisas iam muito bem.

 

O problema é quando aumentas a altura da coluna de água...

 

No meu aquário de 150L com 90 cm de frente tenho 78w t5, e estou convencido que com 40-50W led teria tanta ou mais luz, em breve vou ter o material todo para fazer uma experiência... é importante perceber que os 5-6000 lumen das duas t5 são a 360º com perdas nos reflectores etc, os 4000-5000 lumen dos leds são projectados num ângulo de 45º (com lentes).

 

Estamos a falar de leds de 1w, 3w, 5w, 10w CADA, com arrefecimento, regulação de corrente, etc...

 

No teu caso acho que entre 60W (low tech) e 100w (hi tech) fazias a festa.

 

E com leds e programação faz-se o nascer e pôr do sol e há quem faça "trovoadas" e "chuva"...

 

Cumprimentos.

Editado por DMACHADO

::EndorFeena::Projecto Discus 300L
aquário 150L comunitário (Ago.2009-Mai.2013 - invertebrados desde Junho 2013)
nano 28L invertebrados com calha LED DIY(2010-2012, reactivado em 2013)
calhas LED DIY (2010)
CO2 DIY Tudo o que sei sobre CO2 caseiro
o meu blog

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.