Recommended Posts

Publicado

Tenho um problema com o meu aquario de ciclideos africanos(malawi).

Os peixes têm estado a morrer um por um, fica um doente e morre ao fim de alguns dias adoece outro e o cenário repete-se, em 24 horas o peixe morre, as barbatanas começam a ficar como que roidas e o corpo com as escamas como que a sair e a ficar com a pele vermelha(nota-se uns indicios de sangue).Neste momente tenho um elongatus que está no cimo do aquario com estes sintomas, parece ainda estar numa fase inicial da doença mas já se nota o rabo com metade desfeito. Nada bem mas está bastante tempo parado.

Qual é o tratamento mais indicado para isto??

Publicado:
Qual é o tratamento mais indicado para isto??

Olá.

Infecção Bacteriana. Tens de tratar com Sera Bactopur Direct.

Um antibiótico "normal" não actua tão rapidamente como o Direct. O ideal é ser mesmo este.

O problema é a água de má qualidade onde estão os peixes. Os ciclídeos sujam bastante a água. Temos de ter bastante cuidado com a manutenção dos filtros e com a higiene geral do aquário.

Aconselho-te a reduzires a alimentação, aplicares o medicamento, limpar filtros, limpar o areão, e fazeres muitas trocas parciais de água.

Cumprimentos,

Nuno

Publicado:

Faço trocas semanais de 40L com aspiração do areao num aqua de 200L e ainda a semana passada limpei o filtro e esta semana apareceu isto outra vez, achas mesmo que pode ser má qualidade da água.Daqui a bocado já ponho fotos do peixe

Publicado:

Quando fazes as TPAs juntas Buffer e Bactérias de ciclagem? É que TPAs de 25% semanais nos africanos é muito, pois são peixes que necessitam de parâmetros especificos e se a tua água que colocas não tiver parâmetros idênticos pode causar muitos problemas.

Faz medições de PH e durezas, dá-me impressão que a tua água deve estar mole. Junta-lhe Bicabornato de Sódio se a água estiver mole.

Retira os peixes que aparentam estar doentes e faz-lhe um tratamento de Bactopur juntamente com Bicarbonato de Sódio.

As melhoras para os teus bicho e Boa Sorte

Publicado:

Normalmente nas lojas de aquariofilia especializadas, nomeadamente, ReefDiscus, Aquaplante, etc...

Publicado:

Os meus parametros de agua estão:

KH - 90 mg/l

GH- 120 mg/l

Ph- 7.9 +-

Acham que devo por o bicabornato??

Publicado:

Sim! O KH convinha estar mais alto que o GH para não haver variações de PH. Mas, independentemente disso, os teus parâmetros pareçem-me bem. Só me leva a concluir que será um problema bacteriológico. TPA de 50%, limpeza geral do aquário e filtros e colocação de bactérias de ciclagem em doses duplas.

Os peixes doentes, retira-os e faz-lhe o tratamento que já foi mencionado!

Boa sorte!