Mudança de aqua de 60cm para um de 120cm


Recommended Posts

Boas tardes a todos,

 

venho mais uma vez colocar um tópico onde espero receber algumas sugestões para um futuro dilema que se me coloca.

 

Estou na eventualidade de comprar um aquário de 120cm, sendo que está parado, sem água... tenho o meu de 60cm a funcionar na perfeição há +/- 2/3 meses.

 

A minha questão prende-se com o seguinte:

- qual a melhor maneira de fazer toda a transferência do aquário actual para o futuro? Refiro-me a água, plantas, peixes e decoração, sendo que o areão e substrato terei forçosamente de comprar novo pelas diferenças abismais de dimensões :naughty:

 

Na minha mente, pretendia ir com calma aproveitando a água das TPA's do que tenho de momento para colocar no novo, ou seja, pensava em realizar TPA's semanais na ordem dos 50% e ir colocando essa água no futuro aquário.

 

Será que são trocas parciais muito grandes e em intervalos muito pequenos, arriscando-me a ficar sem bactérias no de 60cm?

 

Outra questão é a de que o aqua de 120cm não vem com filtro, por isso também não posso apenas colocar a água no aqua e deixá-la ali em repouso, senão penso que a água "apodrece", estarei errado? Pensei em arranjar ou pedir emprestado um filtro interno "baratuxo" ainda que fraco apenas para fazer circulação, que me dizem?

Cump,

ELorga

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

o que te aconcelho vai depender de duas situaçoes :

1ª se podes ter os dois aquarios a funcionar ao mesmo tempo,podes montar o novo no sitio colocar tudo o que quiseres la dentro e fazer o ciclo normalmente e depois entao ir adicionando agua do pequeno ate que todos os parametros estejam iguais e entao transferir os peixes

2ª: se nao podes ter os dois a funcionar em pleno, colocas a decoraçao (areia,substrato,plantas ,troncos ,o que seja) e colocas toda a agua do aquario pequeno junto com os peixes no aquario novo poes o filtro do pequeno la a trabalhar em paralelo com o novo pelo menos durante 2 a 3 semanas e todos os dias vais acrescentanto 15 a 25% de agua nova ate que estaeja completamente cheio.

depois é seguir a rotina que tinhas no antigo.

abraços

joao santos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

2ª: se nao podes ter os dois a funcionar em pleno, colocas a decoraçao (areia,substrato,plantas ,troncos ,o que seja) e colocas toda a agua do aquario pequeno junto com os peixes no aquario novo poes o filtro do pequeno la a trabalhar em paralelo com o novo pelo menos durante 2 a 3 semanas e todos os dias vais acrescentanto 15 a 25% de agua nova ate que estaeja completamente cheio.

depois é seguir a rotina que tinhas no antigo.

 

Agrada-me esta solução, e confesso que já tinha pensado nela... o senão que vejo, é que o meu aquário leva talvez uns 55L e o futuro 250L. Nem tenho noção de quantos centímetros cinquenta e tal litros vai representar no novo. Se ficar com uns 15cm de água não me parece nada viável para os peixes, apesar de só ter peixes pequenos tais como guppys, plattys e tetras.

Cump,

ELorga

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

se so tens peixes de pequno porte nao vais ter problema nenhum mas mesmo assim podes sempre colocar antes de mudares a agua do pequeno 40 ou 50 litros no novo ou pelo menos a cobrir o substrato e pouco mais que junto com a tua agua é como se fosse uma tpá para eles e eles agradecem ,e depois todos os dias acrescentar até encher.

se tiveres a opçao de fazer um gota a gota ainda era melhor e mais eficaz.

colocavas tudo e a agua e os peixes e metias o sistema gota a gota a encher podia demorar todo o dia e noite e nao existia alteraçoes nos parametros pois como entrava muito lentamente nao influenciava nos parametros.

abraços

joao santos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A parte do gota a gota não consigo... terei efectivamente depois de comprar ver o que significa em cm/altura o volume de água do meu aquário actual. Continuo a achar eventualmente 10cm de água muito pouco para os pobres dos peixes, ainda que sejam de pequeno porte.

 

Coloco de água nova os tais +/- 55L que penso ser os litros do actual e fico logo com uma referência. A juntar a isso ainda que seja 50% da água de uma TPA penso que tenho condições reunidas para ao fim de 2/3 dias colocar a totalidade da água do aqua pequeno, ou seja e em jeito de resumo, seria qualquer coisa como:

 

55 (água nova) + 25 (TPA do actual) + 55 (totalidade do actual após uns 2/3 dias) = 135 Litros de água com boas probabilidades de estar minimamente equilibrada e levar já alguma boa porção de bactérias...

Cump,

ELorga

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas eu fiz uma transferência de um de 100L para um de 300L e nao correu mau de todo... ou ante... nao tive qualquer problema ou baixa

 

-comecei por fazer a cada 3 dias tpa's de 30% e aproveitava a agua para o aquario novo...

-mantive o aquario novo um filtro interno para a agua nao ficar parada, e o termostato a funcionar...

-quando tinha pouco mais de 100L de agua no novo coloquei o areão novo (cerca de 25L) (nao tenho substrato fertil) o areão é inerte e foi previamente lavado com agua da torneira morna, para remover todas as poeiras e sugidade

a partir dai comecei a aspirar o areão do aquário já ciclado sempre que fazia tpa, levava agua e areão junto, nas seguintes 3 tpa`s levei cerca de 50% (10Litros) do areão do aquário ciclado.

- aos 200Litros removi as plantas do aquario ciclado e plantei-as no novo (eram só anubias)

- verifiquei os parametros de temperatura e PH estavam iguais em ambos os aquarios

-fiz o resto da muda (peixes e restante areão, e filtro externo ) de uma vez só

-removi o filtro interno e mantive o mesmo externo do aquario pequeno (um 2213) e adicionei o filtro que seria para o aquario grande (um 2217) esteve assim cerca de mes e meio.

 

nao tive baixas nos peixes, otociclos, corridoras, neons negros, colissa, pleco Kribensis e CAE todos de boa saude na casa nova ...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.