Nano para camarões


DanielSan19

Recommended Posts

Boas,

 

Tal como o titulo indica vou montar um aquário nano para os meus red's.

 

O aquário em questão é um scalare com 40x25x30 (30L brutos).

 

A filtragem fica a cargo de um filtro Aleas XP-07 (500 L/h) do chinoca, já esteve a funcionar e é silencioso e eficaz, para aquecimento vou usar um termostato Boyu de 50w.

 

A fauna para já será red's para já e talvez umas ampulárias.

 

Em relação á flora vou utilizar apenas anúbias nanas e musgos de java, flame e round pelia.

 

A minha duvida está na iluminação, tenho um tubo de leds submergivel de 2w, será suficiente para as plantas que vou utilizar?

 

Em relação ao layout vai ser composto por pedras de granito, areão negro e ainda estou a pensar se uso um pouco de areia de silica para fazer um efeito de rio, não sei, logo vejo.

 

Mas tarde pretendo introduzir CRS, para o qual me aconselharam o uso de substratos activos para baixar o PH e o KH, mas como a água lá de casa á mole (KH de 1º) não seré necessário uma vez que no aquário comunitário tenho o KH a 0º e o PH a 6.

 

Ficam umas fotos do aquário e de experiências que fiz com as pedras para definir o layout

 

 

 

img20121201230957.jpgimg20121202132447.jpgimg20121203001512.jpgimg20121203003343.jpg

 

As fotos não têm grande qualidade porque as tirei com o telemóvel, mas depois com o areão quero experimentar esta ultima mas com a as pedras inclinadas para a direita com o substrato a subir para o lado esquerdo, logo vejo.

 

O flame moss já o tenho preso a pedras achatadas de xisto e vou espalhar de forma a formar um tapete, as anúbias vão ficar nas rochas tal como o musgo de java e vou só meter uma ou duas moitas pequenas de round pelia.

 

Cumps.

Daniel

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Ficam umas fotos do meu nano, já montado.

A iluminação Led que era para utilizar era muito fraca, acabei por improvisar com um candeeiro de clip que tinha cá por casa e uma lampada das económicas de 14w 6700k, julgo ser suficiente para as plantas que utilizei na montagem.

Provavelmente ainda vou mudar umas coisas, mas isto é um processo em evolução e mais vale mexer agora do que quando tiver lá os red's.

 

p1070105crop.jpg

 

p1070107crop.jpg

 

p1070111g.jpg

 

p1070112w.jpg

 

p1070113m.jpg

 

p1070114j.jpg

 

p1070116r.jpg

 

 

Falta os red's lá dentro :).

Agora tenho uma duvida referente ao tempo de ciclo para o aquário, como tenho outro aquário se usar água de lá acelera o periodo do ciclo ou nem por isso?

 

Cumps.

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, já que ninguém dá o seu parecer fica aqui um pedido de opinião.

 

Estou a pensar mudar ligeiramente o layout, ainda tenho um bocado de areão preto e provavelmente vou elevar um pouco a parte de trás e a lateral esquerda, e no meio entre as pedras.

Estava também a pensar fazer um género de um ribeiro com areia de silica branca, no meio das pedras altas, até fiz uma montagem no photoshop que logo já posto.

Em relação á flora apenas vou acrescentar uma planta, um ou dois Microsorum pteropus ''Windelov'' pequeno dos que tenho no comunitário.

 

O que vos parece, logo já posto umas imagens a testar as diferentes opções de layout.

Aceitam-se opiniões ou criticas.

 

Cumps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se usares água de outro aquário acelera a ciclagem.

Podes também trocar algumas matérias filtrantes dos filtros.

Se fizeres esses dois passos, fica pronto para colocar os red's, não te preocupas mais.

Já tens os camarões?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

por acaso já me lembrei de tirar algumas cerâmicas do outro aquário para este, mas estou a pensar mexer em algumas coisas do nano e não quero fazer isso com os red´s lá dentro, não tenho muita pressa.

Os red's já os tenho no comunitário, mas ultimamente deixei de ver desenvolvimento na comunidade, as fêmeas ficam ovadas mas não vejo os pequenos como via antes, por isso decidi montar este nano, a ver se numa casa nova só para eles se reproduzem mais, talvez tenha a ver com o nascimento de platys, provavelmente os alevins dos platys que tambem andam escondidos nos recantos do aquário façam a folha aos camarões pequenos.

 

Cumps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, deixo aqui umas fotos modificadas para simular a areia de silica, o que acham?

 

Opção 1

69974211.jpg

 

Opção 2

97862095.jpg

 

Opção 3

50530222.jpg

 

Opção 4

58537120.jpg

 

Estou dividido :huh:. Se experimento e não gosto depois tenho retirar a areia de silica que provavelmente vai dar uma granda trabalheira :confused4:

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Gostos de decoração são gostos. Não comento isso.

De resto é natural que não vejas a população de red's a crescer num comunitário por dois motivos:

1º Os peixes papam os pequenitos.

2ª Se não pretegeste o intake do filtro são aspirados.

 

Se quiseres trocar algo por red's, tenho material e plantas (e somos quase vizinhos) :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eles antes eram sugados para o filtro e ficavam na esponja da biobox, mas não morriam, até os via lá e bastantes, sempre que desligava a bomba eles saiam, era quase um refugio para eles.

Mas mesmo ai, nunca mais vi nenhum, e eles até têm muitos sitios para se esconderem.

Para já não os vou trocar os que tenho, primeiro quero-os passar para o nano e vê-los reproduzir depois falamos ;).

 

Cumps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Por acaso à pouco tempo arranjei mais 10 red's mesmo por causa disso, podia ser que assim se voltassem a reproduzir.

Mas logo que tenha isto a bombar com os red's vemos isso.

 

Alguém sabe onde arranjar red bee sand shirakura aqui na zona de Lisboa?

 

Cumps.

Editado por DanielSan19
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Gosto da opção 4.

 

Outra coisa, tenta secar o vidro em que tens o cenário afixado. Fica com melhor aspecto!

 

Vou acompanhando.

Sempre às ordens,
João Carecho

 

Aquatic Productions

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, em relação ao layout optei por fazer algo diferente, depois posto umas fotos ;)

Provavelmente não vou utilizar a areia de silica, quero ver se arranjo um areão preto mas mais fino para meter por cima deste, apenas para não ficar tão acidentado.

 

Tenho andado a fazer transfusões de água do aquário grande para este e meti também as cerâmicas, ontem fiz testes e os resultados foram os seguintes:

 

PH - 7,5

KH - 1º

GH- 4º

NO2 - 0,05 mg/l

NO3 - 5mg/l

 

Os resultados são bastante semelhantes aos do outro aquário, tirando o ph que é mais baixo, cerca de 6 e o NO2 que está a zero.

O que acham, estou tentado em colocar alguns platys que já nasceram no grande para testar a água, como eles se dão bem com PHs um pouco mais elevados acham que experimente?

 

Cumps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.