Condutividade (EC) Vs TDS


Hugo RSF

Recommended Posts

Viva, alguém me sabe explicar a diferença entre estas duas medidas e qual a importância para o aquarismo salgado?

 

Estou a pensar em comprar um medidor electrónico e precisava de saber o que realmente interessa.

 

Obriagdo!

Está decidido: 200 x 100 x 65!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Então? Nimguém me sabe/pode ajudar nesta questão?

 

Bem, vou adicionar mais informação que tenho recolhido, para o debate (que na verdade ainda não o é :D)

 

Pelo que tenho lido pode-se dizer que o TDS, como o próprio nome indica, é o total de solidos dissolvidos que a água contem. Aqui acho que não há dúvidas. A questão é saber o que realmente´e a condutividade. Ora pelo que tenho lido penso que não andaremos muito longe da verdade ao dizermos que a condutividade é o "valor" desses sólidos, ou seja:

 

Podemos ter uma água com elevado grau de TDS e baixo grau de condutividade e vice-versa.

 

A condutividade é um valor que depende da quantidade de electrões livres na água por isso quantos mais sais dissolvidos e qto mais "ionizáveis" eles são, maior será a conductividade. Por este motivo não pode estabelecer-se nunca uma relação linear entre as duas, como já tenho lido muita gente dizer/escrever.

 

Como a quantidade de iões da água pode em certa medida medir a "reactividade" desta, a conductividade é um excelente instrumento para condicionar água de peixes sensíveis. A água até pode ter um TDS razoável mas se os ditos cujos sólidos dissolvidos forem ionicamente pouco activos a conductividade será baixa e os peixes poderão viver em condições. Inversamente podemos ter um TDS baixíssimo mas se por exemplo houver Cu++ dissolvido a conductividade será elevada e os peixes não estão a viver em condições óptimas.

 

Em água salgada, a proporção de sólidos dissolvidos é muitíssimo estável por isso, e funcionalmente, as medidas equivalem-se.

 

Desta forma pergunto: Para quê ter um medidor de TDS ou de Condutividade? Algum destes valores se pode mudar facilmente?

Vejamos:

 

Se medirmos o nosso aquários salgado e detectár-mos um TDS muito elevado, mesmo usando água de RO, o que podemos fazer? Podemos diminuir o TDS, facilmente? O memso se passa com a condutividade...

 

Já o ORP é diferente, porque podemos aumentá-lo ou diminuí-lo, e tenho lido artigos que referem como sendo um bom preventor de doenças, estou certo?

 

Alguém tem outra opinião? Por favor postem.

 

Isto tudo tem a ver com a minha ideia de comprar medidor(es) eléctricos. Será que vale mesmo a pena um de TDS ou um de EC? PH está fora de causa, será electrico.

 

Já agora ponho aqui os preços (sem transporte) que consigo arranjar, caso alguém esteja interessado:

 

Medidores de caneta/portáteis (Dry/wet):

    - DiST 1 (HI 98300), TDS-Faktor 0.65, 0 - 1999ppm (mg/l) = 62,50 EUR

    - EC/TDS meter (HI 98311) = 107,50 EUR

    - Checker 1 PH meter(HI 98103) - 46,00 EUR

    - pH meter : Hanna pHep+ = 65,00 EUR (este consegue-se na Aquaristik shop por 46Eur.)

    - Condutivity meter : Hanna DiST 3 = 65,00 EUR

    - Combo Tester (pH, condutivity, salt (TDS), temp) : Hanna HI 98129 Combo = 160,00 EUR

       

      Medidores permanentes:

        - PH / ORP Combo HI981406 = - 00 EUR

        - PH / Conductivity (EC) HI981406 = 225,00 EUR

    Está decidido: 200 x 100 x 65!!!

    Link to comment
    Partilhar nas redes sociais

    Para que queres tu medir o TDS da água salgada? Dependendo das unidades em que o aparelho lê, tens que usar umas conversões para chegar à salinidade. É muito mais fácil se tiveres um medidor de salinidade que te dá directamente o valor:

     

    http://www.americanmarineusa.com/salinityfacts.html

     

    Mesmo assim acho um desperdício de dinheiro. Não é muito mais fácil ler a salinidade com um densimetro normal de vidro ou até mesmo os de plástico com "agulha"?

     

     

    Um conductivimetro deve ser usado em água doce. Por exemplo, permite aferir a qualidade da água produzida por OI. Sabes com certeza quando a vida da membrana chega ao fim.

     

    http://www.americanmarineusa.com/conductiv...ivityfacts.html

     

    Se comprares um condutivimetro aconselho-te a ponderar este:

     

    http://www.onlinewaterstore.com/itemdetail578.htm

     

     

    Aqui tens mais alguma coisa com que te entreter:

     

    http://www.animalnetwork.com/fish/library/...a&RecordNo=1300

     

     

    manklit

    Aluga-se este espaço.

    Link to comment
    Partilhar nas redes sociais

    Olá Manklit,

     

    Fiquei com a ideia que compras-te um medidor de TDS, certo?

     

    Então existe na tua mensagem algo de incoerente ou pelo menos muito confuso! Dizes que não é preciso medir a TDS na água salgada, mas depois aconselhas um medidor de TDS para ver a condutividade...!!!

     

    Afinal como ficamos???!!!

     

    Como sabes mandei vir um medidor de TDS igual ao teu - será que mede a conductividade?[/url]

    Link to comment
    Partilhar nas redes sociais

    Fiquei com a ideia que compras-te um medidor de TDS, certo?  
    Sim comprei.

     

    Então existe na tua mensagem algo de incoerente ou pelo menos muito confuso! Dizes que não é preciso medir a TDS na água salgada, mas depois aconselhas um medidor de TDS para ver a condutividade...!!!

     

    Sim aconselho um medidor de conductividade para a água doce. Foi para isso que o comprei e é esse o seu objectivo principal, medir a conductividade da água doce.

     

    Uso o meu para aferir a eficácia da OI e para saber quando é que tenho que mudar as resinas de permuta iónica que uso a seguir à OI. Também me vai avisar quando a membrana da OI tiver que ser mudada.

     

    Foi isto que eu sempre disse. Espero não te ter induzido em erro na compra do teu medidor :oops:

     

    Na água salgada do aquário medes a salinidade e para isso há maneiras muito mais fáceis e baratas.

     

     

    manklit

    Aluga-se este espaço.

    Link to comment
    Partilhar nas redes sociais

    Mas a minha ideia nunca foi medir a salinidade através de um TDS ou EC...

     

    Estava precisamente a perguntar se para água salgada estes medidores seriam importantes...

     

    Vou comprar um de PH e pronto, para já. Para salinidade até existem uns tipo termómetro, certo?

     

    P.S.:Alguém tem medidor de PH permanente ou sabe onde se encontram abaixo dos 100Eur.?

    Está decidido: 200 x 100 x 65!!!

    Link to comment
    Partilhar nas redes sociais

    hugo, de facto o melhor que tens a fazer é comprar um medidor de ph electrónico permanente. Eu tenho este com um transformador estabilizado:

     

    http://www.americanmarineusa.com/phmonitorfacts.html

     

    É excelente e podes comprar aqui por 91€ já com portes.

     

    http://www.shopsolution.nl/shop/home.asp?s...meec&deptid=DGM

     

    Se ainda não pensaste na minha prenda de natal sugiro o termometro digital com sonda remota da mesma marca :oops::lol::lol::lol::lol::lol::lol::lol::lol::lol::lol:

     

     

    manklit

    Aluga-se este espaço.

    Link to comment
    Partilhar nas redes sociais

    transformador estabilizado
    :oops::lol::lol:

     

    O que é isso? é um transformador normal para ligar á corrente é isso?

    Será que as pilhas duram quanto tempo +/-?

    Está decidido: 200 x 100 x 65!!!

    Link to comment
    Partilhar nas redes sociais

    Olá,

     

    Estou esclarecido!

     

    Comprei o meu medidor de TDS para o mesmo efeito que tu - verificar a qualidade da água que sai da OI.

     

    Quanto à tua prenda de Natal o máximo que te posso oferecer é um escumador da Tunze!!! :oops::lol::lol::lol::lol::lol:

    Link to comment
    Partilhar nas redes sociais

    Realmente está a um bom preço, mas não sei se valerá a pena a diferença... Entre 64 por um de caneta e 91 por um permanente, estou muito dividido. :oops:

    Está decidido: 200 x 100 x 65!!!

    Link to comment
    Partilhar nas redes sociais

    Até gostava de aceitar o escumador da tunze mas tenho um problema grave. Os meus peixes são muito esquesitos com as marcas e recusam-se a viver num aqua com um tunze! Amuam e deixam de comer e se vai lá alguém a casa para ver o aqua escondem-se atrás das rochas de propósito. Sabes como é, estão na adolescência! :oops::lol::lol::lol::lol::lol::lol:

     

     

    hugo, a pilha dura no máximo um mês se for duracell. As outras ainda duram menos partindo do princípio que a utlização é contínua.

     

    O transformador sai muito mais barato que as pilhas. A corrente é estabilizada para evitar a passagem de picos de corrente para o medidor de pH. Esses transformadores vendem-se em qualquer lado e têm escrito isso da corrente estabilizada. Já os vi à venda no continente, da coati.

     

    Se não usares um de corrente estabilizada, um pico de corrente é o suficiente para acabar com o medidor.

     

    Não te esqueças que tens que calibrar o eléctrodo mensalmente e comprar outro a cada 18 meses +/-.

     

     

    manklit

    Aluga-se este espaço.

    Link to comment
    Partilhar nas redes sociais

    O de caneta é para uma utilização pontual. De cada vez que queres ver o pH tens que agarrar nele e mergulhar no aqua. Depois tens que o limpar etc...

     

    O de sonda está permanentemente ligado 24h/dia. De cada vez que queres ver o pH é só olhar para o monitor.

     

    Às vezes quando estou fora por uns dias, a minha mulher diz-me o valor.

    Vale a pena o investimento.

     

     

    manklit

    Aluga-se este espaço.

    Link to comment
    Partilhar nas redes sociais

    Eu sei a diferença do dry/wet para o permanente, mas não sei se valerá a pena a diferença de preço, só isso. :oops:

     

    é quase o dobro do preço e não custa assim tanto colocar a caneta e medir, nem que seja todos os dias. Ambos precisam de líquidos para calibrar, ambos precisam de alimentação, sendo que o de caneta gasta muuuuuuuito menos, etc, etc, etc... Tenho já uma folha feita com prós e contras, vamos a ver qual vai ganhar :lol: É que eu sou muito pragmático e compro a maior parte do material desta forma. Folhinha com duas colunas e analiso. Parvoices... :lol:

    Está decidido: 200 x 100 x 65!!!

    Link to comment
    Partilhar nas redes sociais

    Ola Manklit

    Tendo acompanhado ou antes lido as vossas mensagens agradecia que me aconselhasse a que preço compra as resinas.

    A minha pergunta deve-se pelo facto de recomeçar a filtrar a agua dos meus aqs. com essas resinas, embora tenha deixado de o fazer em 2001 voltei a iniciar mas,...... se em 2001 me custava +- 500$00 cada litro a agora subiu para 12,00 E. A diferença torna-se muito grande.

    Como tambem uso OI, este filtragem torna-se mais economica.

    Os meus 7 aqs. na totalidade de +- 1500 l de agua doce e com 33 discus obriga-me a utilizar esta filtragem mas a 12,50 sai um pouco cara, embora a renovaçao custara 2,5 E cada litro.

    Quanto ao medidor da conductividade tambem estou tentado a comprar o ph electronico mas como ja tive diversos de pilhas, cerca de 4 e nao fui muito feliz, pergunto-le se esse sera mesmo bom pois acho um pouco barato.

    Agradecia uma resposta, e desde ja obrigado.

    Ate sempre Rui

    Link to comment
    Partilhar nas redes sociais

    O meu medidor de pH deve ter uns 5 anos +/-. Está sempre ligado e nunca deu problemas.

     

    Nos usa é o mais utilizado e toda a gente diz bem.

     

    Em relação às resinas se estás a falar em regeneração é porque usas duas separadas não (aniáonica e catiónica)?

     

    As de leito misto como eu uso, normalmente são de usar e deitar fora pois são um bocado complicadas de regenerar. Tem que se separar a aniónica da catiónica, etc... mas se calhar há quem regenere.

     

    Na loja onde compro a minha não me dizem o preço das resinas de leito separado, só se fizer uma encomenda :) . É estranho mas é verdade.

     

    A resina que compro acho que custa à volta disso 12€/litro talvez um pouco mais. É da rohm&haas mas o "modelo" não sei, porque o animal de presépio que manda naquilo também não me dá essa informação. Só me diz que troca por H+ e OH- o que me deixa descansado.

     

    Agora pergunto, usas a água que sai directamente da resina, nos discus? A minha desmineraliza a água totalmente (TDS = 0 ppm) nem sequer consigo medir o pH daquilo. Os bichos não sobrevivem nisso, penso eu de que.

     

    Se usas as de leito separado então não tem lógica que uses a OI pois fazem o mesmo trabalho só que as resinas não desperdiçam água.

     

    Explica melhor se puderes e já agora gostava muito de saber onde compras as resinas e de que tipo e marca são.

     

     

    manklit

    Aluga-se este espaço.

    Link to comment
    Partilhar nas redes sociais

    Ola

    Antes de comprar o aparelho de osmose usava as resinas. Eram-me vendidas misturadas. Isto em 2001, salvo erro e entao o litro era como ja disse +- 500$00 e a regenaraçao era a 300$00. Em 2001 comprei o aparelho de osmose da AQUAMEDIC 150 l./dia. Estou muito contente, pois ainda hoje medi (por gotas) e deu-me PH=6,5 e GH= 1º. Ja tem 2 anos de uso. Como ainda tinha as antigas resinas, cerca de 5 l. resolvi utiliza-las. Mas quando fui regenera-las fiqeui admirado pelo preço. Compro as resinas num estabelecimento dedicado as filtraçoes. Sei, pois eles disseram-me que a regeneraçao se faz ai em Lisboa, ate porque entrego a velha e so passados 2 a 3 dias e que recebo a nova. Ja perguntei o nome do laboratorio mas nada me disseram.

    No entanto como sou visitante de um forum frances em que o moderador so utiliza as resinas e faz as regenaraçoes, estou decidido a perguntar-lhe. De qualquer naneira todos sao unanimos a avisar que sera perigoso o manoseamento dos produtos.

    Julgo que sera tudo. Ate breve. Rui

    Link to comment
    Partilhar nas redes sociais

    "Sei" +/- como se faz o processo de regeneração e não é preciso perguntares. Tem que se separar as resinas (nas de leito misto) o que só por si é complicado e depois passar uma por uma base forte, NaOH por ex. e a outra por um ácido, HCL por ex.

     

    São produtos extremamente perigosos e por isso não aconselháveis ao faça-você-mesmo.

     

     

    manklit

    Aluga-se este espaço.

    Link to comment
    Partilhar nas redes sociais

    • 2 semanas depois...

    Ola Manklit

    Desculpe só agora voltar ao assunto das resinas, mas estive fora uns dias.

    Consegui uma ligação a uma firma aí de Lisboa que vendem resinas e que por sua vez fazem a regenação. Só que ficaram-me de dar preços e já se passou cerca de 5 dias e nada.

    No entanto a direcção é:

    www. liqual.pt

    telefone 219427550

    Contacto Engª Paula Guedes.

    Esta senhora é muita simpatica, prestável mas ... nada de resposta, talvez no fundo não esteja interessada devido à pouca quantidade. Como eu nada consegui, talvez o Manklit consiga.

    As resinas que utilizo sao leito misto e como disse esta firma faz-me a regenaração. Não sei porquê mas desta vez estão a demorar mais de uma semana.

    Quanto aos medidores electrónicos estou interessado nos de PH e Cond. como tal sera a prenda do Natal .

    Só que nunca comprei nada pela Internet e por isso faz-me confusão. Como tal pedia-lhe que me explicasse melhor como devo fazer.

    Compro só os medidores e depois compro aqueles pequenos transformadores de 9 V.

    Agradecia que me explicasse como devo proceder efectivamente.

    Fico na expectativa

    Rui

    Link to comment
    Partilhar nas redes sociais

    Obrigado pela informação em relação às resinas. Também estou a tentar arranjar e parece bem encaminhado.

     

    Em relação às compras pela net eu faço por mbnet. O seu banco sabe informá-lo sobre isso. É seguro pois para cada transacção que se faça é criado um cartão de crédito virtual com um valor limite. Se alguém apanhasse o cartão na net só conseguria gastar o dinheiro que esse cartão vale (qualquer valor acima de 6€ acho eu).

     

    Aqui tem muita informação:

     

    www.mbnet.pt

     

    Também há lojas que permitem a transferencia bancária ne UE.

     

    Onde vais comprar os seus medidores?

     

     

    manklit

    Aluga-se este espaço.

    Link to comment
    Partilhar nas redes sociais