SMG_PT Publicado Março 21, 2005 Publicado Março 21, 2005 Viva aquariofilistas. Comecei, faz pouco tempo, a desenvolver o meu interesse pela aquariofilia, pelo que, como devem compreender ainda sou um tanto maçarico. Estou a tentar criar um aquario amazonico, devido ao gosto que tenho por escalares. Como já referi, a minha experiencia é diminuta, pelo que gostaria que me dessem sugestões sobre a fauna e a flora a colocar. Espero a vossa colaboração neste assunto. Obrigado a todos.
Ivo Serralha Publicado: Março 22, 2005 Publicado: Março 22, 2005 Para teres um amazonico com escalares deves ter um aquario de pelo menos 100l (depende do numero de escalares), podes colocar todo o tipo de echinodorus. Em relação á fauna podes colucar um cardume de escalares e um cardume de hemigrammus rhodostomus (nariz de bebado). Confiar em alguém? só em mim e ás vezes tenho dúvidas
Pedro Almeida Publicado: Março 22, 2005 Publicado: Março 22, 2005 fica também muito bonito é um cardume com pelo menos 5/6 habitantes de neons, ou cardinais, eu tenho com neons e até agora so me desapareceu 1 os escalares nem lhes ligam... actualmente tenho 10 neons e 3 escalares grandes! Abraço Pedro M. Leal de Almeida - Design e Ilustração -[b] www.simcreative.blogspot.com[/b]
maria joão Publicado: Março 22, 2005 Publicado: Março 22, 2005 Viva SMG-PT Bem vindo ao vício. Tens um excelente gosto, na minha isenta opinião também é o meu biótopo preferido. Com os meus escalares, mantenho 2 cardumes - um de Hemigrammus rhodostomus e outro de tetra cardinais. Não tenho tido grandes problemas de compatibilidade, os escalares cresceram junto destes cardumes e tenho o aquário bastante plantado, no entanto, é verdade que se algum cardinal começa a apresentar sinais de debilidade, desaparece rapidamente e sem deixar vestígios. Tens, contudo, uma ampla escolha. Só para falar em peixes de cardume tens por exemplo grande escolha a nível de tetras, originários dessa zona. É tudo uma questão de gosto e de pesquisa. Para peixes de fundo dá uma olhada neste site: http://www.planetcatfish.com/forum/viewforum.php?f=6 Quanto a plantas, podes escolher através do site da Tropica: http://www.tropica.com/default.asp Aí tens a foto da planta, origem, parâmetros e dimensões. Boa sorte MJoão
SMG_PT Publicado: Março 23, 2005 Autor Publicado: Março 23, 2005 Viva. Obrigado a todos pelas respostas. Mais sugestões são sempre bem vindas.
maria joão Publicado: Março 23, 2005 Publicado: Março 23, 2005 Olá SMG_PT Ontem estava a ler a Aquário Magazine de Dezembro e lembrei-me deste post. O 2º classificado do concurso ADA2004 foi um aqua "Amazónico" que está um espanto. Algumas plantas usadas são Echinodorus uruguaiensis, Echinodorus angstifolius, Echinodorus tenellus e Eleocharis acicularis. Não parecem muito exigentes mas, qualquer que seja a escolha convém veres se as suas exigências se coadunam com as condições do teu aqua. Eu, por exemplo tenho dificuldades com as Echinodorus :D , excepção feita à tenellus que se dá lindamente no meu aqua. MJoão
SMG_PT Publicado: Março 23, 2005 Autor Publicado: Março 23, 2005 Viva. Obrigado MJoao pela sugestão. Com plantas deixei de ter problemas desde que fiz um reactor de CO2 caseiro que vi aqui pelo forum, aconselho-te a experimentar. De qualquer forma, ainda estou à procura de plantas, embora já tenha algumas em mente, são dificeis de arranjar e tive mesmo de encomendar algumas.
maria joão Publicado: Março 24, 2005 Publicado: Março 24, 2005 CO2 já tenho. O meu "calcanhar de aquiles" é a iluminação. Tenho apenas 2 lâmpadas de 30W( aqua e power glo) para 200l (brutos). Ando em investigações sobre como posso colocar uma lâmpada adicional. Mesmo assim consigo ter o aqua bastante plantado, não tenho, claro, é exactamente as plantas que quero, mas as que pode ser Vai dando notícias das tuas escolhas. MJoão
SMG_PT Publicado: Março 28, 2005 Autor Publicado: Março 28, 2005 Viva MJoao. Realmente tens razão. A iluminação é um problema também para mim. Ainda ando a estudar como o resolver. Já encomendei pedi algumas plantas, no entanto, ainda estou à espera que o vendedor me diga se as consegue arranjar ou não. Vai dando notícias. Se encontrares forma de resolver o problema da iluminação, eu também quero saber.
Recommended Posts