Amazonico


SMG_PT

Recommended Posts

Viva aquariofilistas.

 

Comecei, faz pouco tempo, a desenvolver o meu interesse pela aquariofilia, pelo que, como devem compreender ainda sou um tanto maçarico.

 

Estou a tentar criar um aquario amazonico, devido ao gosto que tenho por escalares.

Como já referi, a minha experiencia é diminuta, pelo que gostaria que me dessem sugestões sobre a fauna e a flora a colocar.

 

Espero a vossa colaboração neste assunto.

 

Obrigado a todos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para teres um amazonico com escalares deves ter um aquario de pelo menos 100l (depende do numero de escalares), podes colocar todo o tipo de echinodorus.

 

Em relação á fauna podes colucar um cardume de escalares e um cardume de hemigrammus rhodostomus (nariz de bebado).

tiagodovale2-dbd.jpg

 

Confiar em alguém? só em mim e ás vezes tenho dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

fica também muito bonito é um cardume com pelo menos 5/6 habitantes de neons, ou cardinais, eu tenho com neons e até agora so me desapareceu 1 bigsmile os escalares nem lhes ligam... actualmente tenho 10 neons e 3 escalares grandes!

Abraço

Pedro M. Leal de Almeida

- Design e Ilustração -[b]

www.simcreative.blogspot.com[/b]

2582re4.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva SMG-PT

Bem vindo ao vício. Tens um excelente gosto, na minha isenta opinião :? também é o meu biótopo preferido.

 

Com os meus escalares, mantenho 2 cardumes - um de Hemigrammus rhodostomus e outro de tetra cardinais. Não tenho tido grandes problemas de compatibilidade, os escalares cresceram junto destes cardumes e tenho o aquário bastante plantado, no entanto, é verdade que se algum cardinal começa a apresentar sinais de debilidade, desaparece rapidamente e sem deixar vestígios.

 

Tens, contudo, uma ampla escolha. Só para falar em peixes de cardume tens por exemplo grande escolha a nível de tetras, originários dessa zona. É tudo uma questão de gosto e de pesquisa.

 

Para peixes de fundo dá uma olhada neste site:

http://www.planetcatfish.com/forum/viewforum.php?f=6

 

 

Quanto a plantas, podes escolher através do site da Tropica:

http://www.tropica.com/default.asp

 

Aí tens a foto da planta, origem, parâmetros e dimensões.

 

Boa sorte

MJoão

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá SMG_PT

Ontem estava a ler a Aquário Magazine de Dezembro e lembrei-me deste post. O 2º classificado do concurso ADA2004 foi um aqua "Amazónico" que está um espanto. Algumas plantas usadas são Echinodorus uruguaiensis, Echinodorus angstifolius, Echinodorus tenellus e Eleocharis acicularis. Não parecem muito exigentes mas, qualquer que seja a escolha convém veres se as suas exigências se coadunam com as condições do teu aqua. Eu, por exemplo tenho dificuldades com as Echinodorus :D , excepção feita à tenellus que se dá lindamente no meu aqua.

MJoão

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva.

 

Obrigado MJoao pela sugestão.

 

Com plantas deixei de ter problemas desde que fiz um reactor de CO2 caseiro que vi aqui pelo forum, aconselho-te a experimentar.

 

De qualquer forma, ainda estou à procura de plantas, embora já tenha algumas em mente, são dificeis de arranjar e tive mesmo de encomendar algumas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

CO2 já tenho. O meu "calcanhar de aquiles" é a iluminação. Tenho apenas 2 lâmpadas de 30W( aqua e power glo) para 200l (brutos). Ando em investigações sobre como posso colocar uma lâmpada adicional. Mesmo assim consigo ter o aqua bastante plantado, não tenho, claro, é exactamente as plantas que quero, mas as que pode ser cheers

 

Vai dando notícias das tuas escolhas.

MJoão

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva MJoao.

 

Realmente tens razão.

A iluminação é um problema também para mim. Ainda ando a estudar como o resolver.

 

Já encomendei pedi algumas plantas, no entanto, ainda estou à espera que o vendedor me diga se as consegue arranjar ou não.

 

Vai dando notícias. Se encontrares forma de resolver o problema da iluminação, eu também quero saber.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais