Escolha de filtro


Recommended Posts

Boas,

 

vou montar um pequeno aquário low tech de cerca de 20 litros para camarões e alevins, falta-me arranjar um filtro, será um daqueles de esponja suficiente?

O que é que me aconselham?

 

Cumps.

Daniel

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

ainda ontem fiz a mesma recomendação a um outro user por aqui... o aqua dele também é pequeno e tem um filtro interno que lhe está a roubar logo muito espaço.

 

Sugeri um filtro dos chamados de "cascata" (ou também apelidados de "mochila"). Não sei se conheces o tipo de modelo em si mas podes dar uma vista de olhos em alguns exemplos aqui:

- http://www.pet4you.n...y=product_price

 

Penso que nestes filtros já podes colocar individualmente algumas pequenas porções de matérias filtrantes à tua escolha (algumas cerâmicas e "lã" por ex.) e não estares apenas restrito às vulgares esponjas que se sujam num instante e em pouco contribuem para uma boa nitrificação de bactérias no filtro, e a principal vantagem como disse é o não te ocupar espaço dentro do aquário.

Cump,

ELorga

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, esses conheço, a minha duvida era se o de esponja seria o suficiente para o aquário.

Como já possuo uma bomba de ar ao qual não dou uso acabava por ser uma opção mais económica, e nos dias que correm temos de poupar, mas é evidente se não é o suficiente prefiro gastar mais uns euros e comprar algo mais apropriado.

Quero ver se passo por um chinês aqui na zona, já vi um user que tinha comprado lá uns de cascata baratos e eficientes, se alguem souber me indicar aqui na zona de Sintra / Odivelas algum chinês que tenha agradeço.

 

Cumps.

Daniel

Editado por DanielSan19
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O meu filtro de mochila custou 7 euros, depois coloquei uma esponja de filtro de esponja no tubo que puxa a agua. Ficou perfeito e por pouco dinheiro. Mas um de esponja chega perfeitamente para um de 20 litros para camarões.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O problema do "material do chinês" é a sorte... ou calhas com alguma coisa que realmente te aguenta, ou então daqui a uns meses estás a voltar a gastar dinheiro. Aí há uns tempos, os chineses tinham uns termostatos que nem a 10€ chegavam, era a escolher a potência e tudo - havia para todos os gostos!

 

Depois aquilo "agarrava" e o termostato não descolava, ficava sempre ligado... conheço uma pessoa que cozeu os peixes todos! Ainda que fossem "apenas" guppys, neons e outros parecidos, o estrago ficou mais caro do que ter comprado logo uma coisa fiável pelo dobro do preço talvez.

 

Se ainda fosse uma bomba de ar, por ex... agora com filtro mesmo não arriscava!

Cump,

ELorga

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Comprei dois estão a funcionar á mais de 2 anos e até agora funcionam na perfeição são:

FILTRO MOCHILA WF-2015 150L/H. PARA ACUARIOS DE 25-50 LITROS. POTENCIA 6W. DIMENSIONES:85X97X189 mm, estavam em promoção mas o preço PVP é de 10 euros.

Eu termóstatos também não arrisco, aliás misturar água e electricidade com material do chinês é pataniscas, fogo de artifício e disjuntores pela certa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois, para o termostato não arrisco, não é que não goste de marisco cozido, mas prefiro as gambas á alhinho :).

Mas como o filtro está cá fora se vir alguma coisa barata se calhar arrisco. Mas vou investigar nas lojas aqui da zona, já vi em algumas lojas online e por 9 euros já se compra um, mas depois com os portes já não compensa.

Obrigado pela ajuda, já vi que os de esponja é fraco.

 

Cumps.

Daniel

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Comprei dois estão a funcionar á mais de 2 anos e até agora funcionam na perfeição são:

FILTRO MOCHILA WF-2015 150L/H. PARA ACUARIOS DE 25-50 LITROS. POTENCIA 6W. DIMENSIONES:85X97X189 mm, estavam em promoção mas o preço PVP é de 10 euros.

Eu termóstatos também não arrisco, aliás misturar água e electricidade com material do chinês é pataniscas, fogo de artifício e disjuntores pela certa.

 

A BOYU tem vindo a surpreender realmente... cada vez mais a marca tem proliferado pela sua relação qualidade/preço. Por ex em calhas de iluminação tem sido recorrente ver em aquários. Claro, depois as lâmpadas sempre se opta por uma ou outra marca mais de renome.

 

Quando me referi a "produtos do chinês" (ainda que a BOYU seja um produto chinês) referia-me a embalagens completamente maradas, que quase que nem marca consegues ver ou descobrir... mas lá está, podes ter sorte e durar-te uma vida inteira, e um Eheim Liberty avariar ao fim de 1 ano!

Editado por elorga

Cump,

ELorga

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois, para o termostato não arrisco, não é que não goste de marisco cozido, mas prefiro as gambas á alhinho :).

Mas como o filtro está cá fora se vir alguma coisa barata se calhar arrisco. Mas vou investigar nas lojas aqui da zona, já vi em algumas lojas online e por 9 euros já se compra um, mas depois com os portes já não compensa.

Obrigado pela ajuda, já vi que os de esponja é fraco.

 

Cumps.

Daniel

 

Sim mas a esponja na entrada do filtro para mim é essencial, para alem disso os camaroes adoram andar lá por cima a comer, mas os de esponja não são assim tão fracos, conheço quem os tenha em aquarios de camarões sem problemas, mas o filtro de esponja é duplo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim mas a esponja na entrada do filtro para mim é essencial, para alem disso os camaroes adoram andar lá por cima a comer, mas os de esponja não são assim tão fracos, conheço quem os tenha em aquarios de camarões sem problemas, mas o filtro de esponja é duplo.

 

Pois, acho que já vi aqui no forúm pessoal com filtros desses em aquários com dimensão daquele que vou montar, claro que ocupa espaço dentro do aquário que já não é muito grande, mas de qualquer forma fica mais em conta pois já tenho uma bomba de ar lá por casa e o preço do filtro é minimo, e tambem a fauna para lá meter para já não é muita, 30 camarões e 10 alevins que tenho no aqua grande.

Vou ver, entretanto mandei uma MP para um user que comprou uns no chinês a perguntar onde os comprou e se funcionam bem, vou esperar para ver se ele me responde.

 

Cumps.

Daniel

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois, acho que já vi aqui no forúm pessoal com filtros desses em aquários com dimensão daquele que vou montar, claro que ocupa espaço dentro do aquário que já não é muito grande, mas de qualquer forma fica mais em conta pois já tenho uma bomba de ar lá por casa

 

Cumps.

Daniel

 

 

Uma das peças mais importantes num filtro de esponja é o compressor, se o compressor não for bom a filtragem, vai ser deficiente, tens que ter em conta isso também, eu só conheço um que os tem e o compressor é um Eheim de duas saídas, reguláveis, custa mais o compressor que o filtro, na minha opinião se a bomba de ar-compressor não for realmente suficiente para o filtro investe num de mochila.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Uma das peças mais importantes num filtro de esponja é o compressor, se o compressor não for bom a filtragem, vai ser deficiente, tens que ter em conta isso também, eu só conheço um que os tem e o compressor é um Eheim de duas saídas, reguláveis, custa mais o compressor que o filtro, na minha opinião se a bomba de ar-compressor não for realmente suficiente para o filtro investe num de mochila.

 

Pois, isso não faço ideia, nunca a utilizei, veio com o pack do aquário, e´uma daquelas da ELITE, azuis.

Será que serve?

 

Cumps.

Daniel

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Lê este tópico se quizeres é o meu aquario de camaroes de 20 litros, tem um filtro de mochila com esponja de filtro na entrada, o filtro já não é esse é o que referi em cima mas podes tirar algumas dúvidas e ideias para o que queres fazer.

 

Aqui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, já tive feedback do outro user sobre os filtros, pelos vistos é num chinês perto de mim.

Pelo que ele disse estão a bombar á uns tempos sem problemas.

 

Cumps.

Daniel

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.