Buracos nas folhas


McGaugh

Recommended Posts

Boa tarde.

À partida, e antes de testar os parâmetros da água, alguém me sabe indicar uma causa para o estado das minhas plantas?

Fotos:

http://i.imgur.com/3oJeg.jpg

http://i.imgur.com/wrHlr.jpg

 

Quase todas as folhas estão esburacadas e acabam por definhar e cair.

Mudo a água entre 1 e 2 vezes por semana.

 

Obrigado.

Editado por McGaugh
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

McGaugh bem vindo ao fórum. No entanto levas já rabecada :chores003:

 

Como deves perceber, é muito difícil ajudar quando não se tem o set-up completo do aqua. Vamos aqui andar a perguntar, tens isto, tens aquilo, fazes isto, usas aquilo? Por isso mete aqui o teu set-up todo, tipos de plantas, fertilizações, fauna, etc... e logo te ajudamos...

 

Espero que não leves a mal

 

Abraço

 

GM

Gustavo Martins

 

My nano Litopótamus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde.

Peço desculpa por não ter respondido antes, mas andei um pouco ocupado.

O aquário tem 33 L de capacidade. Uso o substrato NutraSoil Black, um filtro interno Tetra IN 400 e uma calha Aquapor Starpor 15W.

Plantas:

  • Fetos de java;
  • Bola de musgo;
  • Anúbias anãs;
  • Hygrophila polysperma rosanervig;
  • Limnobium Laevigatum;
  • As das imagens, cujo nome da espécie me escapa;
  • Estas: http://minus.com/lmqa4UbwTy7qq

Fauna:

  • 1 corydora bronze;
  • 1 camarão do bambu;
  • 3 tetras cardinal jumbo;
  • 1 camarão Palaemonetes concinus;
  • 1 Dermogenys pusillus.

A alimentação varia entre flocos Tetra PRO, blood worms e artémia congeladas. Trato a água apenas com um acondicionar, na altura das mudas.

Editado por McGaugh
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

As das imagens são Hygrophila polysperma.

 

Folhas transparentes à partida indicam falta de CO2 para o nível de luz. Mas no teu caso, nem tens muita luz, nem (ao que parece) injectas CO2. Por isso não sei muito bem. Há quanto tempo tens o aqua montado? Poderão as plantas estar ainda numa fase de adaptação?

 

Mesmo que tenhas um substrato que à partida tem nutrientes, poderá ser aconselhável fazer alguma fertilização adicional...

 

GM

Gustavo Martins

 

My nano Litopótamus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

As das imagens são Hygrophila polysperma.

 

Folhas transparentes à partida indicam falta de CO2 para o nível de luz. Mas no teu caso, nem tens muita luz, nem (ao que parece) injectas CO2. Por isso não sei muito bem. Há quanto tempo tens o aqua montado? Poderão as plantas estar ainda numa fase de adaptação?

 

Mesmo que tenhas um substrato que à partida tem nutrientes, poderá ser aconselhável fazer alguma fertilização adicional...

 

GM

 

Tens razão, queria referir-me a estas: http://i.imgur.com/NQqEL.jpg

Tive-o montado cerca de 5 anos, mas há uns 3,5 meses mudei o substrato, mantive 3/4 das plantas, o termóstato e o filtro (que troquei por um novo há pouco tempo). O substrato tem cerca de 2 cm de altura. Achas que um sistema destes resolveria o problema? Que fertilizante aconselharias?

 

Obrigado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Continuam a parecer-me Hygrophilas...

 

Esse sistema não conheço e acho que pouca gente usa. Se queres entrar com CO2, aconselho-te a usar ou DIY (vê receitas aqui no fórum), carbono líquido ou pressurizado. Estes sistemas estão mais que testados... No teu caso, como o aqua é relativamente pequeno, talvez o carbono líquido (excel, easycarbo) seja uma boa opção. Um pouquinho mais caro do que DIY mas tem a vantagem de ser doseado de forma constante (~1 ml por dia).

 

Aconselho-te um fertilizante completo tipo o Tropica Plant Nutrition+ (TPN+). Este contém todos os macro e micronutrientes necessários e fica de vez resolvida a questão de carências...

 

GM

Gustavo Martins

 

My nano Litopótamus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Para o tamanho do teu aquário,esse sistema e perfeito..è de longe melhor que qq sistema CO2 caseiro, e para um aquario tao pequenino não se justifica um sistema de garrafa. Esse e bastante pratico.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Boas,

 

Pela foto parece que tens algas verdes nas folhas.

Se for, então eu tive o mesmo problema mas nas minhas Alternanthera sessilis, resolvi o problema aumentando a circulação no aquário (evitando que elas se fixem) e injectando excel com uma seringa nas zonas mais afetadas (com o filtro parado).

Ao fim de 1,5 semanas tinha o problema resolvido.

 

Na minha opinião, e tendo em conta o teu setup, optava por carbono no estado liquido (excel) seguindo o plano da seachem, que não fica assim tão caro (+/- 18,90€ por 500 ml), e na fertilização uma solução completa, partindo do principio que a água é mudada todas as semanas.

 

Cumps,

DC

Link to comment
Partilhar nas redes sociais