Iniciante com muitas duvidas


Recommended Posts

olá , desde já muitos parabéns pela vossa comunidade.

 

Bem o meu nome é André e tenciono passar a ser um membro activo deste forum :)

 

A coisa de dois meses iniciei a construção de um formigueiro ( sim para formigas ) , basicamente consistia em meter um aquário dentro de outro aquário, e foi o que fiz...

Mas depois reparei que tinha imenso espaço livre e decidi comprar uns peixinhos ... e pronto o bichinho foi crescendo e actualmente sinto-me na necessidade de encontrar mais informação sobre o assunto o que me trouxe até voz :)

 

Bem aqui vai a minha longa lista de duvidas :

 

1- bomba de ar é necessário ?

 

2- tenho gupuies , molis , espadas , neons , limpa fundos e helenas , á alguma incompatibilidade ?

 

3- como saber se as minhas "peixas" estão gravidas

 

4- é necessário coloca-las nas maternidades ?

 

5- Só tenho plantas artificiais , isso é mau ?

 

6- posso deixar os recem-nascidos á solta ou os outros fazem-lhes mal ?

 

7- o meu aquário esta num sitio pouco iluminado , é necessário ter sempre as luzes ligadas ?

 

 

bem deixo aqui algumas fotos do meu aquário formigueiro e da menina dos meus olhos ( uma moli balão dalmata ) acham que está cheia ? se sim devo mete-la na maternidade ? ela ja anda assim á tanto tempo ...

 

384820_2505941063436_1391776967_n.jpg427933_2505939183389_1766136710_n.jpgdsc00731v.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas André!

 

Credo que lista :)... Vamos por partes:

 

1 - Deixa aqui o teu setup! Até podes fazer um edit ao teu 1º post no tópico. Dizes o material que tens, dimensões do aquário, quantidade de fauna, tipos de flora que tens, substrato, etc... Assim podemos ajudar-te melhor.

 

2 - A meu ver, no teu caso a bomba de ar é um gasto de €€. A bomba de ar é preciso, quando se tem um filtro/placa de fundo. No teu caso, um filtro interno/externo é o que tu precisas.

 

3 - Essa fauna que indicaste é compativel uns com os outros, tens que é especificar melhor os teus peixes de fundo. E dá uma pequisa aos parâemtros em que cada um desses peixes vive (pH, temperatura, etc...)

 

4 - Cada espécie de peixe é diferente. Os guppies, apresentam uma barriga enorme e redonda, com uma mancha negra na zona anal. Quando começam a estar muito parados, é porque está no momento, e apesar de as stressar, no teu caso é melhor colocar na maternidade, senão não sobrevivem. Nunca tive experiência com os restantes, portanto não te posso dizer nada. As helenas, quando forem adultas, à medida que forem alimentando bem, vão deixando a criação deles espalhada pelo aqua (convém teres physas e planorbis para os alimentares).

 

5 - Plantas artificias são péssimas. Tanto em aspecto, como naturalidade, como no facto que se os peixes roçarem nelas, vão ganhar feridas, e mais tarde, doenças. Aconselho-te a retirares e a meteres umas plantas de fácil manutenção e esconderijos mais naturais (troncos TRATADOS e de BOA MADEIRA, esconderijos de côco, pedras de enfeite, etc...)

 

6 - A iluminação, depende de vários factores. Aconselham a ter a luz ligada 6-10h por dia. Mas no teu caso não tens plantas, apenas fauna... Portanto não sei, depende da tua iluminação...

 

 

A tua molly balão, apesar de eu não entender muito do assunto, ou está grávida ou está para explodir de tanto alimento que dás! :)

 

cumps, David

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

a serio que as plantas são prejudiciais ? comprei na loja de animais e a mulher garantiu-me que não havia problema nenhum , eu perguntei-lhe se as tinha de ferver e se depois não ficavam meio estragadas e ela disse-me que não , que eram plantas próprias para aquário e como tal amigas dos peixes XD

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Todos os vendedores dizem que o produto é bom, senão nunca vendiam :D

 

Mas agora assério, as plantas artificiais que tenham muitas pontas agudas, podem mesmo abrir cortes no corpo de um peixe, e até rasgar as barbatanas... :(

 

E para além de que não são tão bonitas como as naturais :)

 

cumps, David

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

quanto ao facto de nao serem tão bonitas concordo, com o tempo vou mudando ....

 

quanto a bomba de ar eu tenho uma aqui em casa pelo que nao vou gastar €€ onde apresento o meu setup ??

eu postei na parte das fotos e videos ...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, para teres uma ideia do que é o setup vê neste tópico:

 

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=205506&hl=

 

Vês como está o 1º post, com tudo descrito? É tipo isso...

 

Nas fotos e vídeos não dá para se entender tudo.

 

Mas olha que apenas a bomba de ar no teu aquário não faz filtragem!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais