Ajuda com plantas - principiante


Ana Carvalho

Recommended Posts

Olá

Já possuo o aquário há mais de 2 meses com peixes mas agora decidi colocar algumas plantas. Como não possuía substrato fértil nem luz suficiente (apenas 14W, lâmpada de rosca e não tipo de cozinha) comprei uma valisnéria.

 

Contudo, ela está a ficar amarela e “ratada”, falei com o senhor da loja e ele disse-me que era normal, poderia ser falta de ferro, mas com o fertilizante líquido que punha iriam ficar melhores.

 

Mesmo assim insisti e acabei por trazer um fertilizante tipo “comprimido” que se coloca na base da planta e que duram aproximadamente 6 meses mas mesmo assim não vejo diferença… Quer dizer, ela acabou por dar alguns pezinhos ao lado mas crescer como eu queria ela não o faz.

 

Deixo aqui uma foto...

dscf2609q.jpg

 

Não queria nada ter que colocar substrato fértil porque para isso teria que retirar os peixes todos e eu não tenho onde os colocar.

 

Não faço CO2 e faço fertilização líquida 1 vez por semana + os comprimidos, possuo algas amarelas (mas não muitas pois o meu limpa vidros trata-lhes logo da saúde) o que posso fazer mais tendo em conta que queria ter um low –tec?

 

Obrigada,

Ana Carvalho

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não precisas de substrato fértil (embora ajudasse). No entanto, se só tens um fertilizante à base de Ferro não vais muito longe. As plantas precisam de mais. Tenta arranjar um substrato completo tipo o TPN+ (com macro e micro nutrientes). Uma vez por semana deve ser suficiente para o teu aqua uma vez que é low-tech.

 

Também não sei o volume do teu aqua pelo que quando dizes que tens 14W não me diz nada. Tanto pode ser muito, pouco ou ideal. Nos low-tech é normal usar cerca de 0.5 W por L de T5 ou T8 mas isto é tudo muito relativo e varia consoante o tamanho do aqua. Sem mais informação não é possível dizer mais nada.

 

Abraço

 

GM

Gustavo Martins

 

My nano Litopótamus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Peço desculpa não ter indicado o tamanho do meu aqua foi mesmo esquecimento.

 

Tenho um aqua de 60 litros e luz de 14W (já pensei em mudar mas como é uma lâmpada tipo "cadeireiro de mesa" e o aqua diz que não suporta mais não arrisquei).

 

Quando falas nesse duplo fertilizante falas ao certo de quê?? Qual é o mais usual e de preferência barato (estou numa dos 3 B´s - Bom, Bonito e Barato :smile2:, neste caso o bonito não conta!!)

 

 

Obrigada pela ajuda!

Editado por Ana Carvalho
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

ok 14W é de facto muito pouco para 60L e acho que é aqui que reside o teu problema. Não sei se com essa luz aguentarás mais do que umas anubias e musgo de java. Talvez uns fetos também...

 

O que não aguenta mais deve ser o balastro. Ou seja, para alterares terás que fazer uma alteração na calha/tampa. Não sei se é esse o teu interesse.

Também podes por o aqua mais perto de uma janela que tenha uma cortina de modo a que a luz que passe seja difusa. Sol directo não é em regra muito bom, embora não seja impossível (ler o livro da Diana Walstad). Pode ser que assim vingue.

 

 

Em relação ao fertilizante, mas realço que o problema principal estará provavelmente relacionado com luz insuficiente.

 

O fertilizante não é duplo mas sim completo. Ou seja, incluí todos os nutrientes necessários incluindo os macro nutrientes (NPK) e micronutrientes (Fe, B, Zn, etc...). Tudo junto numa única solução.

 

Há várias soluções no mercado mas penso este TPN+ (atenção ao + pois também existe sem e é só de micros) da TROPICA é provavelmente dos mais usados. Depois há também hipótese de comprar todos os nutrientes em separado para ter uma maior controlo, mas que acho sinceramente que não vale a pena no teu caso.

 

Também podes fazer tu própria comprando os vários sais e juntando água. Mas regra geral requere algum investimento inicial, embora a longo prazo compense bastante.

 

Espero ter ajudado

 

GM

Gustavo Martins

 

My nano Litopótamus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

Obrigada pela ajuda.

 

Eu já imaginava que seria da Luz mas tenho 2 graves problemas:

1º Eu e a electrónica, mecânica e afins não nos damos muito bem :tongue: não percebo nada disso logo fazer uma calha DIY não sei se será uma boa ideia!!!

 

2º O Aquário tem uma tampa e nela está uma lâmpada económica "normal" não comprida do "tipo de cozinha" e a informação que traz diz que o máximo é de 15w logo isso não dá para nada!!!

 

Como posso eu resolver a situação tendo em conta, em especial o ponto 1, e depois porque não queria retirar a tampa que o aquário tem.

 

Deixo aqui uma foto (não é a melhor pois foi tirada para mostrar o filtro que tinha na altura) mas que mostra uma parte da lâmpada e a informação que tem.

 

06082012461.jpg

 

Tens sugestões?? Vou colocar um tópico no DiY para ver se me ajudam...

 

Obrigada

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A lâmpada é deste tipo (acho que que não percebo muito destas coisas)...

 

exemplodelmpada.jpg

Tirei este exemplo de um tópico que está na parte da DIY - referências (de todas acho que é a que mais se aproxima da minha pelo menos pelo formato porque do resto não faço a mínima)

 

Ah esqueci-me de dizer que para além das valisnérias tenho dois tipos de musgo de java (um que se está a dar muito bem, outro que apesar de não estar castanho não vejo neles muitas alterações)

 

Estas informações extras ajudam??

Editado por Ana Carvalho
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Também não sou muito de engenhocas pelo que deixo a resposta para alguém com mais informação. Decerto se chegarão à frente.

 

O facto do musgo de java estar bem não diz muito. São de facto plantas muito resistentes e que vivem bem com pouquíssima luz e praticamente sem fertilização. Seria estranho é se não estivessem bem ;)

 

GM

Gustavo Martins

 

My nano Litopótamus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais