Início - Aquario de 110 litros


Recommended Posts

Cumprimentos,

Antes de mais quero dar os parabéns por este forum, porque tem muita informação disponivel, para quem quer aderir a este passatempo.

 

Estou agora a montar(criar) um aquário, já tive (este mesmo aquário) há uns anos atrás, depois começou a verter água, desanimei e acabei por não ter voltado a montar durante uns anitos.

Agora o vicio voltou a bater. As medidas são 60x58x33.

O filtro é um Tetratec 600, que sinceramente não sei se em termos de filtragem é bom, mas em questões de ruído, não sei se foi de ter estado parado, mas faz imenso barulho, pretendo adquirir um externo, e que me desse para depois num aquário maior. No recheio tenho um tronco que comprei numa loja especializada, a areia é coral relado, e algumas pedras vulcanicas (pelo que depreendo não ter sido boa opção porque o que pretendo é de àgua doce) esta areia dá? Já tive esta areia e pedras e correu bem!!!

Os peixes que pretendo ter, são os escalares e alguns peixes de fundo!

 

Neste momento o aquario está em ciclo de azoto. Ainda não tem nenhum peixe, mas pelo que já li é aconselhável

Já li que relativamente à água da torneira (companhia), não é necessário adicionar neutralizadores!! Isto é verdade? Basta deixar a água em repouso, uns tempos? Que tempo é este?

 

Nesta primeira fase é necessário introduzir algum produto? Amanhã vou a um rio aqui perto, que tem plantas e troncos fantásticos, podem ser introduzidos no aquário?

 

Antecipadamente grato

Meireles

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, eu ainda sou novato, mas pelo que tenho lido e seguido, deves deixar a agua repousar 48 horas e é o suficiente. Durante o ciclo deves meter um pouco de comer dia sim dia não para alimentar as bacterias. Os troncos devem de ser fervidos várias vezes antes de por no aquário de forma a não sujar a agua. As plantas não te sei dizer que tratamento usar, espera que alguem mais entendido te de a dica.

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá novamente,

Já plantei algumas plantas no aquário, mas sinceramente não sei se vão aguentar, porque como são de água fria, o mais certo é começarem a ficar amarelas e morrerem. Já inseri um fertelizante, agora é só esperar. Encontrei uma lindissima de follha redonda, e um musgo engraçado :drool3: mas, a ver vamos. Já comprei alimento, para alimentar as bactérias :sorry: , ainda não comprei foi os testes. Quais são os testes que temos de ter. Tenho apenos o do PH. :drool3:

Meireles

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas meireles, em relacão ao filtro que tens (para o tamanho de aquario que tens e bom) acho que devias verificar as mangeiras a ver se não a nada a obstruir as mangeiras ou mesmo o filtro, pode ser essa a causa do ruido, e relação aos peixes pelo que ja li neste forum e em outros lados é que os escalares requerem muito espaço visto que o crescimento vai até cerca de 15cm de comprimento e cerca de 20 a 30 cm de altura, não sei se seria o indicado para o teu aquario visto que queres mais que um.

cumps e boa sorte com o aqua

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A sério? O meu não dá para ter uns 4 escalares?

Por acaso ando a namorar um aquário de 300L, ficava um encanto na sala :naughty: , mas quero ganhar muita mais experiência, porque ainda ando indeciso se no próximo aqua, vai ser água doce ou salgada....

Voltando a este, alguém me pode ajudar, sobre que tipo de testes devo ter e quais os melhores? Neste momento só tenho o teste do PH, o meu aqua já está com um PH 7. Mas tenho de ter em atenção aos nitritos e nitratos certo? qual o melhor teste? Há no mercado algum teste que faça os testes todos?

Cumprimentos.

Meireles

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Atualização:

As plantas estão de saúde (a maior parte), o que até acho estranho, visto que algumas que inseri, não serem propriamente aquáticas :fart004:, mas duas espécies já têm rebentos :pompomgirl:, o musgo é que me parece que vai melar ( já contava +- com isto)...tenho procurado nas lojas da especialidade tipos de musgo ou relva, e não vejo nada! As folhas mortas dentro do aquário, criam problemas aos peixes?

Meireles

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas meireles, em relacão ao filtro que tens (para o tamanho de aquario que tens e bom) acho que devias verificar as mangeiras a ver se não a nada a obstruir as mangeiras ou mesmo o filtro, pode ser essa a causa do ruido, e relação aos peixes pelo que ja li neste forum e em outros lados é que os escalares requerem muito espaço visto que o crescimento vai até cerca de 15cm de comprimento e cerca de 20 a 30 cm de altura, não sei se seria o indicado para o teu aquario visto que queres mais que um.

cumps e boa sorte com o aqua

DHM,

Depois de duas semanas o filtro já faz menos barulho, estive a desmontar e parecia ter folga... Mais ainda assim faz um bocado de barulho, mas eu em relação a isso sou um bocado esquisito!

Meireles

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

tens de compreender que o pessoal agora não tem nada para comentar :D

 

Não tem nada para comentar?

Eu estou cheio de dúvidas, PH, KH, Amónia, essas cenas todas...embora com muita (alguma ) leitura já tenho compreendido algumas coisas, como por exemplo o KH o meu neste momento está nos 4KH, mas pelo que li o ideal é entre os 5 KH e os 10KH...

E em relação às plantas, alguém tem no aquário, plantas dos rios selvagens? neste momento é a experiência que ando a fazer...este meu aquário é vai ser mais um aquário de suporte para outro, estou a pensar num minímo de 400Litros, mas para isso tenho de obter experiência com este. E é verdade, pareço um puto de 15 anos, quando começa a namorar heheheheeh....e já tenho 37 :character0050:

Meireles

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

as duvidas têm de ser mais especificas

não te consigo dar a descriminação quimica dos valores da duresa da agua...está relacionada com os valores de minerais nela contida

o pH tambem não tenho conhecimentos necessarios para te explicar sussintamente as varias diferenças de pH nas varias aguas

amonia é o resultado da digestão dos peixes, e de outras bacterias no meio ambiente, não é ureia(como no nosso caso) porque esta é muito menos soluvel em meio aquoso o que na cadeia evolutiva criaria muito problemas...(tambem não vou estar a referenciar todos os dados)

 

o que presizas saber

1ºa duresa da tua agua kH

porque? porque os diferentes peixes estão abituados a diferentes duresas, diferentes minerais diluidos nas aguas, e os seus processos de osmoregulação funcionam de maneiras diferentes

2ºpH da agua

mesmas razões que o parametro anterior, mas iras notar que peixes de aguas macias são tambem (na maioria dos casos) peixes de aguas mais acidas, porquê? por os valores estão interligados.

3ºamonia nitratos e nitritos

testes necessarios para controlares a saude do aquario e não intoxicares os peixes

como reparas eles na vida selvagem têm um sistema continuõ de agua, nos aquarios é sempre a mesma por isso temos de controlar os valores

este ultimo ponto leva-nos às tpa's (que ja deves saber o que é) e aos filtros (que tambem ja deverás ter estudado)

 

depois terás as questões das plantas

as luzes

os nutrientes

as plantas...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

as duvidas têm de ser mais especificas

não te consigo dar a descriminação quimica dos valores da duresa da agua...está relacionada com os valores de minerais nela contida

o pH tambem não tenho conhecimentos necessarios para te explicar sussintamente as varias diferenças de pH nas varias aguas

amonia é o resultado da digestão dos peixes, e de outras bacterias no meio ambiente, não é ureia(como no nosso caso) porque esta é muito menos soluvel em meio aquoso o que na cadeia evolutiva criaria muito problemas...(tambem não vou estar a referenciar todos os dados)

 

o que presizas saber

1ºa duresa da tua agua kH

porque? porque os diferentes peixes estão abituados a diferentes duresas, diferentes minerais diluidos nas aguas, e os seus processos de osmoregulação funcionam de maneiras diferentes

2ºpH da agua

mesmas razões que o parametro anterior, mas iras notar que peixes de aguas macias são tambem (na maioria dos casos) peixes de aguas mais acidas, porquê? por os valores estão interligados.

3ºamonia nitratos e nitritos

testes necessarios para controlares a saude do aquario e não intoxicares os peixes

como reparas eles na vida selvagem têm um sistema continuõ de agua, nos aquarios é sempre a mesma por isso temos de controlar os valores

este ultimo ponto leva-nos às tpa's (que ja deves saber o que é) e aos filtros (que tambem ja deverás ter estudado)

 

depois terás as questões das plantas

as luzes

os nutrientes

as plantas...

 

Obrigado Eliezer Costa,

O KH do meu aquário está nos 4KH, pelo que tenho lido o ideal é entre 5 e 10...certo?

 

O PH está nos 7

 

Mas inseri ontem dois pequenos peixes, hoje terei de verificar de novo. Relativamente aos restantes testes não tenho ainda, vou adquirir! as TPA´s fiz uma, o aqua está a fazer o ciclo à duas semanas....mas penso que os problemas vão surgir agora, porque inseri dois peixes, sera Florena para as plantas e duas espécies delas estão a deitar rebentos que é uma coisa maluca...maluca mesmo...inseri as plantas neste sábado passado e uma das plantas já tem um rebento com carca de 10 cm (de doidos), coloquei tb um tipo de musco com caules compridos que tb está a deitar rebentos...ou seja está tudo a crescer desmesuradamente....isto vai concerteza alterar os valores da água...alguma coisa vai saturar....e correr mal.

Meireles

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

as plantas crescem, é coisa delas, pior era se estivessem todas a melar...

o que poderá acontecer...algas...

ms quando aparecerem apita que nos ajudamos...

agora umas fotos sempre ajudam e identificar mais coisas 😄

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

as plantas crescem, é coisa delas, pior era se estivessem todas a melar...

o que poderá acontecer...algas...

ms quando aparecerem apita que nos ajudamos...

agora umas fotos sempre ajudam e identificar mais coisas :D

 

Por acaso os nitritos e nitratos não vi, nem amónia...o PH tem estado estável desde o primeiro dia que montei o aqua. O meu filtro já tinha sido usado durante muito tempo, devem ter restado algumas bactérias hehehehe...estou a brincar...estes dois peixes que inseri é mesmo para fazer a "minha experiência", a ver como se comportam com este tipo de plantas, uma vez que não se vê, nem lê, acerca deste tipo de plantas (selvagens)... A minha ideia é mesmo criar um aqua tipo selvagem, para isso sei que vai demorar muito tempo até conseguir estabilidade, mas no final penso que poderei ter um resultado engraçado...

Meireles

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não sou perito em plantas, (aliás, não sou perito em nada :naughty: porque ando nisto da aquariofilia à meia dúzia de dias) mas gostava de ver algumas fotos dessas plantas que colocaste e dizes ser de "rios selvagens" e observar o seu crescimento como referiste. Até podia ser que o pessoal mais entendido as consiga identificar...

Cump,

ELorga

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não sou perito em plantas, (aliás, não sou perito em nada :naughty: porque ando nisto da aquariofilia à meia dúzia de dias) mas gostava de ver algumas fotos dessas plantas que colocaste e dizes ser de "rios selvagens" e observar o seu crescimento como referiste. Até podia ser que o pessoal mais entendido as consiga identificar...

 

Claro que sim,

Logo que possa envio fotos, e claro que pretendo a identificação das plantas, até porque algumas podem ser toxicas.

Tenho uma engraçada que é tipo agriões, mas cresce mais que o agrião (na vertical). O agrião sei que não pode ser suportado num aqua (é toxico) é pena pq é bem lindo quando está em flor....

Meireles

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ora cá vai:

De momento está assim:

 

http://imageshack.us/a/img850/8793/img9926nz.jpg

Uma das Plantas

http://imageshack.us/a/img840/7505/img9927et.jpg

Outra:

http://imageshack.us/a/img51/1629/img9929eh.jpg

Outra:

http://imageshack.us/a/img843/6223/img9930e.jpg

Uma que acho muito interessante é esta:

http://imageshack.us/a/img607/712/img9937.jpg

 

Alguém conhece alguma destas espécies?

Serão toxicas? Elas para já esão de boa saúde... tenho também para ali, musgo, mas não dá para tirar boas fotos. De momento é o que tenho, conforme forem evoluindo vou colocando mais..

Meireles

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para pesquisares sobre qualquer peixe aconselho estes sites:

http://www.theaquariumwiki.com/Pterophyllum_scalare

http://www.seriouslyfish.com/

 

Ainda sou novata, mas pelas pesquisas que já fiz aqui no forum amónia e nitritos têm que estar a zero para qualquer peixe. Nitratos não tenho a certeza, penso que já vi algures por aqui que o melhor era abaixo de 50ppm.

Também já vi várias vezes aqui no forum referências a escalares (podes usar o "search" aqui do forum que descobres logo imensas coisas) e penso que o teu aquário é pequeno para esses peixes.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para pesquisares sobre qualquer peixe aconselho estes sites:

http://www.theaquari...phyllum_scalare

http://www.seriouslyfish.com/

 

Ainda sou novata, mas pelas pesquisas que já fiz aqui no forum amónia e nitritos têm que estar a zero para qualquer peixe. Nitratos não tenho a certeza, penso que já vi algures por aqui que o melhor era abaixo de 50ppm.

Também já vi várias vezes aqui no forum referências a escalares (podes usar o "search" aqui do forum que descobres logo imensas coisas) e penso que o teu aquário é pequeno para esses peixes.

 

Obrigado pela dica. A ver se o meu inglês desenferruja :fart004:

De momento a fauna está assim:

 

5 Tetra Cobre (hasemania nana)

5 falsos neon Tanictis (Tanichthys Albonubes)

1 coridora (corydora aeneus), penso que é esta (trabalha que se farta)

 

Esta fauna é compativel com os ESCALARES, para um PH mais baixo e de água macia?

E os peixes palhaço?

 

Meireles

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já vi dizerem que quando os escalares crescem esses peixes pequenos são comidos mas também há quem diga que se os escalares forem introduzidos juvenis não lhes fazem mal. Ver se alguém que perceba de escalares responde. De qualquer maneira continuo a achar que para escalares o aquário devia ser maior. Também li que os hasemania nana podem morder as barbatanas de outros peixes mas que este comportamento é reduzido se estiverem num grupo de pelo menos 6. A corydora devia ter pelo menos mais 3/4 amigas, são peixes de grupo.

Que peixes palhaço estás a falar? Os únicos que conheço são de água salgada oO

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já vi dizerem que quando os escalares crescem esses peixes pequenos são comidos mas também há quem diga que se os escalares forem introduzidos juvenis não lhes fazem mal. Ver se alguém que perceba de escalares responde. De qualquer maneira continuo a achar que para escalares o aquário devia ser maior. Também li que os hasemania nana podem morder as barbatanas de outros peixes mas que este comportamento é reduzido se estiverem num grupo de pelo menos 6. A corydora devia ter pelo menos mais 3/4 amigas, são peixes de grupo.

Que peixes palhaço estás a falar? Os únicos que conheço são de água salgada oO

 

Em relação aos escalares, este aqua é para introdução de peixes, ando à procura de um aqua com pelo menos 300L, onde passarei os escalares para juntar com Discus (ainda não sei se ambas as esécies são compativeis), ficando neste os peixes pequenos, e as plantas, tipo quarentena.

O peixe palhaço que me refiro é o botia.

Meireles

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Há imensa informação aqui no forum sobre bótias palhaço, pelo que vi convém estarem em grupo e precisam de imenso espaço, muito mais que o teu aquário

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Há imensa informação aqui no forum sobre bótias palhaço, pelo que vi convém estarem em grupo e precisam de imenso espaço, muito mais que o teu aquário

 

Tenho memso de comprar um aqua :sorry:

 

Mas o meu tem 114L, não dá? Já tem uma boa capacidade! O calculo não é 1 cm por cada litro de água?

Meireles

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.