Guppies em stress, não identifico o porquê.Ajuda.


Renato Vieira

Recommended Posts

Antes demais parabéns pelo forum, que bem ajuda os iniciantes como eu a filtrar informação crucial para esta prática que é divertida e uma optima experiência.

 

Como disse sou iniciado e vejo-me com um problema. Tenho um aquário de 40 lts (julgo) e está equipado convenientemente segundo o que tenho lido. Tenho no momento 9 Guppies e um Plecostomus. À excepção de um casal de Guppies e o Pleco, os restantes Guppies encontram-se com frequencia à superficie, o que aparentemente é um sinal claro de stress. Após 1 semana de adquirir os Guppies, perdi uma femea. A adaptação dos peixes quando os comprei foi bem feita, com todo o processo conhecido gradualmente. Deixo o material que tenho:

 

Aquário Scalare 50 cm * 30 cm * 20 cm - 40 L

Filtro BOYU SP-A1000 Com filtragem e circulação de agua.

Termostato BOYU 100 W - 27º

Iluminação - 1x 8W - 10 horas/dia

pH - 7.1

Plantas

Nenhuma

Peixes

9 Guppies

1 Plecostomus

Fertilização

TPA - 10 % uma vez por semana

Suplementos

Nutrafin Cycle para nitrito/amônia na introdução de novos peixes

Esklarin Tropical em cada TPA.

 

 

Se alguém puder indicar pistas ou sugestões, estarei todo ouvidos.

Editado por Renato Vieira
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pelo o que já sei (pois também sou iniciado) acho que precisas de CO2, pois se os Guppys se encontram na superfície tem falta de oxigénio. Depois, acho que tens a luz demasiadas horas ligadas, recomendo 6-8 horas de luz.

Espero ter ajudado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A falta de oxigénio é uma possibilidade de facto.

 

Embora estranhe, porque o filtro mostra-se bastante potente, quer na filtragem como a expelir oxigénio.

 

Não tenho uma bomba de ar á parte, embora tenha a pedra disponivel. Mas em todo o lado li que se tiveres uma boa circulação de água, a bomba de ar torna-se menos necessária.

 

O filtro que tenho expele ar até 50 % do aquário, com a circulação de água, tenho bolhas a circularem por todo o aquário.

 

Devo aumentar a temperatura, por exemplo?

 

Gracias.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tenho actualmente 3 machos e 5 femeas Guppies. Deixo aqui também as fotos na medida do possivel, vou tentar tirar com melhor qualidade. Desde já o meu obrigado pelas respostas.

 

Espero conseguir resolver isto com a vossa ajuda.

 

20121011_100013.jpg

 

20121011_100019.jpg

 

 

 

 

 

 

20121011_100245.jpg

 

 

20121011_100227.jpg

 

 

20121011_100205.jpg

 

20121011_100145.jpg

 

20121011_100131.jpg

 

20121011_100056.jpg

 

 

20121011_100032.jpg

 

20121011_100019.jpg

Editado por Renato Vieira
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

alem da cor do substrato, não vejo mais nada que os esteja a stressar.

lembro que os guppys são peixes de topo

 

tenta virar a saida do filtro para a supreficie só par aumentar a agitação do mesmo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, Deixa-me dar a minha opinião.

 

1º Como está a quimica da agua? Amonia, nitritos e nitratos? Não me parece que esse filtro tenha grande filtração biologica...

 

2º Esse substrato inerte que tens não ajuda nada, até a mim me ofuscou...

 

3º Parece-me, pelas fotos que esse filtro causa demasiada agitação na agua, não consegues posicionar o filtro de maneira a causar menos agitação?

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite, obrigado pelos conselhos e sugestões.

 

De facto, o substrato tem a cor que tem. Mas também faço planos para o mudar assim que encontrar algo mais economico que 5€/saco 0,5kg. :(

 

A quimica da água não me parece que esteja afectada, embora com a tonalidade da luz que tenho pareca meio turva, ela está bem cristalina. A parte disso, o cuidado para a eliminição de nitrito e amonia tem sido minucioso. Faço as devidas TPA's 1 vez por semana. Sempre com as bacterias contra o nitrito e amonia, alem da eliminação do cloro. Mas para resultados mais concretos precisaria de efectuar testes, os quais não tenho de momento. Logo, é uma possibilidade em aberto.

 

Quanto ao filtro, no manual apresenta filtragem bioquimica além de mecânica. Mas se alguém tiver sugestões, aceito com certeza.

 

A corrente da água, concordo que se regular no máximo, fica forte e expele também demasiadas bolhas de oxigénio, como é apresentada na foto. Acabo por regular no minimo para evitar stressa-los mais. O angulo preferencial creio ser este. Porque faz circular toda a agua do aquario e impulsa as bolhas de ar para o centro da rotação e circulam por todo o lado. Experimentei outros angulos mas não melhorou. Também posso desligar o ar, fica apenas a corrente de agua.

 

Situação actual: tenho uma femea morta hoje, o pleco está na maior, o mesmo casal Guppy que refiri está optimo, 1 femea com 7dias aproximadamente sempre a superficie, com mesmos sintomas que a femea que morreu.:(

Editado por Renato Vieira
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá RuiBaron,

 

Tenho o aquário há cerca de 1 semana, montei-o instalei os componentes e fui pesquisar sobre a rotina de introdução de água. Coloquei água no aquário sem nada a trabalhar, durante 15minutos ou mais. Coloquei os produtos para o nitrito, amonia e cloro durante 15 minutos. Na embalagem dos mesmos mencionam que estabilizam o aquario para a introdução de peixes no mesmo dia. Esperei até o termostato estabilizar a ºC (1hora aproximadamente) e introduzi os peixes com a adaptação à água.

 

Com isto, de imediato o pleco e o casal de Guppies inicial lidaram bem e continuam muito activos. Os restantes de inicio ficaram a superficie e já circulam. Porém 2 femeas mostraram sempre sinais de stress continuo. Uma delas bem gorda (suspeitei até que tivesse crias) raramente saiu do topo, acabando por morrer. Uma segunda com cerca de 5 dias, embora veloz e activa quando quer nadar, fica com frequencia a superficie parada, com os mesmos sintomas. Comem bem, varias vezes ao dia (4-5 não mais que isso em pequenas quantidades), buscam alimento com vivacidade, etc.

 

Um pormenor interessante, quando ficam á superficie preferem o lado oposto ao filtro/corrente agua. Dai ter trocado a direcção e intensidade para ver o resultado. Os restantes mostram-se activos, mas há uma tendência para ocorrer este fenómeno de vez em quando, e por periodos prolongados.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Renato Vieira...

Tens um aquario mesmo cheio de cores vivas :scarerun:

É assim se queres mudar areão (substrato), e estas a espera de encontrar uma coisa por volta dos 5€, tens areoes a rondar esses preços, a 4,80€ 5kg, pelo menos no algarve na loja da petlandia tem.

Em relação ao ciclo, pois devias ter esperado, eu tambem pus o bionutrivec, que tambem dia que se pode por peixes passado 24 horas, neste momente ainda esta a fazer o ciclo, e tambem convem fazer os testes amonia, nitridos nitrados e ph antes de pores os peixes la dentro.

Acho que o resto acho que o pessoal ja te respondeu, ja deves ter uma opiniao ao que deves fazer.

 

CUMPS

stockillustration893214.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Eis as ultimas novidades. Atendendo ás vossas sugestões, troquei finalmente o substrato para uma cor "como deve ser";) Por cima do substrato umas pedras maiores para ajudar na filtragem. Tentei simular ao máximo as referências que consultei. A agua foi a mesma aplicada, fiz uma TPA também. Adicionei uma bomba de ar com pedra difusora. Falta de oxigénio não há neste momento ;)

 

Adicionei também plantas e esconderijos, para lhe dar um ar mais natural e diga-se de "aquário" e não uma sala "décor".

 

E os peixes como que por magia, estão animadissimos desde então. Comportamento radicalmente diferente, embora seja cedo para falar.

 

Vou acompanhando com updates aqui no forum. Até lá, um muito obrigado a todos vocês, que contribuiram para me esclarecer afinal como ter um aquário (ou iniciar um correctamente).

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite,

 

Vamos no 2º dia de experiência e até agora, todos os peixes estão confortáveis, ativos e vivaços. O aquário embora esteja semelhante em termos visuais, ganhou uma vida nova. O problema é identificar o que era (ou ainda pode ser). Com a TPA, novo substrato e bomba de ar com pedra difusora, plantas, surgiu a solução.

 

Diminuí o fluxo de oxigénio emitido do filtro, deixei a corrente na mesma.

 

Deixo por aqui umas fotos para verem a diferença. :) Já tenho Guppies a circularem a meio aquário! ;) tentei não usar flash para retratar a cor do substrato. Embora ainda assim é mais escuro que nas fotos.

 

20121013_213811.jpg

 

20121013_213819.jpg

 

20121013_213819.jpg

 

20121013_213835.jpg

Editado por Renato Vieira
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se fosse a ti ia fazer uma pesquisa mais aprofundada acerca de manutenção de áquarios. Nunca vi tanto disparate junto:

-Não iniciar o ciclo que demora um mês do azoto. Coisa bonita não haja duvida.

-produto que diz que se pode por os peixes logo no mesmo dia? meu amigo, venderam te banha de cobra, porque o que dizem que esse produto faz é um milagre.

-No manual diz que o filtro que tens tem filtração biológica. É obvio que sim, mas a quantidade de material filtrante é importante para o numero de animais, mas acho irrelevante quando tens um aquário que nem sequer começou o ciclo de azoto.

-TPA's semanais de 10 litros em 40 litros de aquario. Os produtos que andas a por no aquário tão ir para o lixo, e assim nunca vais conseguir estabilizar o aquario.

-A bomba de ar mais o filtro a funcionarem devem estar a aumentar os niveis de óxigenio na água realmente, mas pelas imagens, parece uma tempestade num copo de água o teu aquário.

-Se tás tão preocupado com o stress dos bichos, diminui a corrente, e tira a bomba de ar do aquário.

-Pedras do substrato a servirem de filtro? Como?

entre outros...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Miguel Guerreiro,

 

- Não faço TPA's semanais de 10 litros nem o disse antes, faço 10% do aquário.

- Não está uma tempestade num copo de água, é oxigénio. Com flash, fica mais evidente... e frisei que diminui a corrente...para o minimo.

- Não tiro a bomba de ar. A corrente está diminuta, o oxigénio no filtro está no minimo também, A pedra difusora até ver está a fazer um bom trabalho.

- Quanto ás pedras de substrato parece-me óbvio, actua como um filtro biológico onde consegues decompor gradualmente a comida, fezes, etc, criar um alojamento de bactérias onde possam decompor amonia em nitrito e nitrato.

 

Agradeço o post, Miguel Guerreiro, mas faço a advertência para o teu modus operandis, rapaz. Numa eventual situação semelhante, lê ipsis verbis. Frisei de imediato no inicio do post que sou iniciante nesta matéria, e que me foi fácil reconhecer os erros que fiz ao montar o aquário, à medida em que os restantes elementos do forum o fizeram educadamente.

 

Pode ser a minha opinião, mas não me parece que num fórum especifico sobre um tema,queiras ter essa abordagem com alguém que pouco ou menos sabe e procura ajuda ou esclarecimento. Parece-me um tanto evidente que se ponho um post intitulado "Ajuda!" num forum de aquarios e peixes, é porque tenho um aquário com peixes em que há um ou mais problemas evidentes ;) Retórica à parte, porque isto não é assunto para forum, gracias pela resposta.

 

Aos restantes elementos que responderam aqui também, vamos no 3º dia experimental e peixes visivelmente activos e com boa aparência. O meu obrigado pelos conselhos, mais uma vez.

Editado por Renato Vieira
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá RicardoR,

 

Com certeza! Eis as ultimas fotos desta vez com máquina. Fiz também um pequeno video onde se consegue ver melhor a dinâmica de corrente e a circulação de oxigenio.

 

Video : http://tinypic.com/r/seabgm/6

 

 

DSCF0014.jpg

 

DSCF0012.jpg

 

 

DSCF0010.jpg

 

 

DSCF0009.jpg

 

 

DSCF0008.jpg

 

 

 

DSCF0007.jpg

 

 

DSCF0003.jpg

 

 

 

DSCF0002.jpg

 

 

 

DSCF0001.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.