ADA I


Paulo Lisboa

Recommended Posts

Boas,

 

como alguns tiveram oportunidade de acompanhar, tenho andado a preparar um aquapor de 37,5 litros para montar o meu primeiro aquário de camarões com ADA New Amazónia II (daí o nome :) ).

 

Trata-se de um aquário em que vou usar um filtro de fundo com dois tubos elevadores e um filtro de esponja duplo, onde alterei a iluminação (adaptei barras de leds do IKEA), refiz a colagem dos vidros e que espero venha a dar-me algumas alegrias (que bem preciso...)

 

Eis uma foto tirada ontem à noite:

DSC_0162-2.jpg

 

Brevemente vai levar o substrato e será colocado a ciclar.

 

Em termos de flora, levará somente musgo.

Em termos de hardscape, alguns pedaços de madeira e talvez rocha vulcânica. Mas nada de muito relevante pois quero que haja muito espaço livre no substrato para tirar o máximo partido do mesmo.

 

Fica só a faltar adquirir um termoestato de 50w pois o resto vai ser com material que já tenho em casa. Ainda não sei se uso uma ou duas bombas de ar para alimentar os dois tubos elevadores e o filtro de esponja.

Logo se vê...

Editado por Paulo Lisboa
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para maximizar a capacidade que o substrato tem de condicionamento dos parâmetros da água.

Para além disso, fomenta a criação de bactérias.

 

É o meu primeiro aqua com este tipo de filtro.

Got my fingers crossed ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Paulo

 

tens de me dizer onde arranjas-te esses filtros, tanto o de esponja como os de fundo = D

 

Vou montar um aquario novo e não era mal pensado visto que os camarões vão ser mesmo muito sensíveis!

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Então é assim:filtro de fundo: Jumbo tem mas só num tamanho. Não sei se te interessa.

Se precisares de outros locais, diz qualquer coisa que eu arranjo forma de ajudar.

Filtro de esponja: ebay...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Qual é? é para um cubo de 40cm.. deve chegar..

 

Tenho de explorar o ebay,tenho sempre receio desses sites, mas estou a ver que a malta aposta forte nisso!

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para um cubo tens de optar por algo modular, ou seja, em pequenas peças de encaixar (como Legos :) ).

Os que a Aquapor tem são rectangulares e não podem ser cortados senão o substrato passa para debaixo da placa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mas o comprimento das placas excede os 40 cm?

 

Achas que há problema de ter as placas rectangulares num cubo??

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

André, nota o seguinte.

As placas apoiam-se no fundo do aqua e têm abas a toda a volta que impedem que o substrato entre para a parte de baixo. Dessa forma, só a água passa, percebes?

Se as cortares para caberem no cubo, deixam de ter a aba de um dos lados e assim o substrato vai passar e acabará por ser puxado para dentro dos tubos elevadores. Imaginas a sujeira que isso seria, certo?

Ou seja, para um cubo de 40cm terias de comprar um Filtro Biolift PQ 38*17cm (vê aqui: http://www.aquapor.p...tros/fundo.html).

A parte menos boa é que mais de metade do fundo ficaria sem filtro de fundo, a menos que metesses dois (17*2=34cm).

Dessa forma ficavas com quase todo o fundo 'ocupado' mas também terás mais tubos elevadores de água para 'alimentar' com ar ;)

 

Gonthy, muito obrigado.

Desejo-te o mesmo!

Tenho acompanhado com interesse o teu Aquabee também!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois é! já encontrei o filtro de esponja duplo, pra semana ja chega a casa = )

 

Obrigado!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Montado e a bombar.

Ainda sem 'decoração' alguma.

 

Fiz um vídeo mas não o consigo disponibilizar aqui porque o forum não funciona bem com vídeos colocados no photobucket...

 

Outras oportunidades virão...

 

Siga!

Editado por Paulo Lisboa
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Paulo, não tens conta no Youtube? Já colocaste os pvc?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tenho sim. Estou a fazer upload para lá agora.

Foi só um desabafo.

Quanto ao PVC, ainda não avancei.

Tenho tempo pois ainda estou à espera das placas de leds.

Não quero fazer a colagem dos perfis de pvc sem ter tudo pronto no que diz respeito ao interior. Ou seja, luz e tubo de ar para fazer TPAs mais facilmente.

Vou precisar de me mexer dentro da estrutura e por isso não quero meter mais nada que me possa atrapalhar.

Voltando a este, vou precisar de meter silicone nas extremidades das barras de luz.

Com as bolhas de ar, saltam muitos salpicos e aquilo fica perigoso...

Entretanto, já acabou o upload para o youtube. Não tem muito que ver há mais para memória futura...

 

Editado por Ricardo.Fonseca
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Gostei ... :)

 

Se precisares de pedras, troncos, pedaços de madeiras , e anubias , avisa tenho cá muito disso.. Ah, e tambem de musgo fissidens fontanus que tambem há ..

 

Ab

 

PS esses Leds do IKEA ate se portam bem..

O meu aquario Stranix

 

O meu outro hobby A Fotografia

 

O meu nano The Secret World of Shrimps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Paulo, tentei editar, foi o melhor que consegui. O teu texto estava com caracteres esquisitos.

 

ShrimpRoom 31 aquas de Invertebrados Discus comunitário 950lts

-------------------------------------------------------------------------------------------------------

De momento não poderei responder atempadamente a MPs, grato pela compreensão.

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado, Ricardo!

Isto não anda fácil... clico em POST e não funca em FF, tenho de clicar sempre em MORE REPLY OPTIONS (sei que está identificado e que aguarda resolução), não consigo apagar um post colocado por mim em tópicos que foram iniciados por mim, em FF não me aparece a barra de ferramentas de edição do post.. mas pronto...

 

Wesley, Obrigado a ti também mas vou primeiro colocar o que tenho cá em casa e depois logo falamos, se for MESMO necessário.

Quanto aos leds... vou ter de esperar para ver.

 

Aproveito para pedir feed-backs a marcas e modelos de bombas de ar baratas e silenciosas.

Das que tenho cá em casa, só uma se revelou suficientemente silenciosa para a usar.

A da Aquapor faz muito barulho.

Por isso, sugestões aceitam-se!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eheim 400 é super silenciosa.

 

Tenho duas que te posso emprestar, mais outra que podes comparar o barulho "aquanova" 2x 200lt/h (400) e ainda... uma bomba de pistão que debita 2400 lt/h.

 

É uma questão de combinarmos.

 

Posso levar p a loja e passas lá, fica-te mais perto.

 

Abraço

 

 

RF

ShrimpRoom 31 aquas de Invertebrados Discus comunitário 950lts

-------------------------------------------------------------------------------------------------------

De momento não poderei responder atempadamente a MPs, grato pela compreensão.

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tenho cá por casa 2 bombas de ar paradas, nunca as usei, foram-me oferecidas há mais de um ano, se as quiseres troco por umas futuras crias dessa bateria :naughty:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ricardo, a eheim 400 será para a bateria mas cada vez mais me convenço que não vai chegar.

 

Neste ADA I tive de início a funcionar duas bombas que tinha cá em casa.

Uma aquapor que faz 90 L/H e outra Azoo que faz 72 L/H (ambas ao nível do aquário, mas tenho dúvidas que o rendimento real seja esse).

Acabei por desligar a da Aquapor devido ao barulho mas, enquanto estiveram a funcionar, o volume de ar pareceu-me bem.

Mas note-se que seriam uns teóricos 160 litros/hora.

 

Isto só testando na prática, pois tenho zero experiência nesta área.

Agradeço imenso a tua disponibilidade. Eu queria mesmo era perceber se este ou aquele modelo são boas compras ou não. E sim, não há melhor forma de o saber do que experimentá-las :)

 

Como te disse, aconselhado por ti e por mais gente, já avancei para a compra de um eheim 400 mas será destinada à bateria.

 

Para este, que tem uma exigência muito menor (dois tubos da placa de fundo + filtro de esponja), gostaria de encontrar algo mais em conta.

 

Um amigo comum tem uma AquaOne de 200 L/H e está satisfeito. Já a vi em funcionamento e pareceu-me bem.

Mas queria ver se encontrava algo mais em conta.

 

---------------------------------------------------------------------------

 

Brancaman, obrigado também pela disponibilidade.

 

Na tua proposta não me agrada estar a comprometer-me com algo que ainda não tenho, nem sei se vou ter, que é sucesso...

 

De qualquer forma, se forem silenciosas e poupadinhas (!!!), talvez se possa fazer negócio. :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A questão aqui é mesmo experimentar e ver se funciona, como te disse anteriormente não tenho interesse na venda das bombas.

 

Abraço

 

 

RF

ShrimpRoom 31 aquas de Invertebrados Discus comunitário 950lts

-------------------------------------------------------------------------------------------------------

De momento não poderei responder atempadamente a MPs, grato pela compreensão.

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Compreendido! Parece-me muito bem.

Nesse caso, combinamos detalhes via MP, ok? :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Certo, Abraço

 

 

RF

ShrimpRoom 31 aquas de Invertebrados Discus comunitário 950lts

-------------------------------------------------------------------------------------------------------

De momento não poderei responder atempadamente a MPs, grato pela compreensão.

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais