Identificação de plantas


Rafael Silva

Recommended Posts

Boa tarde a todos.

 

Ontem comprei várias plantas, quatro delas (três especies) não sei o nome.

 

E é por isso que perciso da vossa ajuda.

 

Não sei a especie nem da do centro nem das que estão ao lado que são iguais.

IMG_2512.jpg

 

1-Uma das plantas laterais:

IMG_2514.jpg

 

2-A planta do centro:

IMG_2515.jpg

 

3- A ultima planta que está no aquario e não sei a identificação:

IMG_2513.jpg

 

 

Cumprimentos, Rafael Silva

Editado por Rafael Silva
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

as duas primeiras parecem-me terrestres e a última parece-me uma cryptocoryne (aquática)

 

RF

ShrimpRoom 31 aquas de Invertebrados Discus comunitário 950lts

-------------------------------------------------------------------------------------------------------

De momento não poderei responder atempadamente a MPs, grato pela compreensão.

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pelas respostas.

 

Provavelmente era por isso que não sabia o nome delas.

 

Quanto a cryptocoryne, tenho várias plantas dessa especie e não são em nada iguais, talvês seja uma outra variante.

 

 

Agora uma pergunta, onde as comprei estavam várias no aquario dos peixes e todas bem bonitas... será que trazem algo de prejudicial aos peixes?

 

 

Cumps, Rafael Silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Ora vamos lá por os pontos nos is...

Ricardo Rocha a do centro é realmente uma Dracaena, o que significa que...PARABENS Rafael Silva, acabaste de ganhar uma planta de VASO! Podes ir tirando a Draecena de dentro de água e podes ir preparando um paludario para ela, pois ela só irá morrer a longo prazo, isso não é uma planta aquática, nem sequer é anfibia, é sim uma planta de vaso que requer muita humidade, mas que não tolera a submersão...

 

Ricardo.Fonseca estás certo, isto é uma planta do Genero Cryptocoryne. Rafael Silva pelas tuas palavras, já percebi que pouco ou nada perecebes do sistema de nomenclatura cientifica de especies, muitas vezes referido apenas como Sistemática das Especies, talvez queiras ir ler um bocado acerca da nomenclatura cientifica para entenderes um pouco mais acerca da razão pela qual chamamos o que chamamos ás plantas, e como o fazemos... De outra forma, vais andar sempre a partir pedra, sem nunca evoluires grande coisa em termos dos teus conhecimentos de plantas de aquarios. Sou da opinião que antes de aquariofilos devemos ser cientistas amadores e compreender a fundo toda a envolvente cientifica que decorre da fauna e flora que mantemos nos aquarios. Conhecendo a teorica, a pratica torna-se uma mera brincadeira sem grandes segredos. Ainda mais, conhecendo mais ou menos os arquétipos de cada género, conseguimos facilmente identificar pelo menos o genero da maioria das especies, e mais facilmente conseguimos identificar as especies de plantas que temos...

 

Ora continuando, vamos desde inicio...

1- Hygrophila corymbosa

2- Dracaena Sp. provavelmente a Dracaena sanderiana, ou um qualquer cultivar variegado de outra dracaena proxima... Seja como for, isto é uma planta que se assemelha em muito aos milhos de vaso... Olha aqui esta mesma planta que aí tens, mas num vaso... dracaena+sanderiana+(anon).jpg

 

Fixe não é? Seja como for, foste enganado pelo teu vendedor, que por sua vez deve ter sido vigarizado pelo seu fornecedor=P Tão fixe as coisas que ainda acontecem nos dias de hoje, na época da informação=P

 

3 - Cryptocoryne, muito provavelmente uma Cryptocoryne wendtii, sendo a identificação inequivoca impossivel sem que se observe o aparelho floral desta planta em detalhe, logo, até a cryptocoryne que aí tens florir, não conseguirás identificar com toda a certeza, mas até lá podes-te regir como se de uma Cryptocoryne wendtii se tratasse. Quanto á semelhança com outras cryptocoryne, não te fies nisso, as Cryptocorynes são um mundo bastante vasto, com novas especies a serem descobertas todos os anos pelas florestas do sueste asiatico...O Supergénero tem centenas de especies, algumas muito dispares entre si, mas todas com caracteristicas que as unem no mesmo género, se por exemplo comparares uma Cryptocoryne parva com uma Cryptocoryne balansae, vais ficar a coçar a cabeça e a pensar que não têm nada a ver uma com a outra, mas não é bem verdade...

Editado por gervas
Link to comment
Partilhar nas redes sociais