Helenas vs Planorbis


Samanta Figueiredo

Recommended Posts

Olá a todos,

 

Tenho um Clea helena na maternidade dos guppys mas gostaria de ter mais alguns no comunitário mas li que comem caracois. A minha dúvida é a seguinte:

 

Eu queria juntar as helenas aos Planorbis rosa mas li que comem caracois e não quero ficar sem eles, no entanto os caracois são muito grandes e as helenas pequenas por isso não sei se seriam presas.

 

Como é a 1ª vez que lido com estas espécies não sei o que poderá acontecer e não queria correr riscos.

 

Acham que devo manter as helenas na maternidade ou posso junta-los?

É melhor arriscar coisas grandiosas,alcançar triunfos e glórias,mesmo expondo-se a derrota,que formar fila com os pobres de espírito que nem gozam muito nem sofrem muito,porque vivem nessa penumbra cinzenta que não conhece vitória nem derrota.Roosevelt

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ok,

queria ter a certeza antes de correr riscos.

Assim já sei as helenas ficam na maternidade e os planorbis no comunitário.

 

 

As helenas, mesmo pequenas, vão atacar e dar-te cabo dos planorbis.

É melhor arriscar coisas grandiosas,alcançar triunfos e glórias,mesmo expondo-se a derrota,que formar fila com os pobres de espírito que nem gozam muito nem sofrem muito,porque vivem nessa penumbra cinzenta que não conhece vitória nem derrota.Roosevelt

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

As helenas comem caracois bastante maiores que elas mesmas.

Desde que o agarrem, colam-se na "entrada" da casca e usam um espigão com o qual matam e literalmente sugam o caracol.

 

Acrescento também que a casca fica limpinha, não deixam restos.

 

Só caracois como as ampulárias conseguem escapar, mas há quem diga que já viu helenas matar ampulárias. As adultas, duvido, em todo o caso... :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Também matam ampulárias adultas.

Algumas vezes até vemos duas ou 3 helenas a atacar a mesma ampulária. Depois de uma colocar o espigão, as outras aproveitam pois a ampulária já não consegue fechar.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais