Recommended Posts

Publicado

Olá Amigos

Faz já algum tempo que não media os niveis do nitrito, nitrato e amonia.

Resolvi fazer os testes e apanhei um susto daqueles !!! :?:(

Nitritos normal

Amonia Normal

Nitratos 50 mg/l ( aquario 20 discus jovens, 4 plecos, +- 50 valisnerias, aquario= 200-50-60) :?:(

Tenho como apoio um deposito ( bidão de plastico daqueles verdes de 200l ) onde tenho um filtro heim 2213 e bomba de ar com uma pedra difusora, lavo o deposito de 3 em 3 meses +-. Quando medi os nitratos do deposito verifiquei que os valores eram iguais aos do aquario.

Estou com um problema, pois não sei o que fazer para baixar os nitratos :wink::cry:

:?: É possivel baixar os nitratos com a utilização de uv´s ?

Um Abraço

Anibal Mota

Publicado:

Ola Anibal

Quando os nitratos estao altos o mais aconselhavel sera mudanças de agua. Os filtros devem ser limpos mais vezes pois deve por via da quantidade de peixes. Quando tenho esse problema e nao consigo baixa-os com mudanças de agua utilizo as resinas proprias para o efeito que dao resultado mas, segundos os entendidos sao em parte tambem prejudiciais pois altera a agua. Normalmente quando os aq. sao plantados as plantas absorvem em parte os nitratos. Nao se tratando do meu caso que sao nus. Mas resumindo os nitratos altos, torna-se preocupante mas nao se pode dizer que seja muito grave pois os discus toleram razoavelmente. Va fazendo mais mudanças de agua e limpezas dos filtros e so em ultimo caso utilize as resinas. Ate sempre.Rui

Publicado:

Não há nada como umas plantinhas para acabar com os nitratos, as trocas de agua são uma alternativa temporária, pois se não eleminares a causa dos nitratos eles voltam a subir!

Publicado:

Colegas,

O problema do Anibal parece começar logo na água de reposição... :wink:

Anibal, a água do bidão é a que usas para as trocas?? Já mediste os nitratos da água da companhia??

Das duas uma... Ou a água da companhia já vem "carregada" de nitratos ou tens algum problema no bidão/filtro do bidão que faz com que esta ganhe os nitratos. :?:

Não adianta fazeres trocas parciais se a água que vais usar nas reposições já for carregada de nitratos. Tiras água com nitratos mas colocas água com a mesma quantidade de nitratos...

A água das trocas deve estar com baixos/nenhum nível de nitrato.

O ideal é fazeres o seguinte:

- medir o nível de nitratos da água da companhia. Se for alto utiliza removedores de nitratos no filtro que usas no bidão;

-se os nitratos da água da companhia estiverem Ok e se só aparecem na água do bidão, verifica o filtro/limpeza do bidão;

-aspirar o areão frequentemente;

-limpar também frequentemente o filtro;

As Valisnérias são de crescimento rápido... boas plantas para consumir nitratos... e como tens bastantes ajudam a combater os nitratos no aqua.

Não parece que o excesso de população seja o problema. Depende também do tamanho dos discos....

O meu aqua tem 150*60*50. Tenho 15 discos, mais uns tantos escalares, 2 plecos... e não tenho nitratos(ou são smp muito baixos)...

Eu aposto na água da reposição!! :cry:

Abraços,

Nuno

Cumprimentos,

Nuno

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!