Dúvida fertilização


ruibruna

Recommended Posts

Boa noite,

Iniciei-me recentemente num plantado e queria se possível uma ajuda sobre fertilização!!

Montagem +-2 meses

 

SETUP:

Aquario: 90cm comp - 60 prof - 50 alt (270 litros brutos)

Filtragem: Eheim pro3 2073

Termostato Eheim 300w

Co2 pressurizado

Iluminação DY t5 6 lâmpadas 24w (ligadas 7 horas diarias))

Temperatura: 25º

Troca de água 40% semanal

 

FLORA:

Anubias

Didiplis diandra

Hydrocotyle verticillata

lotus

Plantas flutuantes

Eleocharis parvula

Echinodorus mattogrossense red

Feto java

Musgos

Bacopa australis

Cryptocoryne

 

FAUNA:

40 inpaichthys super blue

1 casal de ramirezi (1 electric blue / 1 dourado)

4 oto´s

2 sae

10 camaroes amano

 

Estou a fertilizar com 3 ml diários de flourish e de 3 em 3 dias 1,5 de ferro.

Agora estou á espera que venha uma encomenda que fiz para começar a fazer a fertilização em separado macros+micros (a mando da troika).

Assim sendo e lendo o que os entendidos nestas coisas iam dizendo mandei vir:

Para macros: kno3 / kh2po4 / kcl

 

Contas para 240 litros (espero não as ter feito mal llooolll)

 

kno3: 40g+100ml água = por cada 1ml no aquário= +1ppm no resultado final (nitratos)

 

kh2po4: 35g+100ml água= por cada 1ml no aquário= +1ppm no resultado final (fosfatos)

 

kcl: 46g+100ml água= por cada 1ml no aquário= +1ppm no resultado final (potássio)

 

 

Agora a dúvida: mandei vir pó para micros e precisava de ajuda para saber como fazer a administração do mesmo.

Vou fazer fertilização diária e esta é a composiçao:

Fe 8.4% (EDTA), Mn 1.82% (EDTA), Zn 1.16% (EDTA), B 1.05%, Cu 0.23% (EDTA), Mo 0.15%

 

 

 

Antes de mais obrigado e aguardo ajuda...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estás a exceder o valores máximos de dissolução. Por exemplo, só dá para dissolver 36g de KNO3 por 100ml. Da mesma forma, só consegues dissolver 22g de KH2PO4 por 100 ml

 

Por esta razão aconselho-te a mudares de receita

 

Quanto aos micros não stresses muito. São micros...

 

Eu e muita gente usa esta receita e até 5 estrelas (e não precisas do KCl para nada):

 

Macros:

 

33 g KNO3 + 7.2 g KH2PO4 em 250 ml de H2O. Como tens um aqua maior podes fazer o dobro de tudo (66g + 15g em 500ml).

 

5ml por cada 50L 3x por semana.

 

 

Micros

10g micros em 250 ml (ou 20g em 500 ml)

 

2.5 ml por cada 50L (3x por semana).

 

Fertilizas macros e micros em dias alternados e fazes a TPA no 7º dia.

 

abraço

 

GM

Gustavo Martins

 

My nano Litopótamus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ois,

 

Apenas uma adenda ao que o Gustavo disse, no dia anterior ao da TPA não se fertiliza.

 

Abraço,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, antes de mais obrigado pelo feedback....

Afinal pensava eu que já ia percebendo alguma coisa e voilá....

GMMARTINS:

Então neste caso a dosagem de kno3 a dobrar é 66g para 500ml água,logo como o meu aquário leva 200l tenho que por 5ml por cada 50l que dará os 20ml???

 

A. FERREIRA:

já tinha conhecimento desse procedimento nas TPAS fertilizo logo depois de repor a água certo???

 

Abraço e obrigado!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, antes de mais obrigado pelo feedback....

Afinal pensava eu que já ia percebendo alguma coisa e voilá....

GMMARTINS:

Então neste caso a dosagem de kno3 a dobrar é 66g para 500ml água,logo como o meu aquário leva 200l tenho que por 5ml por cada 50l que dará os 20ml???

 

A. FERREIRA:

já tinha conhecimento desse procedimento nas TPAS fertilizo logo depois de repor a água certo???

 

Abraço e obrigado!!

 

certo e certo!

 

GM

Gustavo Martins

 

My nano Litopótamus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

So quero chamar a atenção relativa a um ponto. As temperaturas de solubilidade de uma determinada substância. Por exemplo do KNO3, que segundo um gráfico com a solubilidade da mesma indica que 36 grs de KNO3 é totalmente solúvel em 100 ml de água caso a temperatura esteja ligeiramente acima dos 20 graus. O que acontece quando a temperatura de armazenamento descer por exemplo para 14 graus? Vai haver precipitação do composto e a quantidade disolvida e adicionada no aquario vai ser menor.

Podem consultar um dos graficos de solubilidade através deste link: solubility-graph.gif?w=588

Ou pesquisar no google por "KNO3 Solubility"

Devido este facto uso a quantidade referente a uma temperatura aproximada a 12 graus ja que quando chegar o inverno a temperatura en casa pode baixar para perto desse valor dependendo da qualidade de construção e temperaturas exteriores.

Editado por AiresJusto

AquaGranum , NanoLab
"Estou a tentar juntar as nanopeças do conhecimento tentando a omnisciencia, sei que serei impotente"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva

 

Sim tens razão. A solubilidade varia com a temperatura. Mas no caso da receita que coloquei não é problemático pois os valores estão muito a baixo do limite de solubilidade.

 

Abraço

 

GM

Gustavo Martins

 

My nano Litopótamus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais