Aquário novo de 80L, toda a ajuda é bem-vinda!


sabakuno14

Recommended Posts

Boas a todos!

 

Este é o meu primeiro post no site, por isso nao sejam brutos =D

 

Há alguns anos atrás tive um aquário pequenino e a semana passada decidi "desenterrá-lo" e fui comprar uns peixinhos de água doce quente. Só que o aquário é tão pequeno e o material é tão antigo (filtro, aquecedor) que a coisa não estava a correr bem =S Ainda só passaram 2 dias desde que coloquei 5 peixes no aquário mas a água já está bastante turva.

 

Então decidi fazer as coisas com pés e cabeça e ontém adquiri um aquário novo para me dedicar duma maneira mais séria à aquariofilia.

 

Comprei então um Aqua Light de 80 litros da Ciano. Quando o comprei pensei que trazia o equipamento todo necessário, à excepçao dos ornamentos e quimicos claro. Mas quando o montei reparei que trazia filtro, aquecedor, luz e bomba de água, mas não incluia bomba de ar =s por isso ainda terei de voltar a loja para adquirir uma.

 

Como o meu conhecimento é muito reduzido pedi algumas informaçoes ao dono da loja, que me recomendou que comprasse tambem uns pequenos "cilindros cinzentos" para colocar no sistema de filtragem da Eheim Mech, bem como 2 liquidos:

- 1 Material Filtrante biologico liquido com bacterias depuradoras

- 1 Nutrafin Goldfish bowl conditioner

 

Isto é tudo muito bonito e eu comprei como ele recomendou, mas na pratica eu não sei para que servem estes "quimicos" =S

 

Para montar o aquario ontem limpei o areao, coloquei-o no aquario com agua, montei o sistema de filtragem e adicionei os "quimicos" na quantidade recomendada para os 80 L de água que tenho.

 

Um dia mais tarde pretendo tambem adicionar plantas verdadeiras ao aquario, mas como isso me parece bastante mais complicado ainda e visto que sou um "iniciante" por agora fico-me por decoraçoes artificiais =/

 

As minhas duvidas e que gostava que me ajudassem são:

- Para que servem, na pratica, os "quimicos" que adicionei;

- Porquê que a água ficou bastante turva quando a coloquei no aquario?

- Ficou-me a faltar algo?

- Quanto tempo tenho de aguardar até poder colocar peixes dentro do aquario?

- Que cuidados devo ter (mudanças de água parcial ou completa, mundaças de filtro, etc)?

 

Como podem ver sou bastante inexperiente nisto, mas gostava deixar de o ser =P

Por isso toda a ajuda que me poderem dar, bem como recomendações ou chamadas de atençao para aspectos importantes que me estejam a faltar são muito bem-vindas!

 

Desde já obrigado!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Antes de mais, bem vindo ao Hobby.

Pelo que percebi do que li do teu post, a tua pesquisa antes de começares o teu aquário foi pouca, ou perto de nula, e ainda não te deste ao trabalho de a fazer. Próxima vez, faz uma pequena pesquisa pelo forum, e vais ver como á um porradão de outros tópicos e artigos feitos exactamente para iniciados.

Tendo dito isto, vamos directos ás perguntas:

1- Os líquidos a que chamas "quimicos" são dois produtos para tratamento de água. O primeiro é um inoculo de bacterias, para começar o ciclo de azoto do teu aquário (basicamente para teres um sistema de filtragem biológico no teu aquário), e o segundo é um quimico para remover da água da torneira potenciais quimicos nocivos para a vida aquatica.

2-Provávelmente o aquário estava sujo de pó, ou o equipamento estava estragado, ou...

3-Já tens coisas a mais, e a bomba de ar não precisas, se montares bem o aquário.

4-aproximadamente 30 dias. Tens que por o aquário a funcionar como se já tivesse os peixes lá dentro. Até deves por comida todos os dias, para preparares as bactérias(que puseste com o liquido de á bocado) para a taxa de detritos que os peixes vão largar.

5-O plano de manutenção que tens do aquário depende de aquário para aquário... Bons sinais que tens que fazer manutenção do mesmo é se houver alterações dos parametros quimicos da água.

 

 

 

Cumprimentos,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Miguel Guerreiro e antes de mais obrigado pelas tuas respostas!

 

Acredita que pesquisar até pesquisei. Aliás não tenho feito outra coisa! O que acontece é que estou a obter respostas diferentes em cada sitio que procuro informaçao =/

 

Por exemplo: na loja não me falaram em 30 dias, mas sim 5 dias até poder introduzir peixes no novo aquario. Mas também ja li desde 2 semanas a 60 dias em diferentes sitios que procuro informação. Daí as minhas duvidas.

 

Outro aspecto que me leva a ter duvidas é o filtro do meu aquario não se assemelhar a maioria dos filtros que vejo a serem discutidos no forum. http://www.ciano.pt/...mid=111&lang=pt Não sei se é bom ou mau sinal, mas provavelmente é mau =/

É uma caixa preta colada na parede de tras do aquario, com varios compartimentos. primeiro tem o aquecedor, depois um filtro grande preto, depois o local onde pus o filtro que vinha incluido "API crystal 2" e os tais cilindros cerâmicos que comprei na loja e por fim uma bomba de agua submerivel. Pelo que vejo a agua que sai da bomba nao produz ar nem agita a superficie da agua (fica a apontar para baixo) pelo que achei necessario comprar a bomba de ar.

 

Aproveitava para deixar mais uma questão no ar: Quando se faz as mudanças parciais de água (10% de semana em semana pelo que entendi) é necessario adicionar os 2 produtos de tratamento da agua à agua "nova" ou nao é necessario?

 

 

Quanto mais pesquiso mais confuso fico =/

 

Agradeço todo o feedback que oferecerem,

Cumps

Editado por sabakuno14
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Se tiveres peixes resistentes, podes por-los 5 dias depois, mas é mais seguro se fizeres 30 dias. O que eu sempre ouvi foram 30 dias no minimo, e é a primeira vez que oiço menos tempo que um mês.

O teu filtro não tem nada de mal, até parece ser muito bom. É um genero de SUMP já integrado no aquário (é uma divisão feita dentro ou fora do aquario para ter todo o equipamento). Pelo que dizes, faz sentido arranjar uma bomba de ar pelos motivos que disseste.

Quanto ás mudanças de água, é como te disse anteriormente(vê se vale a pena ao fazeres testes á água do aquario), e usa apenas o segundo liquido na água que vais por no aquário. Eu nunca uso liquidos nenhuns para a água que vou por no aquário. Ponho a arejá la durante o dia, ou ponho a bomba de ar a borbulhar na nova água.

 

Cumprimentos,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá sabakuno.

 

Comprei também um aquário igual ao teu. E basicamente tenho as mesmas dúvidas que tu. Podias dizer-me que filtro de ar compras-te e já agora a referência desses cilindros que compraste.

 

Também sou de Albufeira. Compras-te as tuas coisas na loja do Algarveshopping, na Petlandia?

 

Obrigada.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas novamente,

 

Miguel Guerreiro obrigado novamente pelo feedback. Os peixes que tenho sao 2 guppys (macho e femea) 2 platys (macho e femea) e um "limpa-fundos". O que acontece é que acho que o aquario que eles estão actualmente é pequeno demais para eles e acho que lá eles não vão durar muito =/ por isso o que decidi fazer é po-los no novo ao fim de 5 dias, mas nao vou introduzir mais nenhum peixe até passar um mês.

 

Galeus:

Sim comprei na petlandia do algarveshopping =D O filtro de ar fui la ontem mas nao comprei ainda porque eles nao tinham valvulas disponiveis de momento (para impedir que a agua passe para dentro da bomba caso haja uma falha de luz ou assim). Mas como ainda nao tenho peixes no aquario nao ha problema. Passo la na sexta feira para comprar que é quando acabam os tais 5 dias.

Quanto aos cilindros sao da Eheim Mech, ref 2507051. é uma caixa amarela com 1l. fica ai a imagem http://www.fisch.hu/images/product/Titel_MECH_wm.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Podias ter usado água do aquário pequeno para acelerar o ciclo ou colocar o filtro do novo a funcionar uns dias no aquário em funcionamento para apanhar bactérias

 

(Digam os entendidos se estiver a dizer alguma barbaridade)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

o filtro novo está fixo ao aquario. nao o posso mudar de sitio.

 

Mas isso não te proibe de mudares a água de um aquário para outro.

O que acontece é que acho que o aquario que eles estão actualmente é pequeno demais para eles e acho que lá eles não vão durar muito =/ por isso o que decidi fazer é po-los no novo ao fim de 5 dias, mas nao vou introduzir mais nenhum peixe até passar um mês.

 

O filtro de ar fui la ontem mas nao comprei ainda porque eles nao tinham valvulas disponiveis de momento (para impedir que a agua passe para dentro da bomba caso haja uma falha de luz ou assim).

Guppys e Platys são extremamente resistentes a flutuações dos parametros da água. Já ouvi e vi casos em que os metem em lagos de jardim. O meu unico problema seria o limpa fundos sobreviver á brincadeira.

 

O que é esse filtro de ar que tanto falam? Cheira-me que vos vão enfiar o barrete! Devem tar secalhar a falar de bomba de ar.

Bomba de ar para um aquário desse tamanho acho ridiculo. Eu tenho um aquário com 60cms alturaX60cms larguraX30 cms profundidade, e não tem bomba de ar, e a agua que sai do filtro faz turbulência á superficie(como o teu caso). Mesmo assim, os peixes estão bem felizes, e os niveis de oxigénio são bons.

Quando era novato fiz o mesmo erro de comprar bomba de ar, mas mesmo assim, nunca comprei válvula de segurança. Onde vivo á muitas falhas de energia, e nunca tive problemas com refluxo de água para a bomba.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não é filtro de ar que quis dizer, mas sim bomba de ar como tu falas. A água que sai da bomba de água do filtro nao agita a água à superficie porque a saida de àgua está submersa. Há fluxo de água, sim, mas não cria bolhas de ar como vejo acontecer com outro tipo de filtros. Daí a minha preocupaçao em arranjar uma bomba de ar.

 

De qualquer modo não fica mt caro. Fica por volta de 15 euros a bomba de ar e a valvula de segurança nao passa de 1 euro. Por isso acho que jogo pelo seguro e compro uma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.