Ovos ou microorganismo maléfico?


Nana Lee

Recommended Posts

Boas a todos,

 

apos a reprodução das minhas ampulárias, coloquei-as numa maternidade de guppies (por motivos descritos noutro tópico) ao fazer a limpeza à maternidade toquei nisto e diga-se de passagem que é nojento!

 

p coincidencida reparei que uma das minhas physas insistia em vir para dentro da maternidade e fui a procura na net do aspecto de ovos de physa, e até são bastante parecidos.

 

pegunta: ovos de physas ou uma cena nojenta?

 

fotografia-7.jpg

Editado por Nana Lee

Cumpts

 

O meu Aqua

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Em caso de micro-organismo maléfico... chama um exorcista :lol:

 

"Cena nojenta"... parece-me mais uma "gosma". "Cena nojenta" não é bem assim, tem outro formato... Decididamente é uma gosma! LOOL

 

Agora a sério, são ovos, pela foto não consigo dar a certeza se são de physa, mas os caracóis envolvem os ovos numa espécie de gel.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Em caso de micro-organismo maléfico... chama um exorcista :lol:

 

"Cena nojenta"... parece-me mais uma "gosma". "Cena nojenta" não é bem assim, tem outro formato... Decididamente é uma gosma! LOOL

 

Agora a sério, são ovos, pela foto não consigo dar a certeza se são de physa, mas os caracóis envolvem os ovos numa espécie de gel.

 

tenta tocar-lhe desprevenido como eu estava e depois conversamos sobre o que é nojento ou nao xD

rezo para que seja de physa pq s for de helenas (que tambem tenho neste aqua) bye bye ampularias recem nascidas...

Cumpts

 

O meu Aqua

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não, de helenas não são de certeza. As Helenas são buzios e colocam os ovos espalhados pelas plantas, pedras, troncos e afins. Não é o mesmo modo de incubação. Mas tens helenas e outros caracois? Se queres fazer reprodução de caracois, não é boa ideia...

 

As gosmas não são nojentas, dentro de um pão sabem a BigMac LOOL

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não, de helenas não são de certeza. As Helenas são buzios e colocam os ovos espalhados pelas plantas, pedras, troncos e afins. Não é o mesmo modo de incubação. Mas tens helenas e outros caracois? Se queres fazer reprodução de caracois, não é boa ideia...

 

As gosmas não são nojentas, dentro de um pão sabem a BigMac LOOL

 

vieram 2 helenas em tempos juntamente com umas plantas e eu informei-me e decidi coloca-las no meu aqua pois tava com um boom de melanoides. a reproduçao de ampulárias está a correr bem (tirando nao saber o que vou fazer com elas quando tiverem tamanho suficiente para me impestarem o aqua)

 

relativamente aos teus hábitos alimentares e experiencias gastronomicas... lol

Editado por Nana Lee

Cumpts

 

O meu Aqua

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

vieram 2 helenas em tempos juntamente com umas plantas e eu informei-me e decidi coloca-las no meu aqua pois tava com um boom de melanoides. a reproduçao de ampulárias está a correr bem (tirando nao saber o que vou fazer com elas quando tiverem tamanho suficiente para me impestarem o aqua)

 

relativamente aos teus hábitos alimentares e experiencias gastronomicas... lol

 

O problema das helenas, é que começas com 2 ou 3. Depois de estas se reproduzirem, chegas a ter uma praga, tal como os caracois. Mesmo que o numero de helenas não seja praga, como os numeros que atingem as physas, ficas limitada em termos de escolha de caracois.

Para te dar um exemplo prático, eu tenho um comunitário com Helenas. Li que era bom e tal e coisa, foram lá parar. Agora se quiser neritinas, é para esquecer, senão vou andar a pagar alimento para helenas ao preço do ouro. É que as helenas quando acabam com os caracois, alimentam-se na mesma, passam a comer restos.

Se não queres ter excesso de ampulárias, tenta ver se resulta as 2 espécies, pode ser que as ampulárias consigam criar + do que as helenas conseguem comer.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

 

O problema das helenas, é que começas com 2 ou 3. Depois de estas se reproduzirem, chegas a ter uma praga, tal como os caracois. Mesmo que o numero de helenas não seja praga, como os numeros que atingem as physas, ficas limitada em termos de escolha de caracois.

Para te dar um exemplo prático, eu tenho um comunitário com Helenas. Li que era bom e tal e coisa, foram lá parar. Agora se quiser neritinas, é para esquecer, senão vou andar a pagar alimento para helenas ao preço do ouro. É que as helenas quando acabam com os caracois, alimentam-se na mesma, passam a comer restos.

Se não queres ter excesso de ampulárias, tenta ver se resulta as 2 espécies, pode ser que as ampulárias consigam criar + do que as helenas conseguem comer.

 

Nao tas a perceber.

 

Eu tenho 2 helenas

2 ampularias tamanho adulto

4 neritinas tamanho adulto juntos à quase 3 meses. Os numeros só cresceram.

 

As ampularias recem nascidas mantem-se numa maternidade de guppies ja p causadisso msm.

 

As minhas helenas e physas nao se reproduzem pois os kinguios comem tudo o q lhes caiba na boca.

 

A min so m preocupa o q vou fazer c as ampularias recem nascidas. Enquanto nao as despachar, tudo o q for ovos e caracois novos nao me apoquenta pois nao vao sobreviver tempo suficiente p ganharem tamanho sem serem comidos

Cumpts

 

O meu Aqua

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não estava a par dos kinguios :)

 

yup! daí quando vi todos os cachos de ampularias as ter posto numa maternidade a parte e mesmo asssim os meus kinguios sao "inteligentes" o suficiente para acharem que ao estarem sempre a morder a maternidade que talvez consigam desfazer plastico na boca e comer tudo o que la ta dentro.

 

inteligente foi a physa que achou que tambem conseguiria desovar num sitio mais seguro como dentro da maternidade.

Esperemos que as helenas nao sejam tao inteligentes quanto isso xD

 

quanto tempo demora a desova de physas?

Cumpts

 

O meu Aqua

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não sei quanto tempo é, mas é muito pouco. À velocidade com que surgem novas physas no meu aqua, tem de ser muito pouco.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...

Não sei quanto tempo é, mas é muito pouco. À velocidade com que surgem novas physas no meu aqua, tem de ser muito pouco.

 

bem, nao desovou, acho que as ampularias acharam piada à "ranhoca" e andaram a cirandar aquilo até que desapareceu. Wich means... extinguiram-se as physas do meu aqua.

 

entretanto arranjei duas planorbis grandes brancas e pretas as ricas, houve varias posturas nas plantas mas desapareciam passados dois dias, pelo que presumo que terá sido caviar para kinguios...

Cumpts

 

O meu Aqua

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Tal como eu desconfiei pela descrição, não é um planorbis :)

Mas não tem mal nenhum, não estraga nada e sempre tens mais diversidade.

São parecidos e as "regras" para não se tornarem praga são as mesmas. Com Kinguios dificilmente terás pragas :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É uma marisa...

Se tiveres plantas, tem cuidado com elas... ao contrários das ampulárias, essas comem plantas saudáveis e com o tamanho que atinjem costumam fazer estragos! :tongue:

 

Cumps.

Cumps.
José Prada aka Micro-Chip

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É uma marisa...

Se tiveres plantas, tem cuidado com elas... ao contrários das ampulárias, essas comem plantas saudáveis e com o tamanho que atinjem costumam fazer estragos! :tongue:

 

Cumps.

 

A Nana Lee tem Kinguios :) Plantas... :lol:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A Nana Lee tem Kinguios :) Plantas... :lol:

 

Toutinho, sinto-me ofendida! xD

 

:huh: tu já viste o meu aqua?? mais plantas impossivel... Fora de brincadeiras estes canalhas de caracois fizeram muuuuitos estragos em plantas...agora que os recoloquei num aqua de invertrebrados o aqua dos kinguios está a ficar verde outra vez.

 

as minhas vacas ruminantes sao bem comportadas, tá?? :blink:

 

Pois...

mas fica o aviso, de qualquer maneira! biggrin.png' alt=':biggn:'>

 

Cumps.

 

 

 

 

obrigada pelo aviso :sleep: eu já tinha reparado...

 

Agora qual dos meninos me ajuda? eu decedi replantar uma das plantas no aqua dos caracois por la ter os ovos das marisas... bom, mau?

Cumpts

 

O meu Aqua

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu decedi replantar uma das plantas no aqua dos caracois por la ter os ovos das marisas... bom, mau?

 

Tudo depende...

 

Eu tenho um cubo da vodafone com uma praga descomunal de caracois... Tenho lá quase de tudo: ampulárias, planorbis, melanoides, uma marisa, uma helena... e umas plantas!

 

Cheguei à conclusão que a malta se dá toda bem... haja comida e nem os caracois ligam às plantas, nem a helena liga aos outros caracois.

 

Mas suponho que se as plantas tiverem uns rebentos tenrinhos, podem não se safar.

 

Nada como experimentar e ir vendo como corre.

 

Cumps.

Cumps.
José Prada aka Micro-Chip

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tudo depende...

 

Eu tenho um cubo da vodafone com uma praga descomunal de caracois... Tenho lá quase de tudo: ampulárias, planorbis, melanoides, uma marisa, uma helena... e umas plantas!

 

Cheguei à conclusão que a malta se dá toda bem... haja comida e nem os caracois ligam às plantas, nem a helena liga aos outros caracois.

 

Mas suponho que se as plantas tiverem uns rebentos tenrinhos, podem não se safar.

 

Nada como experimentar e ir vendo como corre.

 

Cumps.

 

o toutinho tem razao numa coisa: com kinguios é dificil, ponto.

 

quando estavam todos no mesmo aqua, devido a ter tambem 1 pequeno ancistro eu dava granulado para fundo (e bastante) o que era o suficiente para entreter os kinguios a "pastar" até à exaustão... tinha iiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiimensas melanoides e physas (porque queria e nao porque eram praga) e as 2 helenas deram conta de tudo mesmo com comida a mais (que agora só se mostra uma e está enorme) as ampularias tambem se entretinham e mantem-se sempre a procriar...

 

agora tenho um aqua pequeno cheio de pequenas ampularias e com as 2 marizas com uma planta pq la tem os ovos destas. vamos ver

Cumpts

 

O meu Aqua

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Eu não quis ofender ninguém :)

O que quis dizer é que estar preocupada com uns caracolitos, quando se tem Kinguios... Cuidado e atenção já tens com fartura :)

 

Quanto a comerem plantas, ou seja o que for, os animais procuram SEMPRE a fonte de alimentação mais fácil e abundante. Se houver pastilhas de fundo (por exemplo) será isso que comerão e não ligam às plantas.

 

Isso acontece muito com os comedores de algas, que a malta depois reclama que não comem algas nenhumas, Comem... se tiverem fome :)

 

As senssifloras costumam ser famosas por os bichos não as comerem. Devem ser amargas, não faço ideia.

 

PS: Sim, já vi o teu aquário :) Está bem engraçado e espero que continues assim.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Eu não quis ofender ninguém :)

O que quis dizer é que estar preocupada com uns caracolitos, quando se tem Kinguios... Cuidado e atenção já tens com fartura :)

 

Quanto a comerem plantas, ou seja o que for, os animais procuram SEMPRE a fonte de alimentação mais fácil e abundante. Se houver pastilhas de fundo (por exemplo) será isso que comerão e não ligam às plantas.

 

Isso acontece muito com os comedores de algas, que a malta depois reclama que não comem algas nenhumas, Comem... se tiverem fome :)

 

As senssifloras costumam ser famosas por os bichos não as comerem. Devem ser amargas, não faço ideia.

 

PS: Sim, já vi o teu aquário :) Está bem engraçado e espero que continues assim.

 

 

:) obrigada!

 

Pastilhas de fundo parece interessante... Marca?

Cumpts

 

O meu Aqua

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu compro da Hikari, algae qualquer coisa. Mais logo dou-te o nome certo.

 

Mas para comedores de algas, pastilhas de spirulina, basicamente.

 

Mas se os queres a comer algas, não lhes dês a papinha toda :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais