Escassez de potássio


Gremlyn

Recommended Posts

Boas

 

Estou, muito provavelmente, com falta de potássio no aquário há uns meses e mesmo com TPA's frequentes não consigo colmatar essa falha. Digo isto porque as plantas que tenho estão com os sintomas que li neste fórum e noutros sites e estou com as algas no vidro e rochas que também indicam o mesmo.

 

Já sei o que todos me vão dizer (e com razão): "E os testes?" Pois é, a nossa amiga troika não me dá muita margem para isso, portanto queria tentar durante um mês ou dois fertilizar com potássio. Se não resultar logo vejo.

 

A minha questão é se é possível comprar na farmácia e se sim, peço exactamente o quê?

Ou tenho que comprar aqueles frasquinhos em lojas de aquariofilia?

 

 

Já agora, o meu setup:

300l

20 peixinhos Malawi

Vallisnerias gigantae e nana (estas ainda se aguentam bem)

Anubia nana (as folhas ficam moles e viram comida para os peixes herbívoros)

Microsorum pteropus (as folhas ficam moles e viram comida para os peixes herbívoros)

 

Agradeço desde já a ajuda!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Algas verdes no vidro e nas rochas...provavelmente o que tu tens é falta de fosfato.

 

Que luz tens?

 

Como é um low-tech virado para Malawi, eu aconselho-te a poupar o dinheiro dos testes e comprares antes um fertilizante completo (o TPN+ da Tropica é o ideal) que colocas de acordo com as instruções uma vez por semana. As plantas agradecem-te e resolves o problema de carências de todos os nutrientes de uma vez só.

 

De resto, nada como uma boa escova de dentes para ires dominando as algas que te vão aparecendo no vidro e rochas.

 

 

Abraço

 

GM

Editado por gmmartins

Gustavo Martins

 

My nano Litopótamus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pela resposta.

 

Tenho 3 T5 com 28w: uma daylight (6000K penso), outra 8000K e ainda uma azul (18000K). Estão agora a fazer um ano (poderá também ser uma das razões de ter algas e plantas mais fracas).

 

Como ponho apenas fosfato na água? Ou recomendam mesmo uma fertilização completa?

 

Agora só lá vou mesmo com o raio de uma escova de aço... raio das algas agarram-se mesmo bem ao vidro :(

Ainda por cima como é Malawi o pleco passa mais tempo escondido com medo do que a limpar... lol

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tenho 3 T5 com 28w: uma daylight (6000K penso), outra 8000K e ainda uma azul (18000K). Estão agora a fazer um ano (poderá também ser uma das razões de ter algas e plantas mais fracas).

 

Parece-me bem embora se calhar 2 fossem suficientes para o que tens. Esquece lá isso das lâmpadas ficarem velhas. O último estudo que vi, apenas perdem cerca de 5-10% da luz. É portanto conversa de vendedor... E nunca é por luz a menos que aparecem algas - pelo contrário...

 

 

Como ponho apenas fosfato na água? Ou recomendam mesmo uma fertilização completa?

 

Podes comprar produto de marca (e.g. seachem phosphorus) ou fazer DIY (KH2PO4 + H20 destilada). No entanto, e uma vez que as plantas precisam de muito mais do que fosfatos, eu optaria por um fertilizante completo como o que te indiquei.

 

 

Agora só lá vou mesmo com o raio de uma escova de aço... raio das algas agarram-se mesmo bem ao vidro :(

Ainda por cima como é Malawi o pleco passa mais tempo escondido com medo do que a limpar... lol

 

LOL. Sei o que é... mas olha que às vezes nas pedras até fica engraçado. Dá um ar de idade ao aquário...

 

Se tiveres paciência lê isto:

http://www.barrreport.com/showthread.php/433-Non-CO2-methods

 

Abraço

 

GM

Gustavo Martins

 

My nano Litopótamus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais