Quais os valores ideais?


sabinonet

Recommended Posts

viva

 

eu montei um aquario plantado à cerca de 1 mes e agora estou a ter alguns problemas com as algas e gostaria de saber a vossa opinião sobre o que devo fazer

 

antes de mais nada fica aqui o setup do aquario

 

 

aquario 120 x 50 x 50

substracto fertil - Ada

substracto principal - Ada new amazonia

luz - 4 x 54W T5

co2 - pressurizado 2Kg

filtragem - 2 filtros de 1000 l/h

UV - 15W

aquecedor externo de 300W

 

dos testes que tenho o resultado foi:

 

PH - 6

PO4 - 1

AMONIA - 0

NITRITOS - 0

NITRATOS - aqui tenho um problema, num kit dá 50 num outro dá perto do 0, qual o resultado certo? penso que seja o de 50 é que fui ver as ultimas analizes da água no meu concelho e eles têm 36 por isso 50 deve ser o valor correcto

 

as algas que tenho são: filamentosa; Green-spot e Algas pretas ou cabelos pretos

 

eu fertilizo com Fase 1 e 2 da Elos e Potassio da Seachem

 

o meu problema é que se os Nitratos estão a 50 ao adicionar o Fase 2 vou aumentar ainda mais os Nitratos

 

já comprei uma equipa de limpeza (Otos, Caridinas, ancistros e Saes)

 

 

Quais os valores que devo tentar alcançar, em particular nos fosfatos que é o que vai interagir directamente com os Nitratos

 

abraço

luis sabino

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

UV... desliga isso. Assim, metade dos micro nutrientes que estás a adicionar podem estar a ir pelo cano abaixo.

 

Todas essas algas de que te queixas, regra geral, aparecem devido a carências de PO4. Quando, e como é que estás a fazer os testes à água do teu aquário?

 

Outra coisa... não percebo porque é que tens 2 filtros com caudais dessa ordem. Um é mais do que suficiente.

 

Já agora, é normal teres tantos nitratos na água... até que tivesses a água da canalização com 0 ppm de NO3. Os substratos da ADA, têm bastante amónia, o que faz com que no final do ciclo do azoto tenhas bastantes nitratos.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

as algas que tenho são: filamentosa; Green-spot e Algas pretas ou cabelos pretos

 

 

 

Os nutrientes (à excepção da amónia) são o último culpado das algas. À excepção das green spot que são, como o Luís disse, indicadoras da falta de fosfatos, todas as outras nada têm a ver com nutrientes.

 

Mas têm tudo a ver com um desequilíbrio entre a quantidade de luz e CO2.

 

Tens duas soluções:

1. Reduz a luz - não precisas dessa luz toda muito menos numa fase inicial

2. Aumenta o CO2 o máximo que puderes (de acordo com a fauna) e mantém-no constante

 

Fora isto tens que:

1. Fertilizar com macros e micros

2. Fazer TPA ~50% todas as semanas

3. Limpar filtros 1x por mês

4. Manter o aqua limpo.

 

GM

Gustavo Martins

 

My nano Litopótamus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

UV... desliga isso. Assim, metade dos micro nutrientes que estás a adicionar podem estar a ir pelo cano abaixo.

 

Todas essas algas de que te queixas, regra geral, aparecem devido a carências de PO4. Quando, e como é que estás a fazer os testes à água do teu aquário?

 

Outra coisa... não percebo porque é que tens 2 filtros com caudais dessa ordem. Um é mais do que suficiente.

 

Já agora, é normal teres tantos nitratos na água... até que tivesses a água da canalização com 0 ppm de NO3. Os substratos da ADA, têm bastante amónia, o que faz com que no final do ciclo do azoto tenhas bastantes nitratos.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

 

 

Viva Luis Fortunato

 

antes de mais nada obrigado pela ajuda

 

em relação ao UV desconhecia que afectava os micro nutrientes, vou seguir o teu concelho e apenas ligo uma vez por semana

 

os testes fiz antes de fazer a TPA, dizes que os fosfatos estão baixos, no teste deu-me 1 qual seria o valor ideal?

 

em relação a ter 2 filtros é que estou a usar 1 como filtro biologico e o outro mecanico, o que referes do substracto da ADA eu já sabia mas como o teste de amonia dá-me 0 o ciclo já deve ter acabado

 

abraço

Os nutrientes (à excepção da amónia) são o último culpado das algas. À excepção das green spot que são, como o Luís disse, indicadoras da falta de fosfatos, todas as outras nada têm a ver com nutrientes.

 

Mas têm tudo a ver com um desequilíbrio entre a quantidade de luz e CO2.

 

Tens duas soluções:

1. Reduz a luz - não precisas dessa luz toda muito menos numa fase inicial

2. Aumenta o CO2 o máximo que puderes (de acordo com a fauna) e mantém-no constante

 

Fora isto tens que:

1. Fertilizar com macros e micros

2. Fazer TPA ~50% todas as semanas

3. Limpar filtros 1x por mês

4. Manter o aqua limpo.

 

GM

 

Viva Gmmartins

 

muito obrigado pela ajuda

 

já segui o teu concelho, reduzi a luz e aumentei o co2, dizes que deve ser constante, como é uma garrafa pressurizada com a valvula solenoide como queres que seja mais constante?

 

em relação a fertilizar com macros e micros é o que faço com o Fase 1 e 2 da Elos, posso é ainda não ter acertado nas dosagens

as TPA faço de 5 em 5 dias, nas minhas folgas, tenho feito é cerca de 30%, talvez seja pouco?

a limpeza dos filtros ainda não fiz, mas a montagem faz agora apenas 1 mes, mais 1 semana e faço a limpeza

 

 

abraço

luis sabino

Editado por sabinonet
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva Luís,

 

Parece-me tudo bem. Tenta remover manualmente o máximo das algas que conseguires antes de fazeres uma TPA e depois é dar tempo ao tempo para o aqua estabilizar. Se daqui a 3-4 semanas não estiver melhor então volta-se a repensar o que fazer.

 

Com CO2 pressurizado é constante desde que não andes sempre a afinar... É que as variações nos níveis de CO2 também causam algas uma vez que as plantas não têm tempo para se adaptar às condições.

 

Por isso é que devemos sempre esperar 3-4 semanas para ver os resultados de qualquer alteração que façamos. Nada tem consequências imediatas numa aquário.

 

Abraço e vai postando o desenvolvimento

 

GM

Gustavo Martins

 

My nano Litopótamus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais