Desova: que faço??


Nana Lee

Recommended Posts

Hoje de manhã reparei que tenho um cacho de ovos colados na tampa do meu aqua

presumo que seja das 2 ampulárias que tenho p causa do aspecto dos ovos apesar de nunca as ter visto a "acasalar"

 

Problemas:

nunca experienciei nada do género :s

 

tenho kinguios no meu aqua, juntamente com helenas e alguns outros caracois, e do que conheço dos meus peixes, tudo o que caiba na boca e seja mole é papa, para além de que nao sei se as 3 helenas que tenho lhes acharam muita piada.

 

tenho muitas dúvidas:

quanto tempo demora a eclosão?

devo arranjar maneira de por os ovos noutro aqua ou fazer algum "berçário" no meu?

que cuidados normais terei de ter?

que faço? :S

 

***

Cumpts

 

O meu Aqua

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

presumo que seja das 2 ampulárias que tenho p causa do aspecto dos ovos apesar de nunca as ter visto a "acasalar"

 

 

O cacho é sem dúvida de ampulária.

 

 

quanto tempo demora a eclosão?

 

 

Dependendo da temperatura... entre 1 a 4 semanas.

 

devo arranjar maneira de por os ovos noutro aqua ou fazer algum "berçário" no meu?

 

 

Quando nascerem, os pequenos caem directamente na água... se os teus peixes já foram buscar os palitos e só estão à espera da caracolada, então é melhor passar para outro aquário! :tongue:

Cuidado que os ovos de ampulária têm de ficar fora de água, mas num sitio onde tenham bastante humidade. Há que coloque num pedaço de esferovite a flutuar no aquário.

 

 

que cuidados normais terei de ter?

 

Nada de mais... apenas garantir que os ovos estão sempre húmidos e fora de água.

 

que faço? :S

 

Prepara-te para ter centenas dessas criaturas a rastejar no aquário!!! :rolleyes:

 

Cumps.

Cumps.
José Prada aka Micro-Chip

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O cacho é sem dúvida de ampulária.

 

 

 

 

 

Dependendo da temperatura... entre 1 a 4 semanas.

 

 

 

 

Quando nascerem, os pequenos caem directamente na água... se os teus peixes já foram buscar os palitos e só estão à espera da caracolada, então é melhor passar para outro aquário! :tongue:

Cuidado que os ovos de ampulária têm de ficar fora de água, mas num sitio onde tenham bastante humidade. Há que coloque num pedaço de esferovite a flutuar no aquário.

 

 

 

 

Nada de mais... apenas garantir que os ovos estão sempre húmidos e fora de água.

 

 

 

Prepara-te para ter centenas dessas criaturas a rastejar no aquário!!! :rolleyes:

 

Cumps.

 

posso por noutro aqua, mas quanto mexer nestes ovos eles já nao voltam a "colar" né?? xD

oh shit... vou ter q arranjar um aqua pequeno, filtrado né? xD eu só tinha globos :rolleyes:

e cuidados de comida?

Cumpts

 

O meu Aqua

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

posso por noutro aqua, mas quanto mexer nestes ovos eles já nao voltam a "colar" né?? xD

 

Então... um tubinho de cola e isso resolve-se!!! Eh, eh, eh! :rolleyes:

Agora a sério, é por isso que se costuma pôr em cima dum bocadinho de esferovite a flutuar no aquário.

 

oh shit... vou ter q arranjar um aqua pequeno, filtrado né? xD eu só tinha globos :rolleyes:

 

Filtrado e de preferência aquecido e tapado, para que a condensação mantenha os ovos húmidos.

 

e cuidados de comida?

 

Quando nascerem podes-lhe dar vegetais: courgete ou alface ligeiramente cozida resultam bem. Com as minhas nunca tive grandes cuidados... safavam-se a comer algas, restos de comida e as pastilhas de fundo dos ancistrus.

 

Cumps.

Cumps.
José Prada aka Micro-Chip

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Irao precisar de suplementos de cálcio?

 

É desta que vou convencer o meu marido a fazer mais um aqua 444

Ele smp desejou ter um monsterfish aqua e agora vou arranjar um aqua mais pequeno que o meu para ter bichos pequenos! Ele vai matar-me.

 

Obgada pela ajuda :)

Cumpts

 

O meu Aqua

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Então... um tubinho de cola e isso resolve-se!!! Eh, eh, eh! :rolleyes:

Agora a sério, é por isso que se costuma pôr em cima dum bocadinho de esferovite a flutuar no aquário.

 

 

 

Filtrado e de preferência aquecido e tapado, para que a condensação mantenha os ovos húmidos.

 

 

 

Quando nascerem podes-lhe dar vegetais: courgete ou alface ligeiramente cozida resultam bem. Com as minhas nunca tive grandes cuidados... safavam-se a comer algas, restos de comida e as pastilhas de fundo dos ancistrus.

 

Cumps.

 

tirei o cacho e pu-lo numa maternidade vendida nas lojas sob um pedaço de esferovite. improvisei esta situação por nao poder €€ arranjar uma aqua antes do final do mês, mas o cacho apareceu com uma parte mt escurecida e parece que alguns ovos estao abertos e sem nada la dentro, duvido que tenha nascido algo, pois já teria notado, mas será que não vai mesmo nascer nada? será que a lampada que tenho o queimou?

 

nao consegui uma foto melhor:

fotografia-5.jpg

Cumpts

 

O meu Aqua

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Hummmm... parece-me haver pouca humidade nos ovos... Não convém estar mesmo debaixo da lâmpada, pois o calor pode ser demasiado intenso. Nem sempre é fácil acertar num sitio com as condições certas.

 

Se por acaso nasceu alguma, elas costumam esconder-se durantes os primeiros dias... passados alguns dias ou quando as luzes apagarem devem começar a sair! Se bem que numa maternidade não devem ter muito por onde se esconder! :tongue:

 

Se desta vez não nascer nada, também não te preocupes muito... agora que começaram vão pôr mais de certeza!

 

Cumps

Cumps.
José Prada aka Micro-Chip

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva pela foto parece que ainda nao estão para nascer. Eu costumo arrancar o cacho e coloca-lo pousado em cima da tampa do filtro interno que fica dentro do aquario mas fora de água. Também já eclodiram ao ar livre sem grande humidade. Eu vejo que estão para nascer quando o cacho fica esbranquiçado e seco, fica quebradiço e esse da foto ainda esta muito rosado. Eu costumo abrir o cacho com jeitinho, sempre dentro de àgua para nao magoar nenhuma. Quando começo a desfazer o cacho caem as dezenas para o fundo. No meu caso sao duas semanas e meia a três.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Hummmm... parece-me haver pouca humidade nos ovos... Não convém estar mesmo debaixo da lâmpada, pois o calor pode ser demasiado intenso. Nem sempre é fácil acertar num sitio com as condições certas.

 

Se por acaso nasceu alguma, elas costumam esconder-se durantes os primeiros dias... passados alguns dias ou quando as luzes apagarem devem começar a sair! Se bem que numa maternidade não devem ter muito por onde se esconder! :tongue:

 

Se desta vez não nascer nada, também não te preocupes muito... agora que começaram vão pôr mais de certeza!

 

Cumps

 

Viva pela foto parece que ainda nao estão para nascer. Eu costumo arrancar o cacho e coloca-lo pousado em cima da tampa do filtro interno que fica dentro do aquario mas fora de água. Também já eclodiram ao ar livre sem grande humidade. Eu vejo que estão para nascer quando o cacho fica esbranquiçado e seco, fica quebradiço e esse da foto ainda esta muito rosado. Eu costumo abrir o cacho com jeitinho, sempre dentro de àgua para nao magoar nenhuma. Quando começo a desfazer o cacho caem as dezenas para o fundo. No meu caso sao duas semanas e meia a três.

 

Ailô :)

 

 

tenho peixes de agua fria, e é lá que estão as ampulárias a 27º

a que temperatura se deve ter o aqua para ampulárias?

 

a lâmpada está no meio da tampa a todo o comprimento desta... não há mt por onde por a maternidade.

A maternidade é temporaria, vou fazer uma "maternidade" de 50lt :P que depois reutilizarei para peixes de agua quente

 

Hoje na limpeza profunda do aqua encontrei mais um cacho escondido numa ranhura atrás da lâmpada e nenhum sinal de mini ampulárias

 

eu acho que a postura de ovos se deve à ampularia maior que tenho (ultima a ser posta no aqua) tenha vindo já carregada.

como se destingue o sexo?

 

Quão pequeninas nascem?

 

algum cuidado extra?

Cumpts

 

O meu Aqua

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não tive cuidados extra.. Elas nascem mais pequenas que os planorbis, sao bolinhas pequeninas.. quanto ao sexo a diferença é junto à cabeca dentro da casca mas sempre que tento ver elas encolhem-se (ha imagens no google) Eu distingo pq as apanho no lovemaking (a fêmea é a que fica colada ao vidro e o macho fica de lado preso à fêmea) ou quando apanho a fêmea a por ovos à noite.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não tive cuidados extra.. Elas nascem mais pequenas que os planorbis, sao bolinhas pequeninas.. quanto ao sexo a diferença é junto à cabeca dentro da casca mas sempre que tento ver elas encolhem-se (ha imagens no google) Eu distingo pq as apanho no lovemaking (a fêmea é a que fica colada ao vidro e o macho fica de lado preso à fêmea) ou quando apanho a fêmea a por ovos à noite.

 

eu fiquei mt pasmada com a postura pois nao vi nada disso, nem acasalamento, nem postura.

 

encontrei na net e qd tiver vagar tentarei fazer o mesmo

http://sexingapplesnails.blogspot.pt/

Cumpts

 

O meu Aqua

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Elas estando felizes não param de procriar :) As posturas que vi foram a meio da noite e de manha bem cedinho. Durante o dia nunca assisti. A fêmea se calhar já tinha cruzado antes de ir para o novo Aqua. É o bastante para ir fazendo posturas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

tenho peixes de agua fria, e é lá que estão as ampulárias a 27º

a que temperatura se deve ter o aqua para ampulárias?

 

27º é água fria?! Imagino se fosse quente!!! :tongue:

A temperatura para as ampulárias anda entre os 25º e os 30º.

 

Cumps.

Cumps.
José Prada aka Micro-Chip

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

 

27º é água fria?! Imagino se fosse quente!!! :tongue:

A temperatura para as ampulárias anda entre os 25º e os 30º.

 

Cumps.

 

Como sao peixes que aguentam os 30° mantenho a agua à temperatura ambiente, mas serão mudadas no inverno.

 

Que posso fazer para que os ovos se mantenham humidos?

Cumpts

 

O meu Aqua

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Elas estando felizes não param de procriar :) As posturas que vi foram a meio da noite e de manha bem cedinho. Durante o dia nunca assisti. A fêmea se calhar já tinha cruzado antes de ir para o novo Aqua. É o bastante para ir fazendo posturas.

 

São as duas fémeas. É provavel, se nascerem manterei um macho :P

Cumpts

 

O meu Aqua

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

trago novidades:

 

não é um cacho de ovos, mas 3. o 1º cacho com 1 semana de postura, o 2º com meia semana e o 3º encontrei-o ontem.

 

continuo a achar que tenho 2 meninas portanto das 3, 1: ou nao sei ver bem o sexo das caracoletas, ou já veio assim ou já nao percebo nada disto.

 

venho deixar fotos do estado em que estão.

 

IMG_1048.jpg

Cumpts

 

O meu Aqua

Link to comment
Partilhar nas redes sociais